quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Randon Veículos completa 45 anos com uma frota de 10.000 equipamentos produzidos

A Randon Veículos completa 45 anos neste mês de maio (2018), contabilizando 10 mil equipamentos produzidos ao longo desta trajetória em sua diversificada linha de produtos, entre retroescavadeiras, caminhões fora-de-estrada e minicarregadeiras.

- Publicidade -

Instalada em Caxias do Sul (RS) como a primeira montadora de capital totalmente brasileiro a fabricar veículos automotores no sul do Brasil, a Randon Veículos foi criada em 1973 fabricando, inicialmente, caminhões fora-de-estrada com até 35 toneladas através de um acordo de tecnologia com a sueca Kockum.

Em 2002, ingressou no mercado nacional de retroescavadeiras e, em 2017, passou a fabricar minicarregadeiras.

- Publicidade -

Nos últimos três anos, a empresa intensificou sua atuação nas exportações, especialmente para a América Latina, colhendo os frutos desta estratégia: passou de uma participação das exportações de 4% da receita total em 2015 para 44%, em 2017.

As tradicionais retroescavadeiras destacam-se nas transações externas.

No mercado interno, a novidade fica com as minicarregadeiras, lançadas em 2017, único produto do segmento fabricado e montado no Brasil.

- Publicidade -

“Estamos confiantes na retomada, ainda que moderada da economia brasileira, o que repercute diretamente na demanda por nossos produtos, projetados para dar suporte à infraestrutura”, observa, Renato Franco, gerente geral da Randon Veículos.

A Randon Veículos atua  no desenvolvimento, fabricação,  comercialização e assistência técnica de caminhões fora de estrada para a indústria da construção e da mineração; de retroescavadeiras e minicarregadeiras para a construção civil, locadores, órgãos públicos e agricultura.

Conta com uma rede de distribuidores estrategicamente localizada em todos os mercados onde atua, inclusive na América Latina, África e Oriente Médio.

RETROESCAVADEIRAS – Concebidas dentro de conceitos inovadores, as retroescavadeiras Randon Veículos RD 406 e RD 406 Advanced possuem tecnologia de ponta, visando possibilitar fácil manutenção, baixo custo operacional e de consumo de combustível.

Entre seus principais atributos estão segurança, conforto e alta produtividade operacional.

Desenvolvidas, especialmente, para aplicação em obras de infraestrutura e construção civil, contam com uma estrutura reforçada para suportar grandes cargas, choques e torções nas mais severas aplicações, garantindo confiabilidade e segurança nas operações.

Disponíveis nas versões 4×2 e 4×4, também contam com motor turbo.

Bem equipados de série, os modelos trazem manípulo no volante, chave-geral elétrica, porta-ferramentas e porta-objetos.

Como opcionais, oferecem farol de trabalho; sistema de giro no pé; rodas aro 18”, que proporcionam aumento de altura da máquina em relação ao solo; rompedor hidráulico RD 08, ideal para pequenos trabalhos de escavação e demolição; braço extensível, projetado para alcançar mais longe ou mais profundamente, sem necessidade de deslocamento da máquina e caçamba 6×1, ideal para nivelamento, carregamento, escavação, garra e raspagem.

Os produtos contam com dois anos de garantia para motor, transmissão e eixos dianteiro e traseiro. Entre os diferenciais da versão Advanced estão a cabine fechada e o ar-condicionado de fábrica.

CAMINHÃO FORA-DE-ESTRADA – Na linha de veículos especiais, a Randon Veículos conta com o caminhão RK 430M com capacidade de carga líquida para 30.000 Kgf, equipado com motor Scania DC9 Eletrônico de 331 CV e transmissão automática Allison.

O modelo consolida-se como solução para aplicação em áreas de mineração, obras civis e construção pesada, que oferece melhor ergonomia, maior facilidade de operação, maior conforto e segurança.

MINICARREGADEIRA – A Minicarregadeira RD SL75R integra a linha amarela compacta da Randon Veículos tendo sido especialmente desenvolvida para aplicações multiuso.

O equipamento pode atuar nos mais diversos segmentos tais como paisagismo, construção civil urbana, movimentação de carga, agricultura, construção rodoviária, entre outros, totalizando mais de 150 aplicações.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança