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Pequeno, charmoso, completo, o Fiat 500

ABS, ESS, ESP, Hill holder, BAS, 2 air bags, freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, trio elétrico, a R$ 39.990. Completíssimo.

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Fosse o Faustão a assinar a Coluna, o leitor pensaria tratar-se do chinês JAC J3, atual referencia de conteúdo e preço no mercado nacional. Mas não é. É o mexicano Fiat 500.

Adequado às agruras nacionais, suspensão reforçada, maior altura livre, bom pacote de conforto e segurança e, fundamentalmente, preço cortado por isento de imposto alfandegário, e reduzido por mudar o foco no mercado: deixa de ser carro de griffe, e passa a opção ecológica-elegante.

Outra visão, outro propósito. Quatro versões, do completo Cult 1.4, 8 válvulas – motor nacional mandado ao México – ao Lounge, 1.4, 16 válvulas, cabeçote Multiair, 125 cv, transmissão automática de 6M, tem para todas as visões no mercado, muito especialmente para as cidades de trânsito denso. A versão Cult, básica, por R$ 3mil pode ter o automatizador Dualogic.

Mixando necessidades, confortos, segurança, preço sintonizado – é mais barato, equipado e com charme novo sobre toda a turma concorrente, de Citroën C3 a Chevrolet Agile – a pretensão da Fiat, vender 1.000 veículos ao mês, parece irrealmente contida.

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Com rede de 506 concessionários, parece inimaginável, cada comerciante venda apenas duas unidades mensais da novidade.

Na prática o 500 ajudará a fazer escada de preços, uma grade de proteção à marca. Entre Mille, Uno, Palio – atual e o novo, próximo mês – Punto e as versões do 500, terá tipo, versão e preço a cada R$ 2 mil.

Com lançamento transmitido pelo Facebook, ida às redes sociais, confortos como o Clube L´Único, oferecendo facilidades e serviços, e mais sistema avaliador da maneira de conduzir via computador ou telefone, abre a era do charme.

E mostrará, apesar do conteúdo e preço, diferencia-se do J3 ao ter o premiado ator Dustin Hoffman a exibir que não precisa ser grande para ser completo.

Quanto
VersãoR$
Cult 1.4 8V39.990
+ Dualogic42.990
Sport Air 1.4, 16V48.800
+ Automática 6M52.800
Lounge Air Auto 1.4 16V54.800
Prima Edizione                         50.450 + + série inicial, contida em 500 unidades

Pebble Beach, a crise americana desviou daqui – O mar na baía de Monterey, na California, é manso e verde acinzentado. As praias, de pouca profundidade, são uma fímbria de pouca areia, muitas pedras, base das montanhas pontuadas por ciprestes e por pinheiros da região. Um bordado recortado, embora num pequeno pedaço haja uma praia de cascalho, um gramado portentoso, e um hotel em elegante branco.

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O nome diz, é Pebble Beach. O hotel, The Lodge. Mas o que os trazem a este espaço é que ali, há 61 anos, iniciou-se o mais competente, elegante e completo encontro de veículos no mundo, o Pebble Beach Concours d´Elegance. A competência negocial norte americana transformou-o em negócio portentoso.

Reúne tematicamente os 200 melhores exemplares do mundo, é organizado, tem catálogo, dentre os juízes designers de montadoras e estas, em dezena, patrocinam o evento e aproveitam o poderoso público que paga US$ 200 para entrar, para fazer lançamentos.

Neste ano, Land Rover Evoke, Infitinity, Lexus GS, o conceito Cadillac Ciel, dentre a dezena de estandes.

Neste ano o Best of The Show, indicado pelo show man Jay Leno, também expressivo colecionador, foi o francês Voisin A 25 Aerodyne, de Peter Mullin.

Desdobramento do programa, leilões invejáveis, com classificação de veículos por preço, idade, interesse. Destes, um dos mais importantes é o da Gooding & Company, onde houve novo recorde num protótipo Ferrari Testa Rossa, carro de corridas.

Muito assunto, pouco espaço, renderá matéria própria.

Roda-a-Roda – Pico – A Audi anuncia seu esportivo R8GT: motor V 10, 600 cv a 8.000 rpm; câmbio com dupla embreagem, 6M; zero a 100 km/h em 3,6s, 320 km/h. Construção esmerada, partes em alumínio, fibra de carbono, discos de freio em cerâmica, couro Alcantara, e som Bang & Olufsen.

Dúvida – No Brasil apenas 3, de cabalísticas 333 produzidas. É para o sub compartimento da fração nicho. Preço? R$ 1.000.000. Questão pertinente: é caro ou voltamos a perder a noção do preço dos bens e serviços?

UP !– A Volkswagen alemã terá ao Salão de Frankfurt o pequeno UP!, entrada da marca. Motor 1.0, três cilindros, consumo baixo, a menos de 10 mil euros, diz para cidade e estrada. Por pensar, limitado pelos 60 a 75 cv, auto estrada de velocidade livre, não é bom ambiente.

Down – Mau negócio para o Brasil. O UP! toma o lugar do Fox, secando as exportações brasileiras.

Susto – O sopro de medo vindo da economia mundial causa mal estar no Brasil. Medida prática, montadoras vendem menos aos revendedores, e a cadeia tem estoque superior a um mês de vendas. Automóvel no Brasil é ícone e termômetro da economia.

Medida – Consequencia natural nas matrizes estrangeiras: se as vendas caem, criam condições favoráveis para despejar o excedente no exterior, em especial no Brasil onde o mercado é crescente, e enormes as margens de lucro. Por isto, há sempre conversa transversal no governo federal para restringir importações.

Xing-Ling – A nona chinesa chega ao Brasil. Agora é a Brilliance, pela CNAuto, representante Haifei – vendido como Towner – e Jinbei, aqui Topic. Sua rede terá as três marcas. Produto inicial, sedã FRV, motor 1.5, 104 cv, câmbio 5M mecânico, entre R$ 43 mil e R$ 55 mil.

Mais outra ? – Ratan Tata, dono do grupo indiano com seu nome, incluindo fábrica de automóveis, esteve no Brasil e visitou autopecistas. Tata integra o conselho diretivo da Fiat, reunido em intenso trabalho de 21 a 25 de julho, na fábrica de Betim, MG. Depois, agenda de visitas facilitada pela aconselhada local.

Definição – Pessoal da Fiat garante não retomar conversas de produção brasileira com a Tata, como há três anos, para produzir picape grande, inviabilizadas por diferenças conceituais. Tata parece interessado em ônibus e caminhões.

Fôlego – A linha Ford Ranger 2012 dá a última respirada antes da troca por modelia nova em 2012. Novo cinza novara, detalhes de aparência e segurança, e o maior leque de opções entre cabines, motores, tração.

Sacada – Para manter liderança, e vendo o mercado de picapes muito lazer e pouco trabalho, a Fiat opcionalizou o automatizador de câmbio Dualogic na versão cabine dupla. Depois fluirá à estendida. É para quem não gosta de mudar marchas. O Adventure CD Dualogic sai a R$ 55.350.

Moto – Traxx, fábrica chinesa montando em Manaus evoluiu o modelo Fly, considerado dos bons negócios em motos, para 135 cm3. Novidades, 13,1 cv de potencia, opção de pneus on e offRoad, freios a disco nas duas rodas, suspensão traseira monoamortecida, garantia de 2 anos.

Costumes – Acompanhantes dos concessionários Fiat ao lançamento do 500 em Miami, aumentaram a renda local. Câmbio favorável, preços atrativamente reais e acompanhantes entesourados geraram malas e malas e malas e malas e malas …. de fundamentais desnecessidades.

Projeto – Pela 10ª vez a Mitsubishi venceu o Rallye dos Sertões, entre Goiânia e Fortaleza. Foi com Lancer Racing, dirigido por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, na primeira prova do automóvel no Brasil.

Ecologia – Uma redução epicíclica, como em cambio automático de automóveis, no cubo da roda ligado independente do aro de tração, multiplica a energia aplicada pelos braços. Idéia genial copia o sistema de marchas de bicicletas e poupa os ombros de cadeirante. Em breve à venda:www.intelli-wheels.com.

Gente – Itamar Franco, ex-presidente, homenagem póstuma.OOOO O Museu do Senado, por ele alavancado, terá seu nome. OOOO Quando presidente foi quem viabilizou o agora ameaçado Museu Nacional do Automóvel, em Brasília. OOOO

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