O mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos está prestes a ganhar uma nova configuração. O Grupo Renault e a Geely Holding Group oficializaram um acordo preliminar que permitirá à montadora chinesa participação minoritária nas operações da Renault no Brasil. Com isso, a Geely terá acesso à fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) e utilizará sua estrutura para a distribuição de veículos eletrificados no país.
Embora ainda não seja o contrato definitivo, esse Framework Agreement estabelece as bases para uma cooperação estratégica voltada à produção e comercialização de modelos elétricos e híbridos. O documento firmado pelas montadoras reforça o objetivo de ampliar sua atuação no segmento de baixas e zero emissões, aproveitando as sinergias entre as empresas.
A Geely já possui parcerias com a Renault em outros mercados, como na Coreia do Sul, e ambas também compartilham investimentos na HORSE, empresa voltada ao desenvolvimento de conjuntos motrizes. No Brasil, a montadora chinesa retorna ao mercado com uma nova estratégia, focando em modelos eletrificados de maior sofisticação e tecnologia, contrastando com os veículos mais básicos que comercializou no país há cerca de uma década. A expectativa é que detalhes sobre os modelos e a operação sejam revelados no primeiro semestre de 2025.
Geely E5: SUV elétrico já foi flagrado no Brasil – Entre os possíveis lançamentos está o Geely E5, conhecido na China como Galaxy E5, um SUV elétrico que rapidamente se tornou um sucesso no país asiático. Apenas 119 dias após sua estreia, em agosto de 2024, o modelo atingiu 60 mil unidades vendidas. Recentemente, foi visto em testes no Brasil, indicando que pode ser um dos primeiros veículos da nova fase da Geely no país.
O E5 é construído sobre a plataforma GEA, derivada da SEA (Sustainable Experience Architecture), a mesma base utilizada por modelos como Volvo EX30 e Zeekr X. Esse projeto avançado incorpora a tecnologia CTB (Cell-to-Body), que integra a bateria à estrutura do chassi, proporcionando maior rigidez estrutural, baixo centro de gravidade e distribuição de peso equilibrada na proporção de 50:50.
Com 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,67 metro de altura, o SUV elétrico tem uma generosa distância entre eixos de 2,75 metros, garantindo um espaço interno otimizado de 4,03 metros quadrados. O modelo também se destaca pelo design funcional, oferecendo 33 compartimentos de armazenamento, incluindo gavetas sob os bancos traseiros.
Em termos de motorização e autonomia, o Geely E5 conta com um motor elétrico de 160 kW (218 cv), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O SUV será oferecido com duas opções de bateria, com capacidades de 49,52 kWh e 60,22 kWh, proporcionando autonomias de 440 km e 530 km, respectivamente, conforme o ciclo chinês de medição.
Com essa nova fase da parceria entre Renault e Geely, o Brasil pode se tornar um dos mercados-chave para a eletrificação automotiva na América do Sul, consolidando ainda mais a presença de montadoras chinesas e ampliando a oferta de veículos eletrificados para o consumidor brasileiro.