sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Inteligência embarcada

As novas perspectivas abertas pela tecnologia dos sensores, da rede multiplex e da central BSI tornaram possível o desenvolvimento de uma série de funções para aumentar o conforto, prazer de dirigir e segurança.

- Publicidade -

A função black-panel reduz a iluminação dos instrumentos para tornar a condução noturna menos cansativa para os olhos.

A velocidade dos limpadores do pára-brisa varia com a velocidade do veículo. Os limpadores dianteiros são equipados com sensores de chuva e entram em ação automaticamente.

O acendimento automático dos faróis é acionado por um sensor duplo que capta a luminosidade à frente e acima do veículo, transmitindo à central BSI (Caixa de Serviços Inteligentes) informações que identificam se é dia, noite, ou se o veículo está passando por um túnel ou viaduto.

Os faróis acendem ao anoitecer ou ao entrar num túnel, mas não acontece o mesmo sob uma passarela ou obstáculo passageiro.

- Publicidade -

Também são acesos automaticamente se a central BSI deteta o mais leve movimento dos limpadores ativados pela chuva.

Os faróis principais do C5 são equipados com refletores de amplo espectro para maior eficiência, utilizando lâmpadas de xenon que ampliam a potência de luz e tornam desnecessários os faróis de neblina (de série no V6).

O Citroën C5 é equipado com direção hidráulica de assistência variável de forma contínua de acordo com a velocidade, usando um circuito independente da suspensão.

O sistema de freios ABS – com distribuidor eletrônico de frenagem – e a função de assistência em frenagens de emergência são equipamentos de série no C5.

Os vidros são de acionamento elétrico e podem ser rebaixados ou elevados por uma tecla de um toque, além do sensor anti-esmagamento.

- Publicidade -

O teto solar tem as mesmas funções e ainda oferece seis estágios de abertura e três de inclinação. Os vidros das janelas e do teto solar também fecham automaticamente quando começa a chover.

Com quatro sensores no pára-choque traseiro, o C5 ajuda o motorista a manobrar o carro com segurança.

Ao aproximar-se de um obstáculo, um bip intermitente dá o sinal de alerta e sua freqüência aumenta até transformar-se num sinal contínuo quando o obstáculo está a 20 centímetros do carro.

Esse sistema entra em ação automaticamente com o engate da marcha à ré. Outro avanço do C5: sensores de queda da pressão dos pneus nas quatro rodas, que disparam um alarme e enviam uma mensagem imediata à tela multi-função no painel.

Graças ao sistema Multiplex, o C5 ganha uma nova chave-transponder de alta freqüência com três botões de controle.

O primeiro botão é usado para travar todas as portas, o segundo para destravar e o terceiro para acionar os vidros laterais e do teto solar.

Quando se pressiona o terceiro botão várias vezes em seqüência, o usuário pode fechar todas as janelas e o teto solar, abri-las levemente para arejar o carro ou ainda aumentar sua abertura.

Se o carro for destravado pela chave-transponder e nenhuma das portas for aberta em 30 segundos, o veículo é travado automaticamente como proteção nos casos de abertura acidental.

Quando o C5 começa a mover-se, a tampa do porta-malas também é travada até que seja reaberta pelo transponder.

A rede Multiplex também proporciona uma série de soluções para ampliar o conforto e a segurança como, por exemplo, o controle da iluminação interna, volume do rádio ajustado à velocidade, retrovisor do passageiro indexado à marcha-à-ré, retrovisores externos que se retraem quando o carro é travado, limpadores ativados com o lavador e com freqüência de acionamento ajustada à velocidade, corte automático de consumo de energia como do rádio e da iluminação 30 minutos após o desligamento do motor.

Os vidros das janelas e o ajuste dos bancos ficam também ativos por 30 segundos. A tela multifunção, em local ergonômico no painel principal, mostra informações do sistema de áudio e do computador de bordo, além das mensagens de alarme.

Mecânica Online & Imprensa Citroën

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança