quinta-feira, 22 fevereiro , 2024
28 C
Recife

O Volvo ACC2 – transporte rápido para o aventureiro exigente

- Advertisement -

O Volvo ACC2 (Adventure Concept Car 2) foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar que a atual linha Volvo Cross Country tem um futuro excepcional à sua frente.

O ACC2 é o resultado de um estudo de conceito para veículos de alto desempenho para atividades esportivas, – o carro definitivo para aquelas aventuras de inverno. A exclusividade da cor “prata-aço” realça a sua aparência dinâmica.

Pela integração inteligente de avançadas soluções de tecnologia da informação, ele nos oferece uma idéia da tecnologia de informação que está à nossa espera no futuro.

- Advertisement -

Os grandes arcos das rodas imprimem força à sua forma inspirada em motores a jato, acomodando uma distância entre rodas mais larga e conferindo ao carro a idéia de capacidade. As partes mais baixas da carroceria foram protegidas por molduras nas portas.

As rodas de 18 polegadas têm pneus reforçados, desenvolvidos pela Michelin. Conhecidos como “pneus murchos ou vazios”, eles permitem que o motorista mantenha o controle do veículo, mesmo quando o pneu perde repentinamente a pressão.

Os faróis dianteiros se conectam ao sistema GPS, ajustando-os automaticamente ao padrão de luz, característico de tráfego na mão direita ou esquerda.

- Advertisement -

Frio, quente e inteligentE-O interior do ACC2 se inspira no hotel de gelo de Jukkasjärvi, na Suécia, e no famoso canivete suíço, resultando em um mix de superfícies frias, materiais quentes e funcionalidade inteligente.

“As superfícies de aço e alumínio enfatizam a percepção de se estar diante de uma máquina capaz, enquanto que os materiais suaves e naturais despertam uma sensação de conforto e aconchego”, explica o projetista de interiores Jonathan Dale.

Novo projeto de bancos-A configuração de assentos do Volvo ACC2 é 2 + 2. O novo projeto de bancos é uma das características mais diferenciadas deste carro conceitual.

O fino contorno do banco se baseia no design arredondado das cadeiras de madeira escandinavas e no formato dinâmico dos bancos de carros de corrida.

O ângulo fixo entre o assento e o encosto do banco revestido em couro natural e o suporte para a região lombar proporcionam máximo conforto.

Os encostos dos bancos traseiros podem ser dobrados para a frente, formando uma ótima superfície plana para receber carga.

O carpete quente e lanoso é feito do mesmo material das camas do hotel de gelo sueco, à prova d’água e macio ao toque.

Um brilho quente e laranja emana do console central, aumentando a sensação de calor e de aconchego.

Funcionalidade laranja e funções de segurança visíveis-O laranja foi usado para indicar funcionalidade. Sempre que se vê a cor laranja, existe uma função ou uma interação entre o carro e seus ocupantes.

Isso inclui todos os botões existentes no carro, as maçanetas das portas e os importantes acessórios e funções de segurança, como o indicador do sistema WHIPS (Whiplash Protection System), um sistema de proteção contra o efeito de chicote, bem como a barra SIPS (Side Impact Protection System), instalada em todos os bancos dando proteção contra impactos laterais.

Os acessórios de segurança embarcados foram tornados visíveis, pois pretendia-se ressaltar o avanço tecnológico da Volvo neste campo.

No ACC2, o cinto de segurança cruzado CrissCross, introduzido nos carros SCC (Safety Concept Cars), no ano passado, não é, de forma alguma, o único acessório de segurança visível.

As barras de segurança instaladas nas portas também servem para o passageiro se segurar e integram a gaiola de segurança.

O airbag do volante pode ser visto através do vidro fosco, assim como o estojo de primeiros-socorros e a caixa de ferramentas, ambos integrados nas portas dianteiras.

O console central – um “cinto de utilidades”-O console central do ACC2 aloja toda uma seleção de funções e acessórios high-tech.

A melhor descrição que lhe cabe é a de “cinto de utilidades”, permitindo ainda o acoplamento de vários itens, inclusive a conexão de um assistente digital PDA (Personal Digital Assistant), câmara fotográfica e filmadora digital de vídeo. O PDA inteligente e portátil, desenvolvido em conjunto com a Hewlett Packard, inclui um telefone e um sistema GPS online, que pode ser usado tanto fora como dentro do carro.

Possibilidades fantásticas-Quando você remove o PDA do carro, ele emprega tecnologia bluetooth para a transmissão de informações. Esta tecnologia abre toda uma ampla gama de possibilidades fantásticas para o futuro.

o Use o controle de voz e diga “give me powder” (“dê-me neve”) e o PDA vai navegar na web, em busca de informações sobre a localização da melhor neve, ainda intocada.

o Aponte para uma montanha e você obterá informações sobre encostas, condições do tempo e qualidade da neve.

o Se ficar preso em uma avalanche ou por causa do mau tempo, o PDA emitirá um sinal de SOS, através do sistema Volvo On Call. O equipamento de GPS vai repassar à equipe de resgate sua posição exata.

o O sistema também vai ajudá-lo a encontrar seu caminho de volta para casa, quando as condições do tempo estão péssimas. Além disso, poderá pré-aquecer o carro para seu maior conforto.

De volta ao carro, você poderá conectar sua filmadora e assistir suas aventuras na tela instalada no console e voltada para o banco traseiro.

O “cinto de utilidades” também inclui tocadores MP3 e DVD, uma garrafa térmica, quatro copos e óculos de sol laranja.

Motor de 300 hp-Embaixo do capô do ACC2, se encontra uma versão potente do motor de cinco cilindros e 2435 cilindradas da Volvo, gerando 300 hp e um torque de, no mínimo, 400 Nm.

Toda essa potência se soma à caixa de transmissão compacta, semi-automática, de seis marchas e quatro eixos, desenvolvida pela Volvo.

Os botões “Up” (para cima) e “Down” (para baixo) do câmbio foram integrados no volante, enquanto que o botão da marcha a ré se encontra no console central.

FOUR-C – uma exclusividade em chassis-O chassis continuamente controlado FOUR-C (Continuously Controlled Chassis Concept) é o mesmo dos carros com conceito de desempenho (Performance Concept Car).

A exclusividade do chassis FOUR-C consiste na sua capacidade de coletar uma grande quantidade de informações sobre a maneira do se mover e responder instantaneamente, ajustando as características do amortecedor de acordo.

O Volvo ACC2 também vem equipado com o sistema de tração nas quatro rodas AWD (All Wheel Drive), controlado eletronicamente. Sem dúvida, um carro para todas as estradas e pistas.

Mecânica Online & Imprensa Volvo

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Lançamentos