domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz, se junta com Stellantis e TotalEnergies para fazerem baterias na Europa

A Mercedes-Benz torna-se acionista igualitária da ACC, juntamente com a Stellantis e a TotalEnergies, cada uma com 1/3 de participação acionária • Mercedes-Benz fornecerá tecnologia e know-how de produção para a Automotive Cells Company (ACC) • Os parceiros vão acelerar o desenvolvimento do ACC com um objetivo de atingir pelo menos 120 GWh de capacidade até 2030

Stellantis, TotalEnergies e Mercedes-Benz firmaram acordo para receber a Mercedes-Benz como um novo parceiro da Automotive Cells Company (ACC).

Após seu ingresso, os parceiros se comprometem a aumentar a capacidade industrial da ACC para pelo menos 120 GWh até 2030.

- Publicidade -

A transação está sujeita a acordo sobre a documentação definitiva e as condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

A ACC resulta da iniciativa tomada em 2020 pela Stellantis e TotalEnergies e apoiada pelas autoridades francesas, alemãs e europeias, para criar um campeão europeu de baterias para veículos elétricos.

A entrada da Mercedes-Benz na ACC é uma demonstração clara do progresso industrial e dos méritos do projeto, que se fortalecerá.

- Publicidade -

O objetivo da ACC é desenvolver e produzir células e módulos de bateria para veículos elétricos com foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo o mais alto nível de qualidade e a menor pegada de carbono.

O plano de capacidade atualizado da ACC mobilizará um investimento de mais de 7 bilhões de euros, que será apoiado por subsídios e financiado por capital próprio e financiamento.

A criação deste campeão europeu de baterias ajudará a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade, garantindo a segurança do abastecimento de um componente essencial para a indústria de carros elétricos.

- Publicidade -

A ACC será apoiada por um trio vencedor de parceiros que combinam:

• Um profundo conhecimento tecnológico no desenvolvimento de baterias com a Saft, uma afiliada da TotalEnergies, que tem mais de 100 anos de experiência no campo de baterias de longa duração e sistemas de baterias.

• Um player líder global em mobilidade com a Stellantis que tem a missão clara de fornecer tecnologia de ponta para garantir a liberdade de movimento para todos por meio de soluções de mobilidade diferenciadas, atraentes, acessíveis e sustentáveis.

• A experiência em pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz, juntamente com seu apoio à expansão das instalações de produção da ACC com base nos padrões de qualidade de referência da marca.

“Ter a Mercedes-Benz se juntando a nós como um novo acionista é um marco importante para a ACC”, disse Yann Vincent, CEO da ACC. “A Mercedes-Benz trará um voto de confiança em nosso roteiro de tecnologia e competitividade de produtos que fortalece significativamente o potencial de negócios da ACC e sustenta nossos ambiciosos planos de crescimento. Esta é a nossa contribuição para um futuro elétrico e sustentável. ”

“A Mercedes-Benz segue um plano de transformação muito ambicioso e esse investimento estabelece um marco estratégico em nosso caminho para a neutralidade de CO2. Juntamente com a ACC, iremos desenvolver e produzir de forma eficiente células e módulos de bateria na Europa – feitos sob medida conforme requisitos específicos da Mercedes-Benz ”, disse Ola Källenius, CEO da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.

“Esta nova parceria nos permite garantir o fornecimento, aproveitar as vantagens das economias de escala e fornecer aos nossos clientes tecnologia de bateria superior. Sobretudo, podemos ajudar a garantir que a Europa continue no centro da indústria automobilística – mesmo na era da eletrificação. Com a Mercedes-Benz como um novo parceiro, a ACC pretende mais do que dobrar a capacidade em suas instalações europeias para apoiar a competitividade industrial da Europa no design e fabricação de células de bateria”.

“Damos as boas-vindas à Mercedes-Benz como um parceiro estratégico que compartilha nossa ambição de acelerar a liderança da ACC”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

“A estratégia de eletrificação da Stellantis está avançando aceleradamente e o anúncio de hoje é o próximo passo em nosso plano de ser o líder automotivo, com todas as 14 marcas comprometidas em oferecer as melhores soluções totalmente eletrificadas que atendam às demandas dos clientes. Este consórcio impulsiona nossa experiência técnica compartilhada e sinergias de fabricação, e continua a garantir que a Stellantis lidere a maneira como o mundo se move da maneira mais eficiente, acessível e sustentável”.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Mercedes-Benz como um novo parceiro da ACC. Isto demonstra a credibilidade da nossa iniciativa há um ano com a Stellantis e irá apoiar claramente a nossa ambição de criar um campeão europeu de baterias. Juntos, estamos trazendo todas as nossas competências para contribuir para o desenvolvimento sustentável da mobilidade. Esta nova etapa é mais uma demonstração da transformação da TotalEnergies em uma ampla empresa de energia e de nossa disposição em estender nossa presença em mobilidade elétrica. A TotalEnergies contará com a experiência reconhecida de sua subsidiária Saft em baterias e com o know-how industrial de nossos parceiros para atender ao forte crescimento dos veículos elétricos na Europa”, disse Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão