quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Land Rover testa túnel de vento para o America’s Cup

Dois velejadores britânicos na America’s Cup estão provando as condições de vela num túnel de vento simulado na Associação de Pesquisa da Indústria Automotiva do Reino Unido.

- Publicidade -

Os três dias de exaustivos testes e análise aerodinâmica são parte do comprometimento da Land Rover em aplicar sua experiência em engenharia avançada, inovação tecnológica e design, em apoio à sua ambição de formar a equipe campeã do America’s Cup Final, nas Bermudas em 2017.

Os atletas da Land Rover BAR, Leigh McMillan e Matt Cornwell, simulam manobras de vela e posições que reduzam os efeitos aerodinâmicos nas provas do campeonato, aumentando, consequentemente, a velocidade do barco.

Os últimos testes em túnel de vento alcançaram até 60 milhas por hora, quando os efeitos “esfumaçados” da água permitem aos engenheiros analisar os movimentos do vento em volta do corpo dos velejadores e do barco, simulando, portanto, condições reais.

Além das pesquisas da Land Rover em desenvolvimento de comportamento aerodinâmico do barco, a marca agora realiza os testes de túnel de vento na tripulação para melhorar força e coesão da equipe.

- Publicidade -

Matt Cornwell, atleta do time Land Rover BAR, disse: “Como profissionais do esporte, estamos sempre buscando maneiras de ganhar tempo, não importa se são milésimos de segundos, que vão nos ajudar a fazer a diferença entre ganhar e perder uma prova.

Com mais 50 milhas por hora na água, precisamos nos assegurar que entendemos o impacto do nosso corpo e movimentos na eficiência da embarcação”.

Para o velejador, “poder testar posições e movimentos nesse ambiente nos torna mais eficientes no esporte. Várias modalidades funcionam desta maneira, então testar com equipes altamente experientes como as da Land Rover tem um valor inestimável”.

Tony Harper, diretor de pesquisa da Jaguar Land Rover, comentou: “Esses testes são fundamentais para desenvolver aerodinâmica dos nossos carros, portanto trabalhar com essa equipe de atletas é de uma importância histórica. A equipe usa nossa experiência em design aerodinâmico e os velejadores são a únca fonte de energia disponível para controlar as velas: quanto mais eficientes forem, ‘aerodinamicamente’ falando, mais rápido será o barco. Juntos, vela e velejadores podem gerar100 hp – o suficiente para propulsionar duas toneladas de embarcação e seis homens por 50 milhas por hora”.

A equipe Land Rover BAR vai à etapa de Nova York da Louis Vuitton America’s Cup World Series de 6 a 8 de Maio.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente