domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Manutenção dos pneus: saiba como andar na linha

A manutenção dos pneus dos carros pode evitar acidentes e transtornos para os motoristas

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

Reportagem | Mecânica Online® & Proativa Comunicação

Com as chuvas que ocorrem anualmente em Brasília nesta época do ano, as vias são prejudicadas e os carros sofrem danos por causa dos buracos e alagamentos que acontecem em alguns locais da capital e das cidades do Entorno.

Os cuidados com o carro, que incluem calibragem dos pneus, alinhamento e balanceamento, podem evitar aborrecimentos ao condutor, e mantê-lo em segurança.

- Publicidade -

“É de extrema importância que seja feita regularmente a manutenção dos pneus, ainda mais nesta época, quando ocorrem muitas chuvas e aumentam as possibilidades de aquaplanagem e de instabilidade dos carros”, disse o chefe de oficina, consultor do Sindicato dos Concessionários e distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF), Kenni Eduardo, Segundo ele, os maiores responsáveis pela segurança do carro são o pneu e a atenção do condutor.

O consultor explica ainda que, não somente a manutenção, mas a troca dos pneus e a atenção dos motoristas são de suma importância.

“É necessário que o condutor acompanhe a manutenção dos carros. Não somente dos pneus, mas também do balanceamento e do alinhamento, que estão diretamente ligados à estabilidade do carro”, explica.

A manutenção dos pneus deve ser feita periodicamente. O consultor do SINCODIV/DF sugere que seja realizada semanalmente.

Já a troca deve acontecer quando as marcas nos pneus, conhecidas como TWI (Tread Wear Indicator), que tem um ressalto de 1,6 mm de profundidade entre os sulcos, desaparece ou fica muito fraca.

- Publicidade -

“Quanto mais o pneu é gasto, mais diminui sua eficiência. Quando o TWT é atingido, isso significa que o pneu perdeu sua eficácia, e que o condutor está em risco”, afirma Kenni Eduardo.

Manutenção – A calibragem dos pneus deve ser feita sempre pelos valores apresentados pelo fabricante.

Essas informações, geralmente, estão nos manuais dos carros ou em inscrições ao lado da porta do motorista.

A calibragem também deve ser feita, preferencialmente, pela manhã, quando os pneus estão frios. Também é importante lembrar de manter o pneu de step calibrado.

O cuidado de onde calibrar os pneus também é importante. As máquinas de calibragem devem ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), Normalização e Qualidade Industrial, e serem mantidas pelos postos de gasolina ou oficinas.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Seu Veículo

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança