domingo, 26 maio , 2024
28 C
Recife

Comercialização de veículos usados cresce quase 30% em março

Com 3 dias úteis a mais (19, em fevereiro, ante 22, em março), mercado tem boa recuperação nas transações. Todos os segmentos cresceram na comparação com fevereiro.

De acordo com a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores, o mês de março foi de recuperação nas transações de usados em todo o País.

- Publicidade -

Com 22 dias úteis (3 a mais do que fevereiro), o volume total registrou alta de 29,73% sobre o mês anterior. Em relação a março de 2021, a retração é de 12,2% e, no acumulado, a queda é de 22,84%.

“O mercado ultrapassou a marca de 1 milhão de transações no mês pela primeira vez no ano. Todos os segmentos automotivos tiveram alta entre 28% e 32%, o que pode significar um aquecimento das vendas”, afirma José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Assim como ocorreu no mercado de novos, as transações de motocicletas puxaram a alta nos negócios, com crescimento de 32,5% sobre fevereiro.

As transações de ônibus também mostraram recuperação, assegurando resultado positivo nas trocas de titularidade, tanto no mês quanto no acumulado do ano.

- Publicidade -

As transações de caminhões usados também chamaram a atenção em março, cujo crescimento superou a marca dos 28% sobre fevereiro, ainda que os resultados tenham sido negativos na comparação com março de 2021 e, também, com o 1º trimestre do ano passado.

“A falta de componentes, que ainda afeta a fabricação de caminhões novos, deve ter influenciado nas vendas de usados, em março” , comentou Andreta Jr., que complementou dizendo que o Programa RENOVAR, que acaba de ser lançado pelo Governo, poderá fomentar ainda mais as vendas de caminhões seminovos, por exemplo.

Autos e Leves – Entre os automóveis e comerciais leves, os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 10,46% do total de transações de março. No acumulado, a participação desses veículos é de 9,98%.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais