domingo, 5 maio , 2024
28 C
Recife

Aventura em quatro rodas

Conheça melhor o funcionamento dos veículos 4×4 para potencializar o desempenho do carro

- Publicidade -

Sensação de liberdade, contato com a natureza e adrenalina. Esses são alguns dos motivos que levam os apaixonados por aventura a adquirir um veículo 4×4.

Mas antes de encarar uma trilha, é bom saber o que é e como funciona um veículo fora de estrada, ou, se preferir, off-road.

Quem dá as dicas é Estenio Tibério Pereira da Costa, diretor da Govesa Mahindra, maior fabricante indiano de utilitários leves e esportivos, com montadora recém-lançada no Brasil.

Ele explica que os veículos 4×4 são aqueles com tração nas quatro rodas. Alguns têm tração integral e não podem ser alterados. Outros possuem alavanca ou comutador eletrônico de troca.

- Publicidade -

“Nesta configuração, o condutor já interage com o veículo selecionando a tração que melhor se adapta à sua condição de uso, podendo ser ela 4×2 configuração inicial do veículo, 4×4 ou 4×4 reduzida, tração utilizada para lamaçais ou pisos com o mínimo de aderência”, diz.

Ao contrário dos carros convencionais, a tração nas quatro rodas dos utilitários empurra o veículo para frente ou para trás.

Além disso, ela distribui a potência do motor nas quatros rodas evitando derrapadas. A suspensão possui maior resistência, elasticidade e força, sem contar a altura, que permite que o veículo passe em desníveis bem maiores. Já os pneus são feitos para agarrar mais e o ideal é usar um adequado para cada tipo de terreno.

Uma outra característica importante e que faz muita diferença: os veículos 4×4 possuem uma marcha reduzida usada nas subidas mais íngremes e obstáculos acentuados, pois com o motor rodando em rotações mais altas, ele faz menos força e fica mais forte e robusto.

Porém, recomenda-se que ela seja usada na lama, areia e outros terrenos acidentados. Ao contrário, a força desnecessária pode danificar o sistema de tração do veículo.

- Publicidade -

É preciso saber utilizar os recursos que o carro oferece – E, como se não bastasse tanta novidade, os 4×4 possuem dois câmbios. Além de engatar as marchas, o motorista poderá escolher a tração.

Este último vai variar de acordo com o veículo. Nas picapes Mahindra, por exemplo, este sistema é optativo, ou seja, o condutor poderá escolher se quer manter a tração em duas rodas quando não estiver fazendo trilhas. Já o utilitário esportivo Mahindra Scorpio SUV possui sistema integral e só poderá ser 4×4.

De acordo com Estênio, um veículo 4×4 tem muitas vantagens.

“É um tipo de automóvel que encanta pessoas de todos os perfis, levando em consideração a versatilidade que o off-road proporciona. Hoje no mercado automobilístico, possuímos diversos seguimentos que envolvem e desenvolvem produtos para os amantes do 4×4. Temos desde os produtos para aqueles que buscam adrenalina em trilhas radicais nos fins-de-semana até aqueles que buscam conforto, sofisticação e versatilidade. Também temos os veículos utilizados por trabalhadores do campo como engenheiros e agrônomos. Mas todos eles têm em comum o gosto pela liberdade que o 4×4 proporciona”, afirma.

Quando for sair para fazer uma trilha, leve sempre:

  • Um ou dois litros de óleo de motor;
  • Um rolo de fita adesiva, tipo silver tape;
  • Arame;
  • Pedaço de mangueira;
  • Cabo de aço (veja qual o ideal para rebocar o seu veículo);
  • Uma garrafa vazia de refrigerante 1 ou 2 litros ( você pode precisar ir buscar combustível em outro lugar);
  • Lanterna;
  • Sempre avise alguém onde você pretende ir e quando pretende voltar;
  • Respeite a natureza e as pessoas;
  • Seja responsável e divirta-se.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais