sexta-feira, 12 abril , 2024
28 C
Recife

Programa de logística reversa da Abrafiltros já reciclou mais de 4 milhões de filtros de óleo lubrificante usados

O Descarte Consciente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – programa de logística reversa pós-consumo de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, já reciclou 1.845.049,70 kg de filtros de 2012 a 2015, o equivalente a 4.730.897 unidades recicladas (média 0,39 kg).

- Publicidade -

Só no ano passado, foram reciclados 735.627,09 kg de filtros, o equivalente a 1.886.224 filtros reciclados (média 0,39 kg/filtro).

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Desde 2012, foram reciclados 1.845.049,70 kg de filtros de óleo lubrificantes usados, o que representa 4.730.897 unidades. Em 2016, mais de 898.400 kg devem ser reciclados, equivalente a 2.303.595 filtros.[/box]

- Publicidade -

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor automobilístico, a Abrafiltros está comprometida com a logística reversa de filtros de óleo lubrificante usados em prol do meio ambiente. Mesmo com o elevado custo envolvido por não haver retorno direto para a cadeia de filtros, empresas do setor, com o suporte do Grupo Supply Service operando em logística, estão cumprindo com as metas do programa”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

Mas, segundo Moura, é fundamental que mais empresas, sejam fabricantes, importadores ou montadoras, cumpram a legislação ambiental e façam sua adesão ao programa, não só para diminuição de custos, mas também porque é de grande relevância para o meio ambiente.

“A responsabilidade é compartilhada por todos os integrantes da cadeia logística, mas isto ainda é uma realidade distante para o setor”, ressalta.

- Publicidade -

Hoje, 16 empresas participam do programa: Affinia Automotiva Ltda./Filtros Wix; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Iniciado em 2012 em São Paulo, o projeto conduzido pela Abrafiltros está avançando gradativamente e se estendeu para os estados do Paraná e mais recentemente Espírito Santo.

Para 2016, a previsão é de que mais de 898.400 kg seja reciclados, o que representa 2.303.595 filtros. “Com este resultado, vamos alcançar 22% de aumento no volume de filtros reciclados em relação a 2015”, finaliza.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança