terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

ANFAVEA comenta o plano de reaquecimento da indústria e mercado automotivo

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), é muito positivo o plano anunciado ontem (25/5) pelo Governo Federal, válido somente para veículos até R$ 120 mil, para reaquecer a indústria e o mercado automotivo.

Na opinião do Presidente Márcio de Lima Leite, ele tem potencial para gerar um aumento de vendas neste ano da ordem de 200 mil a 300 mil unidades.

Esse incremento traz uma série de ganhos para a sociedade em termos de acesso do consumidor a carros 0 km e vantagens ambientais, no sentido que privilegia veículos de menor preço, descontos para modelos de baixas emissões de CO2 e de melhor eficiência energética, acelerando também o giro de veículos usados, e dessa forma a renovação da frota circulante.

O consumidor de veículos terá descontos que poderão variar de 1,5% a 10,96% no preço de todos os automóveis e comerciais leves disponíveis nas redes de concessionárias autorizadas e que custem até R$ 120 mil.

Veículos acima deste valor não estão contemplados por este plano. Essa medida alcança também os atuais modelos que estão disponíveis para venda em concessionárias. As montadoras estão se preparando para atender esta nova demanda e por isso as pré-vendas já estão disponibilizadas.

“Não haverá perdas tecnológicas e de segurança veicular nos carros. São os mesmos modelos de hoje no mercado, com preços reduzidos por conta da menor incidência de IPI e PIS/COFINS. Os descontos serão maiores aos modelos mais acessíveis, de maior índice de nacionalização, maior eficiência energética e mais ambientalmente corretos”, destaca o Presidente da ANFAVEA.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn