sexta-feira, 3 maio , 2024
28 C
Recife

Motoristas são as principais vítimas de dores lombares

Solidão, insegurança, horários e ritmos alterados, instabilidade de temperatura, tensão e ruídos em excesso são algumas das dificuldades diárias enfrentadas pelos motoristas de caminhões ou de ônibus que realizam viagens de longo percurso.

- Publicidade -

Essas condições profissionais, altamente fatigantes, normalmente desencadeiam doenças como a lombalgia, mais conhecida como dor nas costas.

Para alertar a população sobre os efeitos negativos desta e de outros tipos de dor e informar sobre as diferentes formas de tratamento, a sociedade sem fins lucrativos Aliviador está promovendo a Caravana Aliviador Lisador, ação que leva médicos especialistas no assunto para 20 cidades brasileiras.

Encontros com autoridades da área da saúde e palestras gratuitas para médicos, profissionais da saúde e para o público geral fazem parte das atividades dessa iniciativa.

Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Goiânia foram as quatro primeiras cidades a receber a caravana; outras dezesseis serão visitadas até abril de 2007.

- Publicidade -

Segundo o médico João Augusto Figueiró, coordenador científico da sociedade sem fins lucrativos Aliviador e médico assistente do Centro Multidisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a lombalgia tem origem nervosa ou muscular.

“Às vezes, a enfermidade também pode ser causada pelo estresse, pela fadiga ou contração generalizada devido à permanência numa mesma posição por um tempo prolongado, caso dos motoristas, que trabalham sentados por horas”, esclarece médico.

Aliado ao problema da postura, outros fatores estimulam o aparecimento da doença nessa categoria, entre os quais o excesso de peso, muitas horas de trabalho, sedentarismo, além dos descuidos com a saúde por ingestão de drogas, álcool e má alimentação.

“Devemos destacar que a inversão do ritmo do sono, a ausência de pausas para descanso, a falta de alongamentos ou de outras atividades físicas também são causadores da lombalgia” diz Figueiró.

Outro vilão do profissional é o pequeno espaço para movimentação na cabine do veículo.

- Publicidade -

São várias as tarefas realizadas na cabine, como monitorar controles e mostradores localizados no painel, teto ou em outro local.

O esforço para desenvolver essas ações específicas faz o motorista mexer a cabeça, tronco, os membros inferiores e superiores de maneira desordenada, que causam dor na coluna, ombro e pescoço.

A Organização Mundial de Saúde estima que 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas (lombalgia aguda) durante a sua vida.

E o número de pessoas que apresentam este sintoma cresce de acordo com o aumento da longevidade da população.

A expectativa de vida dos brasileiros que ficava em torno de 60 anos subiu para 75. Portanto, o medico alerta que é necessário prevenir problemas espinhais e não prestar atenção à coluna somente quando se sente dor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais