sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Driving Performance: Mercedes-AMG C 63 S Coupé é o Classe C mais esportivo de todos os tempos

A partir deste mês a Mercedes-Benz do Brasil inicia as vendas de novas versões que compõem a família do Classe C: Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé e Mercedes-AMG C 63 S Coupé. Ambos os modelos oferecem diversos elementos que remetem à esportividade presente nos veículos de competições e que são refletidas em automóveis de passeio da marca.

- Publicidade -

As novidades chegam ao mercado com preço público sugerido de R$ 397.900 para o Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé e R$ 615.900 para o Mercedes-AMG C 63 S Coupé. A marca oferece ainda a versão sedã do Mercedes-AMG C 43 4MATIC por R$ 350.900.

A Mercedes-AMG está estabelecendo mais um marco em sua história: o novo C 63 S Coupé é o próximo passo no caminho de uma diferenciação ainda mais técnica e visual. As modificações técnicas são evidentes à primeira vista: as marcantes molduras salientes das rodas dianteiras e traseiras, a maior bitola e as rodas maiores dão ao cupê um visual marcante e, ao mesmo tempo, criam a base para a grande agilidade da dinâmica longitudinal e lateral oferecidas pelo modelo.

- Publicidade -

O conceito “Driving Performance”, típico da marca, também foi elevado a novos patamares com o Mercedes-AMG C 63 S Coupé. O motor AMG V8 4,0 litros biturbo, com 510 cv é um dos vários desenvolvimentos realizados completamente em Affalterbach, assim como, por exemplo, a sofisticada suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados eletronicamente, os parâmetros dos modos de condução do sistema AMG DYNAMIC SELECT, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro ou os coxins dinâmicos do motor.

Classe C é a família de modelos mais vendida da Mercedes-AMG mundialmente e a espinha dorsal do sucesso da empresa. Desde seu lançamento em 2011, a versão cupê vem gradualmente ganhando importância, culminando no C 63 Coupé “Black Series”. O novo Mercedes-AMG C 63 S Coupé materializa a ideia de evolução da marca: ele oferece uma dinâmica longitudinal e lateral de altíssimo nível, juntamente com maior economia de combustível. Além disso, seu design apresenta uma ousada proposta visual.

O Coupé também proporciona um elevadíssimo padrão de segurança. Ele vem equipado de série com 7 airbags, contando com o airbag de joelhos para o motorista, e também com o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST.

- Publicidade -

Design eficiente e ao mesmo tempo fascinante – O Mercedes-AMG C 63 S Coupé fascina ao primeiro olhar, graças às suas impressionantes proporções. O design exterior difere bastante do modelo daMercedes-Benz, com o qual compartilha apenas as mesmas portas, teto e tampa do capô.

O poderoso motor de oito cilindros, juntamente com a bitola aumentada dos eixos dianteiro e traseiro, exigiu a criação de uma nova dianteira, assim como um conjunto traseiro específico para o modelo e novas laterais. Os arcos das rodas salientes tornaram o AMG Coupé 64 milímetros mais largo na dianteira e 66 milímetros na traseira, permitindo ao veículo aderir melhor à pista.

As molduras de rodas permitem o uso de pneus maiores (até 255 milímetros no eixo dianteiro e até 285 milímetros atrás), contribuindo para melhorar a aceleração lateral, tração e agilidade. Sob a cobertura externa, a estrutura da carroceria foi reforçada em áreas-chave para transferir e compensar as extremas forças longitudinais e laterais geradas pelo trem de força e suspensão. O suporte do eixo traseiro também é exclusivo do modelo.

O capô de alumínio é decorado por duas fortes saliências, que estão entre os vários itens diferenciados que reforçam a aparência muscular do automóvel. A seção dianteira extremamente larga é marcada pelas grandes entradas de ar e aletas precisamente posicionadas.

A grade “twin blade” (lâmina dupla) baixa e em forma de flecha com a identificação AMG, rebaixa visualmente o centro de gravidade do veículo. O típico para-choque dianteiro AMG “A-wing” é tridimensional e também funciona como defletor de ar para as três entradas de ar para refrigeração.

Aletas adicionais garantem um perfeito fluxo de ar para os módulos de arrefecimento. Um divisor de ar na parte inferior da saia dianteira ajuda a reduzir a tendência de levantamento sobre o eixo da frente.

A linha lateral também apresenta um visual inteiramente único, graças às grandes rodas que se alinham à carroceria no extremo externo e às saias laterais exclusivas. O “degrau” formado entre a porta e a soleira dá uma ênfase especial à largura da base do veículo.

Benefícios adicionais dos elementos da carroceria especialmente projetados: nenhuma concessão foi necessária para a montagem dos conjuntos dianteiro e traseiro e outros componentes – cada junção e cada contorno destacado pela luminosidade se mescla em harmonia com o conjunto visual.

Em vista diagonal, desde a traseira, a linha muscular que vai do teto ao ombro através da parede lateral e da abertura da roda é especialmente chamativa, enfatizando a impressão de uma intricada escultura cheia de reflexos luminosos alternados. Detalhamento refinado: à maneira típica dos veículos esportivos, os espelhos retrovisores laterais são montados nas portas.

Inspirada no Classe S Coupé, a traseira completamente redesenhada inclui um inserto difusor que remete a esse típico recurso do mundo das competições automotivas. O projeto especial da saída de ar posicionada na lateral melhora o fluxo de ar na traseira, permitindo que ele ocorra com extrema precisão aerodinâmica.

Itens como os estreitos refletores luminosos traseiros reforçam a impressão de largura.

As duas ponteiras duplas do sistema esportivo AMG de escapamento se integram perfeitamente ao difusor. A tampa do porta-malas inclui um estreito defletor de ar no formato de uma lâmina afiada. Ele não apenas parece elegante, mas também reduz significativamente a tendência à elevação do eixo traseiro.

Cuidadosamente selecionados, materiais de alta qualidade com toque agradável e uma manufatura precisa geram um nível altíssimo de qualidade. Numerosos controles exclusivos da AMG reforçam a tradição nascida no automobilismo esportivo.

Como alternativa aos bancos esportivos de série, revestidos em couro Nappa, são oferecidos os assentos Performance. Eles posicionam os ocupantes mais baixo e possuem um contorno mais acentuado, para proporcionar maior apoio lateral.

Dados técnicos principais

Dados técnicos

Mercedes-AMG C 63 S Coupé
Cilindrada 3.982 cm³
Potência 375 kW (510 cv)
a 5.500-6.250 rpm
Torque máximo 700 Nm
entre 1.750-4.500 rpm
Peso em ordem de marcha (normas DIN/EC) 1725 kg* / 1800 kg**
Aceleração 0-100 km/h 3,9 s
Velocidade máxima 290 km/h***

* Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, sem motorista nem bagagem);
** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e bagagem (7 kg);
*** Limitada eletronicamente.

Veja também

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança