O Jeep Commander 2025 chega com uma grande novidade sob o capô: o motor 2.2 turbodiesel da Stellantis, o mesmo usado na picape Ram Rampage. Com isso, o SUV de 7 lugares se torna o único modelo da Jeep no Brasil a oferecer motorização a diesel, já que o Compass com essa opção foi descontinuado.
O Jeep Commander 2025 ganha novo motor e melhora desempenho – A troca do antigo motor 2.0 pelo novo 2.2 turbodiesel traz ganhos expressivos para o Jeep Commander Overland 2025. Com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, o SUV ficou mais rápido e eficiente. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 11,6 para 9,7 segundos, enquanto a velocidade máxima subiu para 205 km/h. Além disso, o consumo teve uma leve melhora, com médias de 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.
A nova motorização exigiu algumas adaptações técnicas no modelo. O sistema de escape e a injeção de Arla 32 foram atualizados, seguindo o padrão da picape Ram Rampage. Os discos de freio dianteiros cresceram em diâmetro, e a transmissão automática de 9 marchas teve suas relações alongadas em 14%, aproveitando melhor o torque elevado do motor.
Commander é o único Jeep nacional a diesel – Com a chegada do novo motor, o Commander 2025 se tornou o único Jeep nacional movido a diesel, já que o Compass com essa configuração foi descontinuado. A Jeep justifica a permanência do diesel no Commander por conta da sua aceitação entre os consumidores: uma em cada cinco unidades vendidas saem da fábrica com essa motorização. No Compass, essa participação era de apenas 2%.
Essa escolha faz sentido dentro da proposta do modelo. O perfil do comprador do Commander inclui uso mais frequente em rodovias e transporte de carga adicional, o que favorece o desempenho e a economia de combustível do motor diesel.
Estilo e equipamentos seguem sem grandes mudanças – O novo Commander 2.2 turbodiesel chega ao mercado por R$ 309.990, um aumento de R$ 4 mil em relação à versão anterior. Apesar da troca do motor, as mudanças visuais são mínimas, limitando-se a novas rodas de 19 polegadas e à remoção do emblema que indicava o torque do propulsor.
A lista de equipamentos permanece completa. O modelo segue oferecendo suspensão independente nas quatro rodas com freios a disco, sete airbags, monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência, teto solar panorâmico e um sistema de som premium da Harman Kardon. O porta-malas tem abertura elétrica, e o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas complementa a central multimídia de 10,1 polegadas.