quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

E se o seu carro fosse o trenó do Papai Noel?

Gostaria de aproveitar esse período de festas, onde as pessoas se confraternizam e desejam um feliz Natal e um feliz Ano Novo (eu sei escrever REVEILLON, mas achei que assim ficaria mais amistoso) para pensarmos no Papai Noel, isso mesmo Papai Noel, com seu trenó puxados por renas e cheio de tecnologias. Tecnologias?!?!?!?

Sim e muitas delas! Vamos começar pensando que o trenó sabe a localização de todas as criancinhas obedientes do mundo, diga-se de passagem, o seu carro também. Se ele tiver instalado com sistema nativo de GPS, sistema de posicionamento global americano que conta com 31 satélites cobrindo todo o globo terrestre.

Se você utilizar o espelhamento de smartphone, além do GPS, terá à disposição o A-GPS, GPS + internet, o BeiDou, sistema chinês que para este ano tem previsão de operar com 35 satélites, o Galileo, da União Europeia com 24 satélites e já nasceu destinado ao uso civil, diferente dos demais que nasceram com propósitos militares, e para terminar o GLONASS, Russo e obrigatório nesse pais desde 2017 em carros de passeio.

Essa decisão Russa impacta diretamente no nosso mercado, uma vez que a Renault do Brasil usa modelos de uma subsidiária russa.

Também é sabido que são muitas visitas em apenas uma noite e o Papai Noel não poderia perder tempo estacionando seu trenó, para isso ele usa um sistema auxiliar de estacionamento como foi explicado na matéria do dia 1 de novembro.

E como fechar o porta-malas com as mãos ocupadas? Para isso existe um sistema de abertura e fechamento da mala apenas passando o pé por baixo do para-choque traseiro estando em posse da chave presencial.

Alguns veículos mais desenvolvidos têm um botão de fechamento automático que faz com que a tampa feche ao distanciar a chave do carro.

E todas essas entregas, devem dar um sono… Para isso o trenó conta com indicador de fadiga, que sinaliza para o motorista que está na hora de fazer uma pausa, e seu próximo carro também pode vir equipado com este sistema.

Ou ainda quem sabe, o trenó do Papai Noel seja equipado com sistema autônomo de navegação, o que possibilitaria uma soneca do Papai Noel enquanto o trenó vai para o próximo destino.

Isso ainda não é realidade no Brasil, mas já existe em alguns países, carros que seguem as diretrizes do GPS e monitoram faixas, veículos ao redor, pedestres, sinais e placas através de câmeras e sensores e assim conseguem guiar-se pelas ruas e estradas sem a interferência humana.

Esses e outros exemplos só nos fazem lembrar daquela velha máxima que diz: “A VIDA IMITA A ARTE!” Ou será que a arte imita a vida? Independente de como for, muitos recursos e “mágicas” das lendas e filmes, acabam se tornando tecnologias na vida real. E você, o que identifica no seu carro que a pouco tempo atrás era só ficção científica?

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn