sexta-feira, 3 maio , 2024
28 C
Recife

A tecnologia de carroçarias em alumínio

Nas duas últimas décadas, a Alcan Inc e a Alussuisse Group Ltd desenvolveram duas tecnologias totalmente diversas para o uso do alumínio na estrutura e na carroçaria de automóveis.

- Publicidade -

A Alussuisse, com 85% do mercado europeu, é especialista na tecnologia de chassi espacial, utilizada nos Audi A8 de produção e A2, inclusive com fundições de parede fina, componentes, elementos de fixação e unidades de fechamento – pára-lamas, portas, tampas etc.

A Alcan, com 65% do mercado norte-americano, é líder em carroçarias unitárias feitas em chapas de alumínio.

Considerando suas competências complementares, em Dezembro de 2000 os dois ferozes concorrentes resolveram se ‘casar’ e juntar suas tecnologias.

Formaram a nova Alcan Inc, a segunda maior fornecedora de alumínio do mundo, com US$ 12,5 bilhões em faturamento anual, 53.000 empregados e uma filosofia híbrida que defende o uso das duas tecnologias conforme melhor para o cliente.

- Publicidade -

Para o primeiro A8, a Alussuisse forneceu a ‘pele’ que cobria o chassi espacial feito pela Alcoa, num processo de manufatura 20% automatizado – uma sociedade que continua no novo A8.

Já para o A2, a Alussuisse forneceu tanto a pele como o chassi, num processo de manufatura 80% automatizado, que inclui a totalidade dos 82 pontos de rebitagem.

A Audi desistiu de fazer o A2, na opinião de seus principais fornecedores, porque o carro não é bonito, ninguém gosta dele e é caro demais, resultando num volume de vendas metade das 60.000 unidades anuais programadas.

O A2, porém, não é apenas um fracasso, e sim muito mais um primeiro passo para um futuro tecnológico que se afigura brilhante.

A Alussuisse acabou descobrindo que não precisava de tolerâncias tão pequenas quanto inicialmente projetadas em suas 13 peças hidroformadas e que poderia se limitar a apenas duas seções com esta tecnologia, reduzindo custos através da substituição das outras 11 por extrusões de aço de baixo peso.

- Publicidade -

A Alcan, por seu lado, tenta vender carroçarias unitárias à Ford e à GM, mostrando o que fez com o novo Jaguar XJ, que tem a primeira carroçaria monocoque rebitada, 200 kg mais leve do que se fosse feita em aço, e com 60% melhor resistência a torções.

A Alcan chama atenção para o fato de que o XJ demorou mais do que o esperado para chegar a mercado, não porque tivesse problemas com o alumínio, mas porque a Ford queria que a qualidade fosse absoluta.

Tanto a Audi como a Ford planejam lançar mais carros de alumínio no futuro próximo.

Com qual tecnologia, tudo depende: embora volumes acima de 40 mil unidades/ano geralmente se provem mais econômicas com o emprego de chapas em alumínio, que podem ser estampadas e soldadas à mesma velocidade do aço, ainda há outros fatores em jogo, inclusive culturais – da montadora e do mercado.

A nova Alcan tem sete fábricas na América do Norte e 12 na Alemanha e Suíça.
Fonte: TechTalk

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais