sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

VW e BNDES firmam Protocolo para inovação e descarbonização

Acordo contempla esforços conjuntos para fortalecimento do tema, apoio à inovação, desenvolvimento da cadeia produtiva, exportação e inserção internacional, vem como o aperfeiçoamento de instrumentos financeiros

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Volkswagen do Brasil assinam o Protocolo de Intenções que prevê mútua cooperação destinada a reunir esforços comuns em prol da descarbonização do setor automotivo, promovendo articulações com entidades, desenvolvendo parcerias, disponibilizando instrumentos de apoio financeiro e propondo ações que intensifiquem o estudo de soluções tecnológicas sustentáveis baseadas no uso de energia limpa.

- Publicidade -

“A economia verde impulsiona mudanças estruturais na indústria automotiva, em linha com o movimento global de descarbonização. Na mobilidade, diversas alternativas tecnológicas coexistirão, mas as rotas relacionadas à bioeletrificação, considerando a expertise do Brasil em biocombustíveis, promovem rápida e efetiva resposta a esse desafio, tendo o benefício de já contarmos com uma agricultura altamente competitiva e com infraestrutura de abastecimento por todo país. Os biocombustíveis representam uma oportunidade sustentável para a eletrificação automotiva e uma grande oportunidade para o Brasil na agenda de crescimento verde global. A assinatura do acordo de cooperação entre o BNDES a Volkswagen oficializa o compromisso das duas instituições atuarem em prol dessa causa tão transformacional para o Brasil e o mundo. São parcerias como essas que aceleram nosso desenvolvimento através de propósito, inovação e impacto na vida das pessoas”, declara Gustavo Montezano, presidente do BNDES.

“Esta é mais uma parceria relevante para nós da Volkswagen do Brasil e que está alinhada à nossa estratégia global Way To Zero, rumo à mobilidade neutra de carbono. O acordo com o BNDES vai proporcionar benefícios ambientais, sociais e econômicos, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de uma tecnologia nacional nos tornando aptos para exportar este conhecimento no futuro. Teremos todo o subsídio técnico para avançarmos em nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento em etanol e outros biocombustíveis. Além disso, o BNDES será um importante aliado para nos ajudar a construir uma agenda positiva com os órgãos governamentais”, enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

- Publicidade -

O complexo automotivo brasileiro emprega cerca de 1,3 milhão pessoas, com remuneração acima da média nacional.

Com o advento de novas tecnologias de eletrificação veicular, o parque produtivo nacional tem o desafio de manter sua relevância e competitividade internacional.

Os eixos do Acordo dialogam com a missão de longo prazo do BNDES no que diz respeito à promoção de desenvolvimento sustentável e ao apoio à inovação e às pequenas e médias empresas, em especial da cadeia produtiva do setor.

- Publicidade -

“A descarbonização veicular, em especial pela bioeletrificação, faz parte da agenda ASG do BNDES, que foca na neutralidade climática do País. Essa parceria entre BNDES e Volkswagen busca capturar oportunidades de desenvolvimento tecnológico local, fortalecimento e modernização da cadeia produtiva, geração de emprego qualificado e verde, bem como inserção global competitiva. Estamos dialogando com todos os atores dos setores automotivo, de biocombustíveis e de bens de capital em busca de agendas conjuntas para avançarmos no crescimento verde brasileiro”, afirma Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES.

Legenda da foto principal (Crédito: Divulgação BNDES): Da esquerda para direita: Luiz Henrique Bezerra, gerente de assuntos governamentais da VW do Brasil; Maurício Carvalho, gerente executivo de Tesouraria da VW do Brasil e Região SAM; Pablo Di Si, presidente e CEO da VW América Latina; Gustavo Montezano, presidente do BNDES; Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES; e Marcos Rossi, superintendente da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior do BNDES.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança