quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Transações de usados apontam leve alta nas vendas diárias

Com volume próximo ao de maio, que teve o melhor resultado do ano, até o momento, trocas de titularidade de usados em junho registram alta de 2,5% nas transações por dias úteis.

Com menos dias úteis (21, em junho, ante 22, em maio), as transações de usados, segundo informações da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, apresentaram queda de 2,1% em junho, na comparação com o mês anterior.

No acumulado do 1º semestre, a baixa foi de 18,1% sobre os seis primeiros meses de 2021.

Nas vendas diárias, no entanto, o mês de junho teve resultado 2,5% superior em relação a maio.

“Apesar da retração no mês, o volume foi próximo ao registrado em maio, que teve o melhor desempenho no ano até o momento. Vale destacar que o resultado nas vendas diárias foi positivo, em 4%, para Automóveis e Comerciais Leves e, em 2,5% para o setor como um todo”, afirma Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Segundo ele, como muitos usados são utilizados como forma de pagamento, na compra de um veículo novo, a queda na oferta de modelos 0km, por conta ainda da crise de abastecimento global, acaba impactando, também, na venda de seminovos e usados.

“Um agravante é a exigibilidade com relação a análise de crédito para esse mercado, que tem enfrentado maior restrição na liberação de financiamentos”, completa.

Desempenhos por segmento – As transações de Automóveis e Comerciais Leves caíram 0,7%, somando um total de 843.703 unidades em junho.

Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 11,4% do total transacionado no mês. No acumulado do semestre, a participação desses veículos foi de 10,6%.

A comercialização de Caminhões teve queda de 2,1% em junho sobre maio, totalizando pouco menos de 30 mil transações e, no 1º semestre, a queda foi superior a 23,6%, em função da maior oferta de novos no mercado interno.

O segmento de Implementos Rodoviários, por sua vez, registrou queda de 4,7%, em junho e acompanhou a queda de caminhões usados, com retração de mais de 23% (conforme tabela).

As transações de Ônibus, único segmento a ter alta no acumulado do 1º semestre de 2022, retraíram 3,9% no mês de junho sobre maio.

Enquanto o mercado de motos 0km segue aquecido, as transações de Motocicletas usadas apresentaram a maior queda mensal de todo o Setor (-6,6%), mas, no semestre, o segmento continua com a menor retração nas transações em relação a 2021 (-12,1%).

Acompanhe, na tabela abaixo, o desempenho de cada segmento, em seus volumes e percentuais.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn