sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

Honda Civic comemora 30 anos no mercado mundial

Em sua sétima geração, modelo superou, em três décadas, a marca histórica de 14,5 milhões de unidades comercializadas, em mais de 100 países

- Publicidade -

O Honda Civic completou este ano três décadas no mercado, uma marca histórica e um motivo de grande comemoração para a Honda em todo o mundo.

Do início da produção do modelo, em julho de 1972, na fábrica de Suzuka, no Japão, foram sete gerações e diversas configurações – do hatchback ao conversível, passando pela perua com tração integral – até superar recentemente os 14,5 milhões de unidades comercializadas, em mais de 100 países.

Ao longo do tempo, o Honda Civic foi recebendo diversas inovações técnicas. Alguns exemplos são os motores CVCC (Compound Vortex Controlled Combustion) (1973) e VTEC (Variable Valve Timing and Valve Lift Electronic Control) (1989) e a capota retrátil elétrica (1992).

Recentemente, algumas versões foram desenvolvidas com baixíssimos níveis de emissão de poluentes, como os movidos a gás natural (Civic GX, 1997) ou que utilizam motores a combustão e elétrico, como no caso do Civic Híbrido.

- Publicidade -

Honda Civic geração a geração
Em 30 anos, cada geração do Civic esteve à frente do seu tempo em tecnologia, o que fez dele o automóvel de maior sucesso da Honda em todo o mundo.

Primeira geração – O primeiro Civic foi lançado no início da década de 70 sob o conceito “automóvel para todos os consumidores”.

Apresentava o revolucionário motor anti-poluição CVCC, montado transversalmente, e transmissão automática. O modelo popularizou a marca em todo o mundo no segmento de automóveis.

Segunda geração – Apresentou a possibilidade de três versões de carroceria (hatchback 3p, hatchback 5p e sedã 4p), incorporando a segunda geração dos motores CVCC.

O Civic conquista novos mercados, introduzindo um conceito diferenciado junto aos consumidores mais exigentes.

- Publicidade -

Terceira geração – Estabeleceu novos conceitos na distribuição do espaço interno em um automóvel, assegurando maior conforto aos passageiros.

É a aplicação da filosofia Honda, até hoje adotada no desenvolvimento de seus produtos: “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”.

Quarta geração – O Civic é o primeiro veículo Honda a oferecer o revolucionário motor com tecnologia VTEC, com bloco de alumínio e 16 válvulas.

O modelo também recebe a exclusiva suspensão double wishbone, independente nas quatro rodas, desenvolvida nas pistas de competição.

Quinta geração – O Civic é sucesso em todo o mundo e suas vendas acumuladas ultrapassam a casa dos 10 milhões de unidades.

Torna-se bem acessível, conquistando importantes mercados como os Estados Unidos, onde passa a ocupar o ranking dos automóveis mais vendidos.

Sexta geração – O Civic conquista diversos mercados e torna-se o sedã mais vendido em sua categoria nos Estados Unidos.

A partir de 1997, a Honda decide produzir o modelo no Brasil, em sua fábrica na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo. O Civic começa a mudar o conceito de automóvel também em nosso País.

Sétima e atual geração – O novo Honda Civic ganhou um design moderno e inovador. A frente incorporou um novo conjunto óptico e a traseira, novas lanternas, que destacam a modernidade do modelo. O capô, com linhas inclinadas, deixa a aerodinâmica do veículo mais eficiente. O teto, levemente arqueado, delineia uma ampla área envidraçada, que proporciona visibilidade excelente.

O assoalho plano passa a ser um dos seus grandes diferenciais, proporcionando conforto aos passageiros do banco traseiro. Com esta versão, o Civic conquista a liderança no segmento dos sedãs médios, oferecendo a melhor relação custo-benefício da categoria.

Outro destaque dessa geração é o Civic Type-R. Uma atraente grade frontal em forma de favo de mel, spoilers traseiro e frontal, faixas laterais de borracha e um motor 2.0 litros de 200 cv de potência o diferenciam do restante da linha. O modelo chega aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

O Civic Híbrido é mais uma versão desse campeão de vendas. O motor híbrido, movido a gasolina e a eletricidade, foi desenvolvido segundo a tecnologia do futuro, que proporciona excelente performance, baixo consumo e emissão de poluentes, sendo um dos veículos mais econômicos do mundo. O consumo urbano gira em torno de 19,5 km/l e o rodoviário, chega aos 21,7 km/l.

Tendo a alta performance como principal atributo, o hatchback Civic Si é equipado com o moderno motor i-VTEC DOHC 2.0, que produz 160 cv.

O sistema de variação da abertura de válvulas eletronicamente controlada proporciona ao modelo um melhor desempenho e aproveitamento do combustível, além de baixos níveis de emissão de poluentes.

Exemplo de sofisticação, o Civic Coupé tem design exterior atraente e marcante e interior amplo, que favorece o conforto. Traz o motor VTEC 1.7 litro de 125 cv e airbags frontais e laterais, proporcionando mais segurança aos ocupantes.

Derivada do Honda Civic, a minivan Stream inova em funcionalidade, com as três fileiras de bancos, que acomodam sete pessoas. O sistema possibilita diversas opções de configurações, conforme a necessidade de espaço interno.

Rodam no Brasil aproximadamente 100 mil unidades do Honda Civic, entre importados e nacionais, provando que as qualidades e diferenciais do modelo atendem às necessidades do exigente público brasileiro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais