sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Novos Honda HR-V, Fit e City estão entre os veículos mais seguros da América Latina

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe) anunciou hoje o resultado dos testes de segurança de três modelos Honda recentemente lançados no mercado brasileiro: os novos Honda Fit, City e HR-V. As notas conquistadas colocam os três veículos entre os automóveis mais seguros da América Latina.

O destaque ficou para o Honda HR-V, que conquistou a classificação máxima no teste, com cinco estrelas em relação à proteção dos ocupantes adultos e também para proteção de crianças, no banco traseiro. Fit e City conquistaram também cinco estrelas para proteção de adultos, e quatro para crianças.

Para Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America, a segurança dos automóveis é uma prioridade para a fabricante. “Os resultados obtidos com as avaliações da Latin NCAP refletem nossa preocupação com a segurança e a qualidade de nossos veículos, atributos sempre presentes em nossos produtos, como um DNA.”

Produzido na fábrica da Honda em Sumaré, interior de São Paulo, o HR-V traz tecnologia de ponta em relação à segurança, a começar pela estrutura da carroceria com o conceito ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvido exclusivamente pela marca.

Essa estrutura foi projetada para distribuir de maneira uniforme a energia de um impacto, reduzindo a força transferida para a cabine e protegendo os ocupantes. Além disso, a estrutura dispersa de maneira mais uniforme a força transferida para outros veículos envolvidos na colisão.

Reforços no subchassi e em vários pontos da carroceria resultaram em maior resistência para preservar a integridade do habitáculo em caso de acidente.

O HR-V ainda conta, de série, com VSA (Vehicle Stability Assist – controle de tração e estabilidade), encostos de cabeça que atenuam o impacto nos bancos dianteiros, pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH, e airbags frontais para motorista e passageiro – a versão top de linha é equipada também com airbags laterais na dianteira.

De acordo com o Latin NCAP, no teste de impacto frontal, as cabeças do motorista e do passageiro do banco dianteiro foram bem protegidas pelos airbags frontais. Ambos os cintos de segurança, equipados com pré-tensionadores e limitadores de carga, oferecem a proteção adequada para o tórax dos ocupantes.

Na região dos joelhos, a estrutura do veículo não apresenta pontos críticos e a carroceria foi considerada estável, capaz de suportar carga adicional. O modelo também atende os requisitos do teste de impacto lateral.

No banco traseiro, a fixação para assentos do tipo ISOFIX para crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade foi capaz de prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção para os dois dummies infantis durante os testes realizados.

Honda Fit e City

O monovolume Fit e o sedã City, fabricados no Brasil, também receberam uma alta avaliação do Latin NCAP: cinco estrelas no teste de segurança em relação à proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de crianças, no assento traseiro.

Os modelos trazem a carroceria com tecnologia ACE, mesma utilizada no HR-V, e várias melhorias agregadas às gerações atuais – o Fit foi apresentado no primeiro semestre de 2014 e o City no segundo semestre, ambos como linha 2015.

Os dois veículos da Honda receberam novos reforços na carroceria, como na parte interna das portas, para maior resistência.

Além de contar com estruturas curvas nas extremidades do tanque de combustível para absorção da energia de impactos laterais, tanto o Fit quanto o City passou a ter um reforço estrutural sobre o compartimento, que auxilia na dissipação da energia em colisões.

O resultado dos testes do Latin NCAP demonstra o foco da Honda em buscar constantemente a evolução de seus veículos, com recursos que permitam aumentar, cada vez mais, a segurança de clientes e usuários dos carros da marca.

Segundo a análise do órgão, o Fit e o City apresentam carroceiras estáveis, capazes de suportar carga adicional, e atendem as exigências do teste de impacto lateral.

Os airbags dianteiros protegem bem o motorista e passageiro, assim como os cintos de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de carga.

O sistema de fixação para cadeirinhas infantis no banco traseiro conseguiu, assim como o HR-V, prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção aos dois dummies que representam uma criança de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade.
Pontuação do Latin NCAP:

HR-V

Proteção para adultos: 16,70 em um máximo do 17,00

Proteção para crianças: 43,30 em um máximo de 49,00

Fit

Proteção para adultos: 16,26 em um máximo do 17,00

Proteção para crianças: 39,48 em um máximo de 49,00

City

Proteção para adultos: 16,07 em um máximo do 17,00

Proteção para crianças: 41,81 em um máximo de 49,00

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn