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Fiesta Sedan disputa espaço entre os carros familiares

A Ford está lançando no Brasil o Ford Fiesta Sedan 2002, de quatro portas, equipado com motor Zetec RoCam 1.0 ou 1.6 L, que chega com fortes atrativos para disputar espaço no concorrido segmento B de veículos familiares.

A marca estréia na categoria com um produto que oferece uma das melhores relações de custo-benefício da categoria, dirigibilidade e desempenho elevados, economia, amplo espaço para passageiros e bagagem, design moderno, padrão superior de acabamento e conforto, além de um pacote equilibrado de equipamentos.

A primeira impressão positiva do novo sedã é no visual: na traseira, o espaçoso porta-malas de 400 litros confere um ar robusto e imponente ao carro, que por isso é pode até ser confundido com um modelo de segmento maior.

O design, harmônico e atual, destaca-se pelas grandes lanternas traseiras, com linhas que acompanham os recortes angulares da carroceria, e pára-choques envolventes na cor do veículo, contornados por uma moldura contrastante na mesma altura dos frisos laterais.

Outra característica importante é o espaço interno. O Fiesta Sedan é o modelo com a maior distância entreeixos da categoria – 2.486 milímetros, 40 milímetros maior que o Fiesta Hatch de três e cinco portas -, o que garante mais espaço para as pernas e conforto para os passageiros, especialmente, os que viajam no banco de trás.

Desempenho, economia e segurança-O carro também apresentou nos testes os mesmos níveis de comportamento dinâmico e silêncio da versão Hatch, considerados excepcionais pelos usuários desse produto, com os motores Zetec RoCam 1.0 e 1.6 L, produzidos pela Ford na unidade de Taubaté, assim como a transmissão IB5.

Suas principais características são o alto torque em baixas rotações – responsável pela sensação de maior potência na condução na cidade – economia, robustez e simplicidade, proporcionados pelo sistema de oito válvulas com trem de balancins roletados, desenvolvido pela engenharia da Ford.

A principal alteração de desempenho registrada em relação ao modelo Hatch consiste na melhor eficiência aerodinâmica. Por isso, o Fiesta Sedan atinge velocidade final maior, devido ao desenho da traseira que modifica a curva do vento e favorece a aerodinâmica.

O Ford Fiesta Sedan com motor 1.0 L, de 65 cv de potência, atinge a velocidade máxima de 152 km/h, com consumo de 11,1 km/l no ciclo urbano e 16,9 km/l no ciclo estrada. O modelo com motor 1.6 L, de 95 cv de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 12,69 segundos e alcança velocidade máxima de 180 km/h, com consumo de 10 km/l na cidade e 14,1 km/l em circuito rodoviário.

Ao volante, esses números se traduzem em um veículo de respostas rápidas, gostoso de dirigir, que transmite a sensação de potência e segurança quando é exigido, principalmente em ultrapassagens e subidas, sem deixar de lado a economia de combustível e de manutenção, qualidades já conhecidas da família Fiesta.

O carro destaca-se, ainda, em dois outros atributos importantes: alto nível de segurança e conforto. Todas as versões do Fiesta Sedan possuem barra estabilizadora frontal, que contribui para o seu padrão de dirigibilidade.

E apresentam, ainda, trava para crianças nas portas traseiras, freios de circuito duplo diagonal, barras de proteção lateral, cintos de segurança de três pontos e carroceria concebida dentro do conceito de “célula de sobrevivência”, com áreas de deformação programada.

Sucesso internacional-O Fiesta Sedan vem colecionando sucessos em todos os países em que é vendido. Ele foi lançado inicialmente na Índia, com o nome de Ford Ikon. Atualmente, é produzido também na África do Sul e no México.

Na Índia, ele é equipado com os motores 1.3 L e 1.6 L a gasolina (os mesmos utilizados na África do Sul) além de uma versão 1.8 L a diesel.

E foi eleito o “Carro do Ano” logo após seu lançamento, numa avaliação que abrangeu itens como desempenho, conteúdo de equipamentos, consumo de combustível, preço, estilo, aceleração, espaço, conforto, dirigibilidade e custo-benefício, superando 24 concorrentes.

O México, que utiliza o motor 1.6 L a gasolina, agora está produzindo também os modelos 1.6 L e 1.0 L a gasohol para o Brasil e 1.6 L a gasolina para a Venezuela. No México, O Fiesta Sedan também acaba de ser eleito o melhor da categoria em satisfação do consumidor, com um índice de 88%, contra 76% do competidor mais próximo.

O modelo também lidera a lista de menor custo de garantia entre os veículos Ford vendidos no país.

O desenvolvimento do Ford Fiesta Sedan para o mercado brasileiro e da Venezuela foi feito no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior de São Paulo.

O trabalho concentrou-se na certificação do veículo para utilização do combustível nacional, com adição de álcool, e na recalibração da suspensão, tendo por base o modelo Hatch, que incorpora as mesmas características.

O modelo com motor 1.0 L foi desenvolvido exclusivamente para atender o mercado brasileiro. O Ford Fiesta Sedan foi projetado para ser um carro surpreendente em termos de espaço, desempenho e dirigibilidade.

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