domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

BorgWarner Brasil inova com capacitação em usinagem exclusiva para mulheres

Programa Girls & Machining visa promover a equidade de gênero e impulsionar a presença feminina no setor de usinagem da empresa em Itatiba (SP).

A BorgWarner, multinacional do setor automotivo, está apostando na equidade de gênero e na formação interna de suas colaboradoras. No Brasil, a empresa lançou o programa Girls & Machining, um curso de capacitação técnica em usinagem destinado exclusivamente às funcionárias da unidade de Itatiba (SP). Iniciado em agosto de 2022, o programa já conta com resultados promissores, destacando-se como uma iniciativa bem-sucedida na promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

- Publicidade -

O programa, que recebeu 51 inscrições de funcionárias, disponibilizou 14 vagas para o curso, sendo selecionadas as candidatas com base em critérios como tempo de casa, performance e habilidades técnicas comprovadas por meio de uma prova. A iniciativa visa não apenas capacitar as participantes, mas também quebrar paradigmas sobre funções tradicionalmente masculinas.

A parceria estabelecida pela BorgWarner permitiu a adaptação do curso às necessidades das participantes, garantindo que a capacitação ocorresse de maneira eficiente. Com duração de dois meses, o programa inclui 125 horas de aulas teóricas e práticas, além de 40 horas de estágio dentro da fábrica. Durante o estágio, realizado no horário de trabalho, cada participante conta com o apoio de colegas que já desempenham a função na companhia.

As vagas de usinagem na BorgWarner são agora prioritariamente destinadas às participantes qualificadas pelo programa, que figuram em um ranking de colocação. À medida que novas vagas surgem, as candidatas recebem propostas de transição. Os resultados até o momento indicam uma rápida adaptação das participantes que já assumiram posições no setor de usinagem, elevando a representatividade feminina de 1,5% para 7%.

A Gerente da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo no Brasil, Melissa Mattedi, destaca: “O nosso objetivo foi criar um impacto positivo na carreira das participantes, mas conseguimos ir além. O programa contribuiu muito para a quebra de paradigma sobre funções majoritariamente masculinas, demandas reais para a equidade, compartilhamento de conhecimento e valorização do trabalho.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança