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S10 e Blazer estão ainda mais eficientes

A General Motors do Brasil está lançando as linhas Chevrolet S10 e Blazer 2002, com um conjunto de mudanças que tornam ainda mais eficientes os dois veículos, campeões absolutos de vendas em seus segmentos no mercado brasileiro — desde seus lançamentos no país mantém hegemonia no ranking em suas categorias.

No varejo, no período de janeiro a outubro, a S10 teve uma participação em torno de 45%, exatamente o dobro em relação à segunda colocada. O mesmo resultado foi obtido pelo utilitário esportivo Blazer, também com participação acumulada de 45% no mesmo período.

O motor 4.3 V6, que equipa o utilitário esportivo Blazer 2002, versão Executive, recebeu novo sistema de gerenciamento de combustível, o S.F.I. — “Sequential Fuel Injection” —, que favorece o funcionamento do conjunto e oferece ganhos de potência e torque.

Com essa alteração, o motor 4.3 V6 ganhou 12 cv de potência, passando a desenvolver 192 cv a 4.400 rpm e 35.0 mkgf de torque máximo, a 3.200 rpm.

Um novo e eficiente pacote acústico, que acrescenta isolantes e materiais diferenciados, foi incorporado a toda linha S10 e Blazer, aumentando o conforto no interior dos veículos.

Complementam esse resultado o novo compressor de ar-condicionado (nas versões 2.8 turbodiesel e 2.4), similar ao empregado na linha Chevrolet Vectra, mais eficaz e silencioso.

Um toque especial foi dado à aparência do Blazer 2002 nos vidros traseiros do compartimento de bagagens.

Agora com 50% de transparência (mínimo aceito pela legislação), os vidros escurecidos também aumentam a eficiência do sistema de ar-condicionado, pois reduzem a incidência de radiação solar para o interior do veículo.

Eles estão incorporados nas versões Executive e DLX e são opcionais na versão gasolina 2.4.

Além disso, as duas linhas de produtos ganharam novas cores: Cinza Nobre, Vermelho Cardeal, e Verde Amazonas.

Evolução constante-Design, desempenho, segurança, versatilidade e conveniência são também apelos fortes na pickup Chevrolet S10 e no utilitário esportivo Blazer.

São essas características que aparecem na preferência dos consumidores dos dois segmentos, que têm idade média entre 37 e 40 anos.

Pessoas que valorizam a aparência, fazem questão do conforto, não abrem mão do desempenho e querem o melhor custo-benefício.

Para enfrentar a competição e acompanhar as rápidas mudanças do mercado, a General Motors tem atualizado constantemente os modelos S10 e Blazer, modernizando suas linhas e incorporando novas tecnologias e motores.

Originalmente utilizado no lançamento da S10 em 1995, o motor 2.2 E.F.I. de 4 cilindros, de injeção monoponto, foi substituído pelo 2.2 M.P.F.I. multiponto, e, mais tarde, pelo “Chevrolet” 2.4 M.P.F.I., de 128 cv líquidos a 4.800 rpm, com ganho de 14% no torque e aumento de 9,4% na cilindrada (o torque máximo líquido é de 21,9 mkgf a 2.600 rpm).

O potente motor MWM 2.8 turbodiesel intercooler substituiu o original 2.5 turbodiesel, nas duas linhas. O motor 2.8 turbodiesel MWM intercooler com 132 cavalos e 34 mkgf de torque deu ao Blazer os melhores resultados entre os veículos a diesel do seu segmento, e à S10 o título de melhor pickup diesel do mercado.

Também são bons exemplos de inovações o imobilizador eletrônico do motor de segunda geração em todos os modelos da S10, inclusive nas versões a diesel, únicas do mercado com este equipamento; freios ABS nas quatro rodas, airbag duplo e alarme com sensor ultra-som.

O design da carroceria da S10 e do Blazer modernizou a aparência dos dois veículos segundo as tendências mundiais, com vincos bem definidos, grade e capô integrados e sustentação por molas a gás para reduzir o esforço de abertura.

Os faróis — inclusive o de neblina – passaram a incorporar a tecnologia de superfície complexa e lente transparente (see-through), como nos Chevrolet Corsa, Astra e Vectra, com ganho na luminosidade e visibilidade noturna. As rodas de alumínio com novo design e pneus 225/R75 e 235/R75, completam o arrojado conjunto externo.

Interior prático, confortável e seguro-O painel de instrumentos tem design arredondado e o material que o compõe oferece maior segurança no caso de impacto frontal. Moderno, de linhas arredondadas, os instrumentos são de fácil visualização.

Todas as versões dos dois modelos oferecem relógio integrado digital com mostrador de cristal líquido e exibição alternada com o hodômetro parcial. O assoalho dianteiro agora é totalmente plano, beneficiando principalmente o passageiro.

Um botão giratório substitui a tecla do interruptor de luzes em ambos os modelos. O sinal auditivo de aviso para luzes ligadas, cinto de segurança não atado e chave no interruptor de ignição e partida possui sons diferenciados e pode ser desligado.

O comando é feito pelo botão do reostato da iluminação dos instrumentos. A luz interna é associada à ativação do alarme e incorpora temporizador, que a desliga progressivamente. Com o farol alto acionado, o baixo permanece ligado, para melhor segurança e melhor iluminação.

O sistema elétrico tem uma arquitetura de chicotes que permite diagnóstico de todos os módulos com o equipamento Tech-2, existente nas concessionárias Chevrolet, além da adição de 18 fusíveis, individualizando as fontes de consumo de energia.

O Blazer Executive disponibiliza tomada adicional de energia elétrica 12 volts de corrente contínua.

Todas as versões da S10 e do Blazer 2002 estão disponíveis, opcionalmente, com duplo airbag. A pickup S10 cabine simples traz ainda um interruptor para desativar o airbag do acompanhante para o caso de transportar criança com banco próprio voltada para trás.

Complementando os itens de segurança, os dois modelos incorporam um elemento de proteção para os joelhos do motorista e do passageiro.

A exclusividade da bicampeã do Rally dos Sertões-A S10 é a única em seu segmento com faróis e lanternas de superfície complexa, grade incorporada ao capô com abertura auxiliada por molas a gás, rodas com tecnologia “full face” e pára-choques na cor do veículo até em suas versões mais básicas.

É também a única a oferecer imobilizador eletrônico de série, inclusive nos modelos a diesel.

As versões básicas têm a maior oferta de opcionais do segmento, podendo ser equipadas com duplo airbag, ABS nas quatro rodas com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), trio elétrico, alarme ultra-som com controle remoto, rodas de alumínio e ar-condicionado entre outros.

Além disso, estão disponíveis como itens de série, desde as versões básicas: direção hidráulica, ABS nas rodas traseiras, desembaçador com ar quente, banco dianteiro bipartido com descansa-braço central e porta-objetos.

Em 2001, a S10 mostrou mais uma vez porque é a melhor pickup compacta do mercado. Além da variada oferta de equipamentos, seu conjunto chassi/suspensão, associado ao desempenho do motor diesel 2.8 turbo intercooler, garantiu o bicampeonato do modelo no Rally Internacional dos Sertões.

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