sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Navio que pegou fogo ao transportar carros de luxo naufraga no Atlântico

Felicity Ace afunda com milhares de VWs, Porsches e Lamborghinis

O navio que pegou fogo, Felicity Ace, afundou durante a noite depois de uma semana de esforços de salvamento, em última análise, sem sucesso. O navio, que transportava até 4.000 carros do Grupo VW, foi ao fundo inesperadamente enquanto uma equipe de resgate tentava rebocá-lo para a costa, relata a Bloomberg.

- Publicidade -

“Relatórios iniciais da equipe de salvamento local afirmam que a embarcação afundou por volta das 9h, horário local, tendo sofrido uma inclinação para estibordo”, disse a empresa de transporte Mitsui OSK Lines (MOL), proprietária do Felicity Ace, em comunicado divulgado na terça-feira.

De acordo com uma publicação da Marinha de Portugal, o cargueiro perdeu a estabilidade durante o reboque, que havia começado na quinta-feira passada.  O navio afundou próximo da Ilha de Açores, em uma área cuja profundidade chega a 3 mil metros.

“As embarcações de salvamento permanecerão ao redor da área para monitorar a situação. Mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.”

O navio afundou depois de ser atingido por ondas e inclinar 45 graus para estibordo, disse o operador do navio.

- Publicidade -

“O clima estava muito difícil lá fora”, disse Pat Adamson, porta-voz da MOL Ship Management (Cingapura), uma unidade da Mitsui OSK Lines Ltd., por telefone. “E então ele afundou, o que foi uma surpresa.”

Modelos das marcas VW, Porsche , Audi , Bentley e Lamborghini estavam a bordo do navio, que se dirigia para Rhode Island do porto de Emden, na Alemanha, quando o incêndio começou em 16 de fevereiro.

O mar agitado e os incêndios contínuos alimentados pelas baterias de íons de lítio dos veículos elétricos a bordo atrasaram as operações de salvamento e recuperação do navio por quase uma semana. Embora a probabilidade de salvar os veículos potencialmente danificados por fogo e água do porão de Felicity Ace fosse quase nula, alguns tinham esperança de que seus veículos encomendados especialmente pudessem sobreviver ao acidente.

O Felicity Ace, com bandeira do Panamá, foi evacuado com segurança de seus 22 tripulantes pela marinha portuguesa depois que um incêndio começou em seu porão há mais de uma semana. O navio pode transportar até 4.000 carros. As montadoras européias se recusaram a discutir quantos veículos e quais modelos estavam a bordo, mas parece ter transportado aproximadamente 2.500 carros, incluindo cerca de 1.100 Porsches e um número indeterminado de Volkswagens.

Os carros a bordo estavam em ordem. Os clientes da Porsche nos Estados Unidos estavam sendo contatados por seus revendedores, disse a empresa.

- Publicidade -

“Já estamos trabalhando para substituir todos os carros afetados por este incidente e os primeiros carros novos serão construídos em breve”, disse Angus Fitton, vice-presidente de relações públicas da Porsche Cars North America, Inc., à Associated Press em um e-mail.

O navio afundou na água a quase 10.000 pés de profundidade, disse a Marinha Portuguesa. Uma pequena mancha de óleo estava sendo desembolsada por canhões de água de navios de reboque. As autoridades temiam que o navio pudesse poluir o oceano. Transportava 2.200 toneladas de combustível e 2.200 toneladas de petróleo.

Aproximadamente US$ 438 milhões em mercadorias estavam a bordo do navio – US$ 401 milhões dos quais eram carros. O seguro cobrirá a perda.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança