sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Carro elétrico tem revisão mais barata que de carro popular

Apesar de serem mais tecnológicos, EVs têm manutenção simplificada em relação a veículos híbridos ou a combustão, mas serviço exige ferramentas e procedimentos específicos, assim como mecânicos devidamente capacitados

Os carros elétricos são mais avançados por serem mais eficientes e sustentáveis.

- Publicidade -

Outra vantagem dos veículos zero emissão é o fato de terem um pacote de revisões programadas bem mais acessível que o de modelos híbridos ou até mesmo a combustão. Isto porque possuem um número muito menor de componentes mecânicos.

No caso da linha Chevrolet, por exemplo, o custo total das revisões programadas até 50.000 quilômetros do Novo Bolt EV são aproximadamente 20% inferior ao das do Onix 1.0 MT, atual carro de entrada da marca.

Se a comparação for com outros modelos premium do mercado, seja a combustão ou híbridos, esse percentual de economia, no mínimo, dobra.

“Um carro elétrico não tem troca de óleo, correias, velas ou filtro de ar do motor ou de combustível, por exemplo. Tudo isso reduz também o tempo de mão de obra do mecânico. Mas como quase tudo é eletroeletrônico num EV, a oficina precisa ter ferramental e procedimentos específicos, assim como profissionais devidamente capacitados, para lidar com o sistema de alta tensão com segurança”, explica Adalberto Casalecchi, gerente de serviços para a rede de concessionárias Chevrolet.

- Publicidade -

Com mais de 550 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, a Chevrolet já possui quase 80 oficinas habilitadas a dar assistência a EVs em diferentes pontos do território nacional. É a rede especializada nesta tecnologia com a maior capilaridade do país.

Os carros elétricos, no entanto, possuem algumas manutenções próprias, entre elas a troca do líquido de arrefecimento que refrigera as baterias.

A necessidade de visitas com intervalos programados à oficina não muda em relação aos demais tipos de automóveis porque mantém-se checagens de itens de desgaste comuns, como sistemas de freios, suspensão e direção.

Outra grande economia que o carro elétrico proporciona aos seus proprietários é o custo por quilômetro rodado, já que a eletricidade é bem mais barata que a gasolina, o diesel ou o etanol.

Novo Bolt EV é o carro elétrico da Chevrolet

- Publicidade -

Por ser elétrico, Novo Bolt EV não necessita fazer troca de óleo, correia, velas ou filtro de combustível como um carro a combustão ou híbrido

Clique e assista ao vídeo que explica como funciona a manutenção de um carro elétrico

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança