sexta-feira, 21 junho , 2024
28 C
Recife

Ford testa tecnologia de alertas de áudio inteligentes para veículos

A Ford está testando na Europa uma tecnologia que permitirá ao motorista saber intuitivamente quando um objeto se aproxima do veículo, de que tipo ele é e de onde vem.

- Publicidade -

Esse novo sistema de alerta inteligente usa alto-falantes especiais que simulam os ruídos de veículos, campainhas de bicicletas e até passos de pedestres – veja o vídeo.

Os veículos da Ford já contam, hoje, com tecnologias de assistência ao motorista e sensores que geram alertas visuais e sonoros quando há a aproximação de pedestres, ciclistas e outros veículos, e também podem acionar a frenagem autônoma de emergência se necessário.

Os alertas de áudio direcionais levam esses sistemas a um novo nível. Um software desenvolvido pela Ford recebe as informações dos sensores e seleciona o som apropriado, que é reproduzido pelo alto-falante mais próximo do obstáculo.

“Os sons de alerta atuais já informam o motorista quando é preciso tomar cuidado em determinadas situações. Essa nova tecnologia permitirá saber exatamente qual é o perigo e de onde ele está vindo”, diz Oliver Kirstein, engenheiro de software e conectividade da Ford Europa.

- Publicidade -

Testes feitos em ambiente controlado mostraram que com os alertas de áudio direcionais os motoristas conseguiram identificar corretamente a natureza e a origem do perigo em cerca de 75% das vezes.

Mesmo quando é usado apenas o som de alerta convencional no alto-falante especial, os motoristas acertaram a localização do objeto em 70% das vezes.

Os engenheiros também criaram um cenário real de teste, em que um veículo sai de uma vaga de estacionamento e um pedestre se aproxima, acionando o alerta com som de passos.

Os participantes responderam de forma positiva e intuitiva ao alerta, especialmente quando ele foi reproduzido por um alto-falante específico.

Segundo os engenheiros, esses resultados poderão ser aprimorados no futuro com o uso de som espacial 3D, como o usado em cinemas e jogos, para que os motoristas identifiquem melhor a origem do perigo.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente