Em 2019, a Goodyear completa 100 anos de presença no Brasil.
O pontapé inicial das comemorações aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em dezembro, no qual a Goodyear participou como o pneu oficial, lançando o logotipo comemorativo do centenário e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.
A história da companhia no país começou em 1919, com um escritório de vendas no Rio de Janeiro e um armazém que comercializava pneus importados.
Vinte anos mais tarde, em 1939, a Goodyear inaugurava sua primeira unidade industrial no Brasil, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos.
Já em 1943, iniciou a produção de pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.
Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas, que em cinco décadas conquistou várias gerações de profissionais do transporte.
A demanda pelo novo composto foi tão bem aceita pelo público, que foi necessário criar uma área destinada ao atendimento de fabricantes em 1957.
No mesmo período, a Goodyear já chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.
A chegada dos pneus radiais-Os pneus radiais desembarcaram no mercado oferecendo menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade.
Pela sua tecnologia de carcaça, as laterais dos modelos radiais flexionam muito mais que as dos pneus diagonais, gerando, com isso, um rodar macio e absorvendo perfeitamente impactos e oscilações das vias de rolamento.
Em 1977, a Goodyear inovou ao lançar no mercado brasileiro os seus primeiros pneus radiais para automóveis.
Em 1978, foi a vez dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus.
Já na década de 1980 foi lançado o primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio no Brasil, o Grand Prix S.
Outros modelos emblemáticos da marca no País foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade combinada a um desenho inovador de escoamento de água, e o Wrangler, em 1985, voltado à prática off-road.
Hoje a Goodyear oferece um portfolio completo de pneus para todas as necessidades.
Desenvolvimento para o interior de São Paulo-Em 1973, a Goodyear fez história ao inaugurar, em Americana, a sua maior fábrica de pneus na América Latina e uma das plantas mais modernas da Goodyear no mundo.
Operando em sua capacidade total de produção, a unidade passou ao longo de sua história por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.
Alguns exemplos são o programa de gestão de Recursos Hídricos, que permite a reutilização de 73% da água captada para a produção de pneus, e o sistema de cogeração de energia com gás natural, visando à autossuficiência em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo da planta.
Na mesma área da fábrica de Americana, foi inaugurado em 2001 o principal Campo de Provas da Goodyear na América Latina.
Com 382.000 metros quadrados, a pista de testes é considerada uma das mais modernas da Goodyear do mundo.
No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus.
Outro momento importante para o crescimento da região e da Goodyear aconteceu em 2000, quando foi inaugurada em Santa Bárbara D’Oeste (SP) a linha de produção de materiais de recauchutados com tecnologia de última geração.
Na unidade são fabricadas uma linha completa de bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.
Blimp Goodyear tomando conta dos ares-O ano de 1998 foi marcado pelo início da utilização do dirigível Spirit of America no Brasil.
Quase uma década depois, em 2007, a marca iniciou um processo de renovação de imagem e introduziu o slogan “Viva nas Asas da Goodyear”. Os dirigíveis são uma tradição da Goodyear há mais de 90 anos, e percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo.
O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em 1912.
Nao à toa, o blimp Goodyear, como também é chamado, foi escolhido como elemento principal do logotipo que marca os 100 anos de Brasil.
Um século construindo histórias-A vida é um conjunto de histórias.
Cada história é uma viagem que começa em um lugar para chegar a outro, e alcançar o destino nada mais é do que ter um novo ponto de partida para realizar sonhos.
Por essa razão, na Goodyear, inovamos criando tecnologias para acompanhar nossos consumidores em todos os seus caminhos e viagens na direção de seus sonhos.
Há 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus do País e reúne modelos dos mais variados segmentos, sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso.
O resultado de estar tão presente na vida dos brasileiros vem de uma das características da Goodyear, a vocação para o pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores.
A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia e inovação em todos os seus produtos.
Cada modelo tem características de acordo com as necessidades do público ao qual se destina.
O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road.
Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos.
O EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de segurança e excelente tração.
No caso do Assurance, o foco está na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência.
Por fim, a linha Cargo é focada nos motoristas que buscam total custo-benefício.
Além de estar presente nos automóveis, a Goodyear também está nos veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões.
Entre as principais características oferecidas pela Goodyear para a linha comercial está a entrega do melhor custo por quilômetro durante a vida total do pneu.
Os produtos estão direcionados para atender veículos que atuam nos setores rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada.
Já nos ares, a Goodyear se destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aéreas do País e por estar presente há 60 anos em projetos estratégicos da Embraer.