quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Assalto à mão armada é mais comum do que furto de veículos estacionados

Grupo Tracker mapeou ainda as 10 cidades com maior incidência de roubo e furto no Brasil: sete estão localizadas no Estado de São Paulo – Um levantamento do Grupo Tracker – maior empresa de rastreamento e localização de veículos do país – realizado na base de dados da empresa que registrou 3.896 ocorrências em 2014, revelou que 68,84% foram casos de roubo, ou seja, quando há violência ou ameaça, normalmente feita com arma de fogo, e os outros 31,16% casos de furto. Todos os segmentos foram analisados: carros, motos e caminhões.

- Publicidade -

“Os veículos saem de fábrica hoje com muitos recursos de segurança, para dificultar a ação dos bandidos, que, por sua vez, acabam abordando diretamente os motoristas, evitando estes dispositivos que são acionados quando o carro está estacionado”, afirma o vice-presidente do Grupo Tracker, Ronaldo Megda.

Segundo o diretor Nacional de Operações da empresa, Carlos Alberto Betancur Ruiz, o índice de recuperações nos casos de roubo é 15,44% maior do que em casos de furto. “Muitas vezes o proprietário só percebe que seu carro foi levado horas depois de tê-lo estacionado em um local. Esse tempo perdido é precioso já que, atualmente, equipes especializadas em desmanche de carros, podem fazer o desmonte completo de um automóvel em apenas uma hora. Quando recebemos a ligação da vítima em até uma hora após o evento, nossos índices de recuperação passam de 90%”, acrescenta Betancur.

- Publicidade -

O mesmo estudo revelou que São Paulo é a cidade com maior incidência de roubo e furto do país, seguida por Rio de Janeiro e Santo André. (lista completa abaixo).

O Grupo Tracker utiliza a tecnologia de radiofrequência, imune ao inibidor de sinais (jammer) muito usado pelos criminosos. “O sinal do rastreador não é interrompido pelo jammer e conseguimos fazer a localização com precisão”, conclui Betancur.

Em 14 anos de atividade, o Grupo Tracker já recuperou mais de 32 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 2,9 bilhões. A empresa também oferece produtos baseados no GPS/GPRS indicados para monitoramento e gestão de frotas. Todos certificados pela ANATEL, ANAC e CESVI.

Cidades – TOP 10 Eventos %
São Paulo (SP) 1807 46,38
Rio de Janeiro (RJ) 196 5,03
Santo André (SP) 160 4,11
Porto Alegre (RS) 152 3,90
São Bernardo do Campo (SP) 137 3,52
Curitiba (PR) 115 2,95
Guarulhos (SP) 105 2,70
Diadema (SP) 68 1,75
Osasco (SP) 67 1,72
Goiânia (GO) 66 1,69

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança