sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars: modelo 164 celebra seu 50º aniversário

No fim dos anos de 1950, os engenheiros da Volvo tinham a ideia de projetar um carro de dimensões maiores e mais exclusivo.

- Publicidade -

Seria um modelo com motor V8 e uma poderosa grade vertical.

No entanto, uma pesquisa indicou que os veículos compactos eram o futuro, especialmente nos EUA, fazendo com que o projeto fosse encerrado em 1960.

Mas do lançamento da série 140 em 1966 nasceu a ideia de colocar um motor de seis cilindros em linha no corpo do 140.

Isso permitiria à Volvo criar a combinação de prestígio e tamanho compacto da qual as pessoas tanto precisavam…

- Publicidade -

O projetista-chefe Jan Wilsgaard manteve o chassi da série 140 e usou a frente do projeto 358 da década de 1950 para conceber o 164.

Mais uma vez o logotipo da marca em ferro assumiu uma posição de destaque, colocado na diagonal, da mesma forma que no primeiro Volvo em 1927 – e como é visto nos modelos atuais.

O chassi do 140 também foi ampliado em 10 cm do para-brisa para a frente.

Esta última medida foi necessária para dar espaço ao recém-desenvolvido motor de seis cilindros, designado como B30, com capacidade para 3 litros e potência de 145 cv, graças aos dois carburadores Zenith-Stromberg.

A caixa de transmissão alemã da ZF era do tipo “controle remoto”, o que significava que a alavanca de câmbio, relativamente curta, estava posicionada entre os bancos dianteiros.

- Publicidade -

Os acessórios eram consideravelmente mais luxuosos do que na série 140, com um tecido grosso de lã nos assentos, tapetes de tecido e banco traseiro projetado para duas pessoas, com um apoio de braço no centro.

Após o primeiro ano de produção, o 164 recebeu como padrão estofado de pele, lâmpadas auxiliares tipo halogêneo e apoios de cabeça integrados.

Nos EUA, foi oferecido com janelas elétricas escuras, teto solar elétrico e ar-condicionado.

Quando a revista americana Car and Driver testou o Volvo 164 em sua edição de julho de 1969, os leitores receberam uma descrição do tipo de pessoas que deveriam comprar o novo Volvo: “As pessoas da Volvo estão procurando roubar compradores dos showrooms da Buick, Oldsmobile e Mercedes, e estão fazendo exatamente isso.

Os novos clientes da Volvo são profissionais – médicos, advogados, dentistas… – pessoas que podem pagar por algo diferente”.

Um anúncio americano para o 164 da Volvo estava ligado ao mesmo tema: “O carro de luxo que mostra que você tem mais do que dinheiro”.

O Volvo 164 passou por desenvolvimento contínuo ao longo de sua vida, recebendo recursos como injeção eletrônica de combustível (a partir de 1972).

O último ano modelo saiu em 1975, e todos os carros construídos naquele ano foram exportados para os EUA.

Até então, seu o sucessor, o 264, já havia entrado em produção.

5 fatos curiosos sobre o Volvo 164:

  1. Somente uma unidade do modelo foi transformado em ambulância. A divisão de veículos especiais da Volvo tinha um protótipo construído, significativamente mais alto e com distância entre os eixos maior. Ele se tornou o precursor das ambulâncias que, mais tarde, seriam criadas com base no Volvo 265.
  2. A produção do 164 foi transferida para a Kalmar em 1974. Os métodos usados na nova fábrica da Volvo eram muito modernos para a época. Os carros foram movidos em carrinhos operados por bateria, controlados por loops no chão. As equipes montavam os carros e se revezavam para supervisionar e realizar diversas atividades de produção possíveis.
  3. O protótipo do cupê de luxo Volvo 262C, construído na Itália, foi baseado em um 164. O designer Coggiola o converteu em um coupé de duas portas muito parecido com o modelo de produção. Uma grande diferença foi a maneira pela qual o protótipo manteve sua frente do 164.
  4. O motor B30 de seis cilindros do Volvo 164 também foi usado em vários veículos off-road militares da Volvo. Uma versão marítima dele, com três carburadores, também foi produzida pela Volvo Penta.

O fabricante italiano de carrocerias Zagato adornou seu estande no Salão de Genebra de 1970 com o coupé esportivo 3000 GTZ.

Com motor B30 sob o capô e baseado mecanicamente no 164, foi o único protótipo construído do modelo.

Rumores apontam que a unidade existe até hoje.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança