sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Vectra 2002: mais conteúdo, maior conforto

Líder absoluto na preferência do consumidor brasileiro no segmento dos automóveis de porte médio-grande, a linha 2002 do Chevrolet Vectra está sendo lançada pela General Motors do Brasil.

- Publicidade -

O modelo incorpora mais conteúdo e novos itens de conforto e segurança, além de aparência interna e externa ainda mais atraente.

Com vendas acumuladas no varejo de 16.547 unidades, no período de janeiro a outubro deste ano, o Vectra mantém-se como o líder do ranking de vendas com uma participação média de 40% em seu segmento de mercado.

O diretor geral de Vendas e Marketing, Joseph DaMour, acredita que as mudanças incluídas na linha 2002 do Vectra, “serão fundamentais para mantermos este nosso consagrado modelo como o mais vendido em seu segmento”.

Segundo ele, o Vectra permanece no Brasil, “como o automóvel símbolo de conforto, beleza, segurança e status, além de oferecer aos consumidores excelente relação custo-benefício”.

- Publicidade -

Junto com o Astra — líder de vendas desde seu lançamento —, a GM se consagra como a montadora de maior sucesso no segmento de compactos/médios.

Considerando apenas os sedans, o Astra ficou à frente do Honda Civic, o segundo colocado no ranking do último trimestre.

Elegante, robusto e seguro-O Vectra 2002 oferece um visual ainda mais bonito e harmonioso, com um novo pára-choque dianteiro, incluindo a nova grade inferior, além de novas molduras dos faróis de neblina.

Essas mudanças conferiram ao modelo mais agressividade e equilíbrio, em sintonia com a robustez do pára-choque traseiro.

Além de incorporar novos opcionais como ítens de série, a linha 2002 do Vectra oferece como destaques, para as três versões disponíveis — GL, GLS e CD —, bancos e painéis das portas com novos tecidos e revestimento interno da coluna “A” em cor clara cujo resultado é a impressão de um ambiente mais amplo e iluminado.

- Publicidade -

Os modelos apresentam também um novo painel de instrumentos — mais moderno e com grafismo na cor cinza com molduras na cor preta (GL e GLS) e na cor preta com molduras na cor cinza (CD), além de oferecer dispositivo alertando o usuário a respeito de vários itens de segurança do veículo.

Na parte mecânica foram incluídas ainda melhorias de suspensão e freios, além de novos volantes de direção com quatro raios e formato ainda mais anatômico.

A GM manteve os consagrados motores a gasolina 2.2 MPFI, de quatro cilindros em linha e 8 válvulas, com potência de 123 cavalos, nas versões GL e GLS, e o 2.2 16V SFI, de 16 válvulas também de quatro cilindros em linha e potência de 138 cv, na versão CD.

Aprimoramento-Os modelos Vectra 2002 estão chegando ao mercado ainda mais enriquecidos e a GM buscou, em cada detalhe, aprimorar suas qualidades, para mantê-lo como um dos dos modelos mais cobiçados pelo consumidor brasileiro.

Para todas as versões os faróis possuem o desligamento temporizado automático, como também o fechamento automático das portas após a partida do veículo tão logo ele atinja a velocidade média de 15 quilômetros horários.

Essa novidade é um avanço no que diz respeito à segurança dos ocupantes e também já estava disponível na linha 2002 do monovolume Zafira. O motorista poderá também estabelecer uma velocidade máxima, sendo avisado por um sinal sonoro quando ultrapassá-la.

Outras importantes novidades para a segurança do motorista e dos passageiros foram as as inclusões dos avisos, no painel de instrumentos, do excesso de velocidade pré-estabelecido, e do indicador de fechamento das portas (sinaliza quando qualquer uma das quatro não esteja bem fechada) e cinto de segurança não afivelado (nas versões equipadas com air-bag).

Todas as portas têm um um adesivo reflexivo na parte interna para alertar os demais motoristas de que a porta está aberta. Além disso a porta do motorista destrava-se quando a chave é retirada do contato.

No que diz respeito às cores, por exemplo, estão disponíveis seis opções, com destaque para as novas Cinza Nobre (metálica) e Vermelho Cardeal (perolizada). As outras quatro são: Prata Escuna (metálica) e Azul Darsena (perolizada), além das consagradas Branco Mahler e Preto Lizt (sólidas).

Freios, suspensão, rodas e pneus modificados-A linha Vectra 2002 apresenta modificações nos seus sistemas de suspensão, freios, rodas e pneus, que visam aumentar ainda mais o prazer em dirigir e possuir um veículo de alta confiabilidade.

Os novos conjuntos de rodas e pneus, enriquecem a aparência externa do veículo devido ao seu maior tamanho e novo e exclusivo visual das rodas e calotas para toda a linha. Além disso, os pneus mais largos para as versões GL, GLS e CD, garantem melhor desempenho tanto em estradas quanto no uso urbano.

A versão GL possui rodas em chapa de aço estampada de 15 polegadas com calotas de desenho exclusivo e pneus 195/65 R15 e pode, opcionalmente, ter rodas em alumínio de 15 polegadas.

Já na versão GLS as novas e exclusivas rodas são de 15 polegadas, enquanto que para a versão CD — com transmissões manual ou automática —, as novas e exclusivas rodas são de 16 polegadas e pneus mais largos 205/55 R16, que o torna único com essa configuração em sua categoria.

No conjunto da suspensão o conforto aumentou, sem comprometimento da estabilidade, graças a uma nova regulagem do sistema que compreende: barra estabilizadora traseira de maior diâmetro, novos batentes e amortecedores dianteiros e traseiros e novas molas dianteiras com tecnologia Side-load, possibilitando assim melhor absorção das irregularidades de pista, com maior conforto, segurança e prazer para os ocupantes, seja qual for a condição de tráfego.

Outra novidade está nos freios que foram unificados para toda a linha com a utilização de um sistema de maior capacidade de frenagem, anteriormente disponível apenas na versão CD do modelo.

O novo sistema garante melhor desempenho, mesmo em utilização mais severa, além de proporcionar menor desgaste dos componentes, com maior durabilidade.

Um dispositivo sonoro adicionado ao freio dianteiro emite um ruído específico quando as pastilhas estão desgastadas, avisando o melhor momento para a troca das mesmas com segurança, o que facilita a manutenção, e dá maior tranqüilidade ao usuário.

Além disso, para a versão GLS que possui a opção Display Multi-função — foi incorporado o alerta visual de pastilhas de freio desgastadas, função anteriormente disponível só para a versão CD.

Os freios ABS continuam como equipamento de série na versão CD e o Sistema de Controle de Tração (Traction Control) como uma opção disponível. A versão GLS tem o ABS como opção, idêntico ao existente na versão CD.

Exclusividades de série em cada modelo
A significativa evolução da linha 2002 do Vectra, desde a versão GL, quanto à incorporação de itens de série, atende aos gostos mais exigentes. São detalhes de aparência, conforto, conveniência e segurança que valorizam e dão ainda mais status ao modelo.

O novo e exclusivo volante de direção de quatro raios, macio ao toque e com almofada central que garante o acionamento da buzina em toda a sua superfície equipa as versões GL e GLS, esse último ainda com exclusivo volante revestido em couro com controle de rádio incorporado como item opcional.

A versão CD utiliza um volante mais completo, que além do revestimento em couro e controle de rádio, possui o sistema de segurança “air bag”.

No Vectra GL, o escapamento agora é polido. As laterais ganharam molduras de proteção na cor preta com lanternas indicadoras de direção integradas, e “saias” na cor do veículo.

Para completar o novo e elegante perfil da versão GL, as novas rodas estampadas aro 15 de cinco furos, com calotas redesenhadas e pneus 195/65 R.

O cinto de segurança central traseiro é de três pontos. Os espelhos retrovisores são elétricos. São também de série na versão GL, o levantador elétrico dos vidros das portas, com sistema um toque para subida e descida, dispositivo anti-esmagamento, fechamento automático dos vidros e sistema de alívio de pressão.

O novo escapamento do Vectra GLS é também polido. Nas laterais as molduras de proteção e maçanetas são da cor do veículo. Novas rodas de alumínio aro 15″, de cinco furos, com pneus radiais 195/65R e os faróis de neblina — com regulagem elétrica de altura dos faróis halógenos —, dão o toque final no visual externo.

Os bancos dianteiros da versão GLS oferecem convenientes porta-revistas na parte traseira do encosto. Atrás, o cinto de segurança central agora é de três pontos.

O espelho retrovisor interno é eletrocrômico (com escurecimento automático), um conforto especial indispensável no trânsito noturno. A temperatura do ar-condicionado é controlada eletronicamente. A versão GLS passou a ter freios a disco traseiros, reforçando a eficiência na frenagem.

Ponteira dupla e superfície polida. É assim o novo escapamento de série da versão CD passando a imagem de veículo mais potente.

As novas rodas de alumínio aro 16″ com pneus radiais 205/55R, com perfil mais baixo, chamam a atenção pela elegância, assim como os novos faróis com lentes fumê e as lanternas traseiras com detalhe na cor fumê na região da luz de ré. O “cruise control” — controlador de velocidade de cruzeiro —, agora é de série nessa versão.

Para maior conforto ainda, a versão CD conta com uma rede de fixação de bagagem, que evita que os objetos transportados se desloquem de um lado para outro, podendo ocasionar ruídos e desconforto aos ocupantes.

Os novos opcionais para as três versões
A linha 2002 do Vectra traz novidades disponíveis como itens opcionais para as três versões:
“Cruise control” para transmissão manual (GL e GLS);
Rodas de alumínio aro 15″ de cinco furos (GL);
Acabamento interno em couro na cor cinza (CD);
A opção de transmissão automática traz agora informações de posicionamento de marchas no painel de instrumentos (CD).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança