quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Abrafiltros completa 10 anos de atividades em prol do setor

Criada em 2006, com o objetivo não só de promover a integração entre os fabricantes de filtros automotivos, Industriais, filtros destinados em aplicações em estações de tratamento de água e efluentes e fornecedores, mas também realizar ações em prol do desenvolvimento e em defesa do setor, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, completou em 26 de junho, 10 anos de atividades.

- Publicidade -

“Estamos sempre buscando oportunidades não só para oferecer novos serviços aos associados, mas também desenvolvendo ações para estimular o desenvolvimento do mercado”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

No segmento de filtros automotivos, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor automobilístico, por ser de grande relevância para o meio ambiente e em cumprimento à legislação, desenvolveu em 2012 o programa Descarte Consciente de logística reversa pós-consumo de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que já reciclou 5,7 milhões de filtros até maio/2016, implantado em São Paulo, Paraná e Espírito Santo e com pleno cumprimento das metas estabelecidas com as Secretarias de Meio Ambiente estaduais.

- Publicidade -

Na área industrial realizou em março, o I Workshop da Câmara Setorial Filtros Industriais, com o tema “Construindo juntos: identificando tendências e perspectivas de ações para desenvolvimento do mercado”, onde novas linhas de trabalho foram apontadas pelos associados, entre elas, questões fiscais e tributárias, exportação, participação em congressos e seminários, câmaras de comércio e estudo e mapeamento do mercado de filtros.

“É muito importante fazer um levantamento com informações consolidadas do mercado de filtros, pois os dados auxiliarão as empresas em seus planejamentos e no próprio desenvolvimento global”, comenta.

Entre os trabalhos, a associação realizou com sucesso o Ciclo de Palestras Abrafiltros, no qual especialistas foram convidados a abordar temas relevantes como corrupção, logística reversa pós-consumo, entre outros, e a entidade também desenvolve ações na busca de parcerias com organizações nacionais, internacionais e participa de eventos, visando ampliar a visibilidade e gerar oportunidades de sinergia em benefício aos associados.

- Publicidade -

Na área educacional, está em contato com instituições de ensino com o objetivo de desenvolver parcerias, treinamentos específicos na área de filtros e futuramente lançar um curso de pós-graduação.

Novo site e selo comemorativo – Para comemorar os 10 anos, a Abrafiltros remodelou o novo site da associação – www.abrafiltros.org.br – que foi desenvolvido seguindo uma proposta atualizada e mais dinâmica para acesso aos conteúdos.

A logomarca da entidade também passa a ser acompanhada de um selo comemorativo em alusão aos 10 anos, que será utilizado nos materiais de comunicação em campanha elaborada pela agência L3ppm – Publicidade, Propaganda e Marketing.

“Nesse momento importante da história, agradecemos a todos – fundadores, associados, colaboradores, órgãos governamentais, fornecedores, parceiros e demais entidades setoriais – pela contribuição nessa trajetória, na certeza de que é possível superar desafios e com união, vontade, compreensão e diálogo, ainda temos muito a realizar”, finaliza Moura.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança