quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

1, 2, 3 vezes Audi em Le Mans!

A terceira vitória consecutiva da Audi nas 24 Horas de Le Mans, realizada nos dias 15 e 16 de junho, não poderia ter acontecido de forma mais afirmativa.

- Publicidade -

Os três R8 prateados – cada um levando uma das cores da bandeira alemã – cruzaram a linha de chegada nas três primeiras posições.

Frank Biela, Tom Kristensen e Emanuele Pirro, carregando a cor vermelha, tornaram-se o primeiro trio de pilotos a vencer três vezes consecutivas a mais importante e charmosa prova de endurance do mundo.

Johnny Herbert, Rinaldo “Dindo” Capello e Christian Pescatori, que largaram na pole position, chegaram em segundo, com a cor amarela, e o trio 100% alemão, formado por Michael Krumm, Philipp Peter e Marco Werner, carregou a cor preta e completou o pódio. Os três Audi R8 terminaram a prova seguindo exatamente sua ordem de numeração: 1, 2 e 3, levando ao delírio 220 mil espectadores.

O trio vencedor conquistou a liderança na quarta hora de corrida e a manteve até o fim. Biela, que largou, Kristensen e Pirro, que cruzou a linha de chegada, completaram 375 voltas (ou 5 118,75 quilômetros) no circuito de 13 650 metros, à média de 213 km/h.

- Publicidade -

E fizeram a volta mais rápida da prova, em 3min33,483s.

O Audi de número 2 ainda esboçou uma reação e trouxe mais emoção à 70a edição das 24 Horas de Le Mans, faltando cerca de uma hora para o fim, quando o italiano Christian Pescatori botou seu carro, que estava com uma volta de desvantagem, na mesma volta do seu conterrâneo Emanuele Pirro.

No fim, ele ainda teve de ceder o volante ao britânico Johnny Herbert, que chegou uma volta atrás dos líderes. O time Krumm/Peter/Werner completou 372 voltas.

Para ter uma noção da superioridade dos três Audi R8 da equipe oficial, o Team Joest, o quarto colocado, um Bentley guiado por Leitzinger, Van De Poele e Wallace, deu 362 voltas. Ou seja: chegou cerca de 180 quilômetros atrás do campeão e cerca de 140 atrás do terceiro colocado.

“É claro que nós sabíamos que com o carro e o time fantástico que tínhamos era perfeitamente possível vencer a corrida, mas sempre vem um medo de que algo errado aconteça, afinal é uma corrida de 24 horas”, disse o alemão Frank Biela.

- Publicidade -

Tom Kristensen não poupou elogios ao R8, um V8 biturbo de 3,6 litros e 610 cavalos de potência, que usa um revolucionário sistema FSI de injeção e dá ao motor somente a quantidade necessária de combustível, o que aumenta desempenho e economia.

“É um carro espetacular. O ritmo de corrida foi muito forte e sofremos bastante pressão. Você dirige o carro no limite o tempo todo e sempre dá a impressão que ainda há uma reserva”, disse o dinamarquês. Emanuele Pirro preferiu ressaltar o trabalho de equipe. “Era uma enorme responsabilidade vencer pela terceira vez aqui, porque muita gente se dedicou de corpo e alma a esta conquista. A Audi nos deu um carro espetacular, e nós, como pilotos, fizemos a nossa parte”, completou o italiano.

OS DEZ PRIMEIROS
1 – Biela/Kristensen/Pirro – Audi R8 – 375 voltas
2 – Herbert/Capello/Pescatori – Audi R8 – 374
3 – Krumm/Peter/Werner – Audi R8 – 372
4 – Leitzinger/Van De Poele/Wallace – Bentley – 362
5 – Lamy/Comas/Beretta – Dallara-Judd – 359
6 – Sarrazin/Montagny/Minassian – Dallara-Judd – 359
7 – Ara/Katoh/Dalmas – Audi – 358
8 – Lammers/Hildebrand/Coronel – Dome-Judd – 351
9 – Taylor/Angelelli/Tinseau – Cadillac – 344
10 – Boullion/Lagorce/Bourdais – Peugeot – 343

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais