quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

O ITA é o melhor curso de Engenharia Mecânica

O êxito de uma instituição depende da existência de um conjunto de ideais básicos que a identifiquem, da livre adesão e consciente manutenção desses ideais e da presteza com que seus profissionais corrijam e adaptem objetivos táticos e operativos, ante às imposições de um mundo continuamente em evolução.

É nesses termos, possivelmente, que se explique a duradoura credibilidade do ITA como instituição.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi criado pelo Decreto no 27.695, de 16 de janeiro de 1950 e definido pela Lei no 2.165 de 05 de janeiro de 1954 como órgão de ensino superior do Ministério da Aeronáutica – hoje, Comando da Aeronáutica – , tendo por finalidade formar profissionais de alto nível de concepção, realizar pesquisas e realizar atividades de extensão universitária, no campo da tecnologia avançada, prioritariamente de interesse aeroespacial.

Sediado em São José dos Campos (SP), o ITA faz parte do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), que é uma instituição científica de ensino, pesquisa e fomento do Ministério da Aeronáutica – hoje, Comando da Aeronáutica – , ao qual está vinculado administrativamente.

Atualmente, o ITA é responsável pela formação de engenheiros de alto nível nas especialidades de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica e Engenharia de Computação.

Desde suas origens, o ITA mantém características peculiares, destacando-se, dentre outras: estrutura em Departamentos; permanente contato aluno-professor; professores em regime de dedicação exclusiva; turmas reduzidas de alunos; sistema de aconselhamento; organização semestral de cursos e ensino de matérias não técnicas.

O Curso de Graduação tem a duração de 5 anos, dos quais os 2 primeiros constituem o Curso Fundamental – comum a todos os alunos, e os 3 últimos, o Curso Profissional – específico a cada especialidade de Engenharia.

O ITA é, portanto, um dos elementos importantes para o desen-volvimento do Complexo Científico-Tecnológico Aeroespacial.

Por Lei, o ITA é a instituição responsável pela formação de engenheiros destinados ao Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (QOEng), assim como pela formação da Reserva Técnica da Aeronáutica, complementando as necessidades de recursos humanos para o Setor Aeroespacial.

Graduação

Curso Fundamental
O Curso Fundamental corresponde aos dois primeiros anos do Curso de Engenharia, que é composto de 05 anos.

O objetivo do Curso Fundamental é estender e aprofundar a base científica, teórica e experimental do aluno que ingressa no Curso de Engenharia, capacitando-o a completar com sucesso, no Ciclo Profissional, um curso de Engenharia de alto nível.

Curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Forma engenheiros qualificados para atuarem nas áreas de sistemas térmicos, dinâmica dos fluidos, projeto de máquinas, instrumentação e controle, ciência dos materiais, processos de fabricação, materiais conjugados e organização e administração industrial.

Desde o início de seu funcionamento, o ITA incumbiu Departamentos – e não cátedras – das atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e administração acadêmica.

Filia-se a um mesmo Departamento disciplinas afins que, dessa forma, podem ser eliminadas, transformadas ou acrescidas com grande facilidade, assegurando-se flexibilidade aos currículos que são anualmente revistos e eventualmente modificados, tendo em vista as exigências do mercado de trabalho.

Cada um dispõe de seu próprio Corpo Docente, assessorado pelo Corpo Administrativo e, quando caiba, por um Corpo Técnico.

Distribuem-se os professores por uma carreira que abrange as classes de Professores Assistentes, Adjuntos e Titulares, fazendo-se a passagem de uma para outra com base em títulos acadêmicos e realizações de caráter científico, técnico e pedagógico, exceção feita para os Professores Titulares que prestam concurso público.

Grande Contato Professor-Aluno
O contato Professor-Aluno em classe (aulas de teoria, laboratórios, de projetos e oficinas) é de 30 horas semanais em média, dosando-se a matéria ministrada de sorte que os alunos devam dedicar cerca de 20 a 30 horas de estudo semanal em seus apartamentos (preparo de trabalhos, séries de exercícios, relatórios e estudo para as avaliações em classe).

Vivendo alunos e professores no mesmo Campus, amiúdam-se as oportunidades de contato (nos escritórios dos professores, em suas residências, nos apartamentos dos alunos, em viagens de estudos, em atividades sociais, culturais e desportivas).

Assim, cria-se um ambiente propício ao funcionamento de um sistema de disciplina consciente, visando o desenvolvimento do espírito de responsabilidade e camaradagem entre colegas. Afinal, professores e alunos são colegas de trabalho.

Além das funções docentes, cabe ao professor a função de conselheiro de um grupo de alunos, incumbindo lhe assisti-los na solução dos problemas acadêmicos, extracurriculares ou pessoais, que os aconselhados lhe confiem.

Ensino Básico, Intensivo e de Caráter Experimental
No ITA dá-se ênfase ao ensino de disciplinas fundamentais. Durante os dois primeiros anos, os alunos dedicam-se ao estudo de Matemática, Física, Química, Português, Inglês, etc.

Dá-se importância também a trabalhos práticos de laboratório que, em alguns semestres, chega a corresponder a até 40 % do trabalho acadêmico do estudante.

No último ano, os alunos devem apresentar um “Trabalho de Graduação” (TG), que demonstra a capacidade do aluno em resolver problemas de engenharia.

Ensino de Matérias Não-Técnicas
O ITA mantém um Departamento de Humanidades, encarregado de completar a formação técnica dos estudantes através de cursos como Inglês, Português, Direito.

Organização Semestral dos Cursos
O ano letivo estende-se por dois períodos , compreendendo cada um dezesseis semanas efetivas de aulas e uma semana de exames finais.

Cada período de aula é dividido em dois semi-períodos de oito semanas, separados por uma semana de descanso. Os períodos letivos iniciam geralmente na primeira segunda-feira útil dos meses de março e agosto.

Tendo concluído com aproveitamento os dois anos do Curso Fundamental, o aluno ingressa no Curso Profissional pelo qual optou ao se matricular no ITA. Após os três anos do referido Curso, o estudante é declarado engenheiro.

O ITA é hoje uma escola de renome nacional, que se orgulha de ter ex-alunos em posições de destaque.

Toda essa história de sucesso deveu-se a idealistas no passado e a muito esforço e competência de profissionais que fizeram dessa escola suas próprias vidas.

Cabe a nós, futuros ex-iteanos, darmos nossa contribuição para que o sonho de Casimiro Montenegro Filho tenha um futuro digno de seu passado.

Mecânica Online

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn