quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

Saiba como escolher um seguro automotivo e não entrar numa fria

Veja as dicas de como avaliar as apólices de seguros

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

Reportagem | Mecânica Online® & Allianz Seguro

Não há dúvidas da manutenção do aquecimento no mercado automotivo no ano de 2011.

E nessa mesma proporção também não existem políticas que venham fornecer maior segurança para o proprietário de veículo, além de riscos de acidentes que possam acontecer.

- Publicidade -

Assim, a melhor alternativa e ter em mente uma virtual sensação de segurança é garantir que o seu veículo possa está coberto contra essas eventuais situações que possam acontecer.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o setor cresceu 9,20% (veículos emplacados) nos primeiros cinco meses de 2011, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Como o segmento de seguro de automóvel é impulsionado pela venda de veículos zero, a expectativa é que esse mercado amplie a oferta de seguros em 6% neste ano (dados da Fenseg).

Quanto mais carros nas ruas, mais pessoas se preocupam em contratar uma apólice.

“Pesquisar bastante é essencial, mas também existem medidas simples que podem aliviar o bolso na hora de contratar o seguro de automóvel”, explica Pedro Pimenta, superintendente de Automóvel da Allianz Seguros.

- Publicidade -

Confira abaixo algumas dicas que a Allianz Seguros preparou sobre como proceder antes de fechar ou renovar seu seguro auto:

• Verifique se a corretora e seguradora possuem autorização de funcionamento junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão fiscalizador das operações de seguro, previdência complementar aberta e capitalização.

• Na hora de contratar um seguro Auto, entre em contato com o seu corretor. Um bom profissional deve analisar seu perfil de risco e ajudá-lo a encontrar o produto mais adequado.

• O valor do seguro é resultado de um cálculo que leva em conta os serviços de cobertura contratados (colisão, incêndio, roubo, responsabilidade civil e serviços adicionais), o perfil de risco do segurado (baseado em informações pessoais e dados do veículo) e as estatísticas de sinistro da seguradora.

Quanto maior o risco, maior o valor do prêmio – importância paga pelo segurado na contratação da apólice.

Imagine que, em um descuido qualquer ao volante, o segurado colide em um carro caríssimo. Um processo pode prejudicar a vida de quem não conseguir cobrir o dano. Portanto, é importante avaliar com cautela as importâncias seguradas que serão contratados para danos materiais, corporais e morais a terceiros.

• Quem comprou um carro zero conta com a possibilidade de ser reembolsado, em caso de sinistro, pelo valor de um automóvel novo, até seis meses após a saída da concessionária. É importante observar se sua seguradora oferece essa cobertura.

• Antes de comparar os valores do seguro, o consumidor deve analisar se as coberturas oferecidas atendem as suas necessidades, se os valores de indenização são compatíveis com os eventuais prejuízos que possam ocorrer e se há uma garantia de prazo de indenização.

• É importante observar que quanto maior a participação do segurado na franquia, menos pagará pelo seguro. Portanto, veja se o seu orçamento comporta o valor da franquia escolhida em caso de eventual acidente com o seu veículo.

• Os dados do consumidor devem ser informados corretamente, para que este tenha direito à indenização, em caso de sinistro.

O seguro leva em conta, por exemplo, idade do motorista, estado civil, sexo, se o carro é guardado em garagem ou estacionamento e a região em que circula a maior parte do tempo.

• É necessário avaliar também se a seguradora oferece benefícios extras que podem ajudar em caso de sinistros, como carro reserva e o limite de quilometragem oferecido pelo guincho.

• O bônus de seguro é pessoal e intransferível. Trata-se de uma bonificação ao bom condutor, por ter seguro por um ano e não tê-lo utilizado.

Você pode mudar de corretor e de seguradora e manter o benefício. O bônus é concedido a partir do 1º ano de renovação do seguro, com determinado percentual de desconto sobre o prêmio pago à seguradora. Essa dedução é cumulativa, até chegar ao 5º ano consecutivo sem sinistro.

É preciso ter muita atenção e ler tudo direitinho para no final você escapar de entrar numa fria. Já basta o inconveniente que vai fazer você usar o seguro.

Fique esperto na hora de escolher a seguradora e demais coberturas do seguro do seu automóvel.
Mecânica Online®

Treinamentos Online Mecânica Online®

Mais notícias em nossa área sobre Seu Veículo

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais