sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Maio Amarelo: fique esperto na importância da manutenção preventiva dos pneus

No mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, a Bridgestone compartilha 10 dicas sobre manutenção preventiva.

Alertar os motoristas para um trânsito mais consciente e investir na segurança deles é uma preocupação constante da Bridgestone.

- Publicidade -

Dessa forma, no mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, conhecido como Maio Amarelo, a companhia compartilha 10 cuidados sobre manutenção preventiva que vão aumentar a segurança e performance do veículo.

  1. Os pneus devem ser calibrados semanalmente, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.
  2. O rodízio dos pneus é importante para um desgaste uniforme. Para isso, deve ser realizado nos veículos com pneus radiais a cada oito mil quilômetros rodados e veículos com pneus diagonais a cada cinco mil quilômetros.
  3. O excesso de peso do veículo compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais, por isso, é essencial evitar a sobrecarga.
  4. Além dos pneus, o motorista deve realizar a manutenção preventiva de todo o veículo: amortecedores, molas, freios, rolamentos, entre outros itens.
  5. Deve-se utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.
  6. O alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus devem ser realizados sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus (quando apresentarem desgastes irregulares), na substituição de componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros.
  7. Sempre utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.
  8. Periodicamente, o motorista deve observar o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o limite para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro.
  9. O pneu não deve entrar em contato com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
  10. A direção agressiva deve ser evitada, como freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Os condutores devem estar atentos à existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso.

“O cuidado com as condições do veículo é essencial e a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente, submetendo todos os itens de segurança a uma revisão, sempre respeitando as especificações do manual do proprietário”, comenta Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança