terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Maresia acelera desgaste da suspensão

O litoral é um dos destinos mais procurados para as férias de final do ano. Muitos sabem da importância da revisão e manutenção preventiva antes de pegar a estrada, mas pouco se fala sobre os cuidados com o veículo após uma temporada na praia. Para mudar este cenário, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, oferece dicas pré e pós-viagem, que conservam a aparência e os componentes metálicos do automóvel.

- Publicidade -

“A maresia acelera o processo de oxidação. A lataria e as peças de metal do veículo, incluindo o conjunto da suspensão e amortecedores, não são imunes à essa ação corrosiva”, afirma Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.

Para minimizar e eliminar seus efeitos, o especialista recomenda polir o automóvel antes de colocá-lo na estrada, pois a cera atua como película contra a corrosão. No entanto, ele ressalta que o mais importante é a lavagem pós-viagem, preferencialmente no mesmo dia do retorno.

- Publicidade -

Segundo Caretta, a melhor forma de limpar as peças é utilizar shampoo automotivo ou água e sabão. “Não é necessário recorrer a serviços especializados, desde que seja possível realizar a limpeza externa por baixo do assoalho. É preciso estar atento, pois alguns estabelecimentos utilizam materiais alcalinos ou derivados de petróleo, que podem acelerar a corrosão.”

Outra situação bastante comum é a entrada de areia em peças articuláveis, como haste e retentor, se estas estiverem com a coifa de proteção danificada ou rasgada. Sujeira, terra, pó e outros agentes similares provocam danos irreversíveis, reduzindo a vida útil dos componentes.

Manutenção preventiva – Para garantir uma viagem tranquila e evitar contratempos, a Monroe também alerta para a importância da verificação dos principais itens de segurança veicular, antes de pegar a estrada.

- Publicidade -

A fabricante recomenda a revisão dos amortecedores a cada 10 mil quilômetros, quando o proprietário perceber qualquer problema na suspensão ou conforme especificações da montadora.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança