sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Associação Brasileira de Engenharia discute inspeção veicular

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva organizou em São Paulo o tradicional Jantar do Meio Ambiente.

- Publicidade -

Neste ano, o evento discutiu os avanços tecnológicos da indústria automobilística e as medidas governamentais, como a nova fase do Proconve, que irá impor limites ainda mais rigorosos, visando a preservação do meio ambiente.

Mas, o principal assunto abordado foi a Inspeção Veicular.

“O Proconve e os avanços tecnológicos só terão significado se a Inspeção for implantada, pois fará com que os motoristas mantenham seus veículos em ordem, atendendo às especificações do Programa. Há anos, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva vem dando apoio ao Governo na tentativa de viabilizar sua implantação, mas até agora nada de concreto foi conseguido”, explica José Edison Parro, presidente da AEA.

O evento teve o patrocínio da Anfavea, Robert Bosch, Delphi, TRW, Petrobras, Afeevas (Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) e Magnetti Marelli.

- Publicidade -

Proconve e Inspeção Técnica Veicular

Desde a implantação do Proconve em 1987, atingiu-se uma redução de 97% da emissão de poluentes.

Segundo o coordenador do Proconve, Paulo Cesar Macedo, antes do programa, a emissão média de monóxido de carbono por veículo era de 54 g/km, hoje essa emissão é de 0,7 g/km.

“Uma meta não foi alcançada, a implementação em todo o País dos programas de inspeção de emissões, que certamente contribuirão para a manutenção dos níveis de emissões homologados”, explica Macedo.

A implantação da Inspeção Veicular é uma das medidas do Código de Trânsito Brasileiro, sancionado em 1997, que prevê uma vistoria técnica periódica das condições de segurança e das emissões dos veículos.

- Publicidade -

“Há anos, esse programa está na pauta do Ministério da Justiça, mas ainda não se chegou a uma conclusão de como aplicar a inspeção de maneira transparente e com credibilidade frente à população”, analisa o presidente da AEA.

Segurança no Trânsito

Além de melhorar a qualidade do ar, a Inspeção Técnica Veicular é imprescindível para que as vias públicas se tornem locais seguros para a população.

No Brasil, atualmente, acontecem cerca de 40 mil mortes no trânsito por ano, que representam 10% de todas as mortes no trânsito em todo o mundo.

“A Inspeção Veicular e a renovação da frota ajudariam a reverter esse quadro. Soma-se a isso a melhoria das vias públicas e, com certeza, o Brasil pode vir a ser um país com ruas mais seguras”, explica Parro.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo consultor de trânsito Roberto Scaringella, fundador da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e membro do conselho da AEA, a maioria dos acidentes está ligada à falha humana, às condições dos veículos e das vias, sendo que 27% desses acidentes estão relacionados ao estado de conservação dos veículos.

Benefícios da Inspeção Técnica Veicular

Os benefícios trazidos pela Inspeção Veicular são inúmeros. Além da redução no número de acidentes, também haverá uma diminuição da poluição urbana, economia de combustível e, principalmente, redução, de maneira significativa, do tempo gasto nos congestionamentos das grandes cidades, causados pela falta de manutenção dos veículos.

“A economia do País também será afetada de forma positiva. Haverá geração de emprego em toda a cadeia automotiva, ampliação dos investimentos em todos os setores envolvidos e diminuição de gastos com a saúde pública, gerados por acidentes de trânsito e pela poluição”, acrescenta Parro.

Printer Press Assessoria de Comunicação

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança