domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Transações de usados têm leve retração em setembro

Apesar da queda percentual sobre agosto, Presidente da FENABRAVE destaca que vendas diárias foram superiores às do mês anterior.

De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em setembro, 1.240.745 veículos trocaram de titularidade, o que representou retração de 5,7% em relação a agosto e queda de 6% sobre setembro de 2021, ano de recorde nas transações de usados.

- Publicidade -

Vale ressaltar que setembro deste ano teve dois dias úteis a menos do que agosto, influenciando no resultado geral das transações comerciais.

“Apesar da baixa sobre o mês passado, é importante destacar que as transações, por dias úteis, tiveram alta sobre agosto, mês que teve o maior volume do ano, até o momento”, diz Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, lembrando que a recuperação diária nos emplacamentos de novos, que o Setor vem registrando, atualmente, favorece as transações de usados, já que muitos destes veículos são dados como forma de pagamento na compra de um 0km.

Desempenho por segmento – As transações de automóveis e comerciais leves tiveram a menor retração de todo o Setor, com queda de 3,7% sobre agosto e um volume, de janeiro a setembro, de mais de 7,1 milhões de unidades.

Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 16,9% do total transacionado no mês. No acumulado do ano, a participação desses veículos foi de 11,8%.

- Publicidade -

O segmento de caminhões acumulou 30.406 unidades, numa queda de 11,2% ante o mês anterior.

Os implementos rodoviários, após registrarem alta de 18% em agosto, retraíram 11,9% em setembro.

Os ônibus tiveram retração de 14,6% sobre agosto, somando 3.952 unidades e se mantendo com resultado positivo no ano (+6,4%).

O mercado de motocicletas usadas teve baixa de 11,5%. No ano, o segmento já acumula 2.221.182 unidades transacionadas.

Acompanhe o desempenho de cada segmento, em seus volumes e percentuais:

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança