Mercedes-Benz

Peugeot Sport comemora 40 anos de inovação e sucesso

A Peugeot Sport comemora seus 40 anos. Criada em outubro de 1981 com o nome original de Peugeot Talbot Sport, a Peugeot Sport marca presença desde então em todos os circuitos e estradas do mundo, competindo com paixão e sucesso nos maiores e mais prestigiosos campeonatos e competições.

Pioneira, a equipe de competição francesa alinhou as máquinas mais extremas e os pilotos mais emblemáticos.

Desde sua vitória em 1895 na primeira corrida cronometrada do mundo, a Paris-Bordeaux-Paris, o esporte automotivo tem sido um meio de acelerar o progresso tecnológico da marca.

Hoje, com o programa Hypercar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e o Peugeot 9X8, seu modelo de última geração, a Peugeot entra em sua quinta década com a ambição de somar mais um capítulo vitorioso à sua grande aventura esportiva, que encarna perfeitamente sua busca por excelência e emoções compartilhadas.

Embora muitas vezes as estatísticas sejam apenas simbólicas, os fatos e os atos são reais e o número de sucessos estrondosos conquistados pela Peugeot Sport é bem maior que o número de anos que se passaram desde a sua criação oficial em outubro de 1981, demonstrando a qualidade constante da Marca e sua estratégia esportiva judiciosa.

“O esporte é um laboratório tecnológico excepcional para a indústria automobilística, afirma Linda Jackson, diretora geral da Peugeot. Constitui um formidável acelerador de pesquisas e de progressos. No caso de nossa marca, o esporte é indispensável para o desenvolvimento de nossos carros e de nossos planos para a mobilidade de amanhã. Os 40 anos da Peugeot Sport são um sucesso, um orgulho e principalmente uma base, um alicerce para nossas conquistas presentes e futuras. É um legado que guia nosso futuro”.

Criada por Jean TODT com o nome original de Peugeot Talbot Sport, a Peugeot Sport produziu carros icônicos, como os inesquecíveis Peugeot 205 T16, 405 T16, 206 WRC, 306 Maxi, 905, ou mais recentemente os Peugeot 908, 208 T16 Pikes Peak, 2008 DKR, 3008 DKR, 208 WRX, antes do já revolucionário Peugeot 9X8.

Parte integrante da estratégia de eletrificação da Peugeot, o modelo é a demonstração perfeita da simbiose entre as equipes esportivas e de design.

Ao longo dos últimos quarenta anos, as mulheres e os homens da Peugeot Sport enfrentaram inúmeros desafios, participando de provas legendárias e de campeonatos nacionais e mundiais.

Sua paixão e profissionalismo, valores essenciais, continuam a inspirar as equipes atuais.

No retrovisor da Peugeot Sport, vemos imagens espetaculares e históricas dos diversos títulos obtidos no Campeonato Mundial de Rali ou, mais recentemente, no Campeonato Mundial de Rali Cross-Country, os sucessos nas pistas do Dakar em diferentes épocas, as vitórias no 24 Horas de Le Mans, na subida de Pikes Peak e nos circuitos franceses, ou os pódios obtidos por seus motores na Fórmula 1. E a lista é muito mais longa…

Em 40 anos, a equipe obteve:

· 5 títulos de campeão mundial de rali de fabricantes (1985, 1986, 2000, 2001, 2002),

· 4 títulos de campeão mundial de rali de pilotos (Timo SALONEN, Juha KANKKUNEN e Marcus GRÖNHOLM por duas vezes),

· 3 títulos de pilotos e fabricantes no Intercontinental Rally Challenge (2007, 2008, 2009),

· Inúmeros títulos em campeonatos nacionais de rali,

· 3 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, em 1992, com Yannick DALMAS-Derek WARWICK-Mark BLUNDELL, em 1993 com Christophe BOUCHUT-Eric HELARY-Geoff BRABHAM e em 2009 com o trio Marc GENE-David BRABHAM-Alex WURZ,

· 3 vitórias na subida vertiginosa de Pikes Peak, em 1988 (com Ari VATANEN), 1989 (Robby UNSER) e 2013 (Sebastien LOEB),

· Títulos de Campeão de Super Turismo, incluindo um dos mais prestigiosos na Alemanha, com o 406 (Laurent AÏELLO),

· 7 vitórias no Dakar (1987 com Ari VATANEN, 1988 com Juha KANKKUNEN, 1989 e 1990 com Ari VATANEN, 2016 e 2017 com Stéphane PETERHANSEL e 2018 com Carlos SAINZ),

· 1 título mundial no campeonato mundial de rali de cross country em 2015.

Os talentosos pilotos que conduziram essas máquinas marcando sua época e sua disciplina, puderam contar com o apoio das equipes da Peugeot Sport, sempre conscienciosas, rigorosas, combativas e inovadoras que, ao lado dos responsáveis pelos programas, sempre ostentaram com orgulho os valores da Peugeot nos circuitos de todo o mundo.

Com imensa capacidade de liderança, alguns dos ex-diretores da marca, como Jean TODT, Corrado PROVERA, Jean-Pierre NICOLAS, Bruno FAMIN, para citar apenas alguns, foram movidos pela determinação de iniciar, inovar, reunir, progredir e, tudo isso, para ganhar.

Com o esporte automobilístico inscrito no DNA da Marca, todos os programas da Peugeot Sport refletem uma visão, uma estratégia tecnológica a ser desenvolvida pelo fabricante francês em áreas que vão da segurança ao desempenho, incluindo consumo, eletrônica, assistência à condução, novas energias.

Hoje, a eletrificação presente no programa Hypercar, com o Peugeot 9X8 no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans, simboliza os desafios da mobilidade futura para a Peugeot.

Num ciclo virtuoso que vai dos circuitos às ruas, a pesquisa avança e os pilotos testam hoje novas ideias para o benefício de todos os automobilistas.

Este ano, em outubro, a Peugeot Sport comemora seus 40 anos – uma data que, embora seja importante, é apenas mais uma etapa de uma longa estrada que nos reserva aventuras, descobertas e experiências enriquecedoras.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Publicidade - Casa Scania

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação