quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Falhas na avaliação de seminovos geram perdas de R$ 1 bilhão ao ano para as concessionárias brasileiras

As concessionárias brasileiras perdem cerca de R$ 1 bilhão em negócios todos os anos por conta de falhas no processo de captação e avaliação de seminovos e usados oferecidos como entrada para a compra de um carro zero quilômetro.

- Publicidade -

A estimativa é da AutoAvaliar, plataforma de comercialização de veículos entre concessionárias e lojistas, pertencente ao MegaDealer, um dos maiores grupos de soluções focadas na rede de distribuição de veículos.

De acordo com o sócio-fundador da AutoAvaliar e CEO da MegaDealer, José Rinaldo Caporal, quando o consumidor chega à concessionária para vender o seu usado e comprar um carro zero, sente-se refém da avaliação do vendedor.

- Publicidade -

“Normalmente, as avaliações são subjetivas e quase sempre desfavorecem o consumidor. Com isso, a concessionária perde a venda de um zero quilômetro”, explica Caporal.

“No Brasil, por exemplo, de cada 100 carros avaliados, apenas de 20 a 40 são comprados”, explica Daniel Nino, sócio-diretor da AutoAvaliar. “No mercado norte-americano, essa taxa está acima de 50”, acrescenta.

Para Caporal, quem quer vender um carro zero, precisa saber trabalhar o carro usado e entender que as relações com o consumidor mudaram.

- Publicidade -

“Se antes a única referência que havia era a tabela publicada em jornais, hoje essas informações estão literalmente na ponta dos dedos, ou seja, as pessoas costumam acessar a internet pelo celular, em qualquer dia, horário e local para se informar sobre o valor do seu carro”, afirma Caporal

“Portanto, ao chegar à concessionária, o consumidor já não aceita qualquer valor pelo seu veículo e vai procurar outra loja que pague um pouco mais pelo seu bem. O poder está na mão do consumidor e quem quer ter um negócio sustentável, precisa entender como esse processo acontece”, explica Caporal.

Não é à toa que essa mudança no cenário das relações de consumo tem um impacto econômico muito significativo. Segundo dados da Fenabrave, mais de 1,2 mil concessionárias fecharam as portas entre 2015 e 2106.

Por outro lado, a AutoAvaliar, que integra concessionárias e lojistas e conta com mais de 14 mil estabelecimentos cadastrados, está mudando o cenário brasileiro de vendas de automóveis usados e regista uma venda a cada 15 minutos por meio de sua plataforma.

Além de melhorar o processo de captação, que inclui uma melhor avaliação do usado, o sistema permite uma melhor distribuição dos carros usados. A estimativa da empresa é fechar o ano com mais de 40 mil veículos comercializados no pregão online.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança