Comprovação é do CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária – um centro de pesquisa nacional patrocinado pelas seguradoras, que classifica os veículos de acordo com o custo e a facilidade de reparo
O recém-lançado Chevrolet Prisma foi eleito o sedã compacto com menor índice de reparabilidade em seu segmento no País.
O modelo Chevrolet obteve, após submeter-se a dois crash-tests, a melhor colocação em um ranking com todos os sedãs compactos, dentre eles o Ford Fiesta Sedã e o Fiat Siena.
O Prisma conseguiu a classificação 15 – a melhor em uma escala de que vai em ordem crescente de 10 a 60 – contra 19 do Fiesta e 30 do Siena.
Em suma, esse índice trata-se de um indicativo importante para o consumidor, já que significa uma considerável diminuição do custo de reparação do veículo, item importante para as seguradoras na elaboração dos custos do seguro.
Quanto menor for o índice, menor será o custo da reparabilidade do veículo. Esta foi a primeira vez que um sedã compacto obteve o índice 15, o menor até hoje na categoria.
Este trabalho é feito pelo CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária, um centro de pesquisa privado que estuda, avalia e oferece sugestões para os trabalhos de reparação automotiva no Brasil.
Ele funciona por meio do Núcleo de Pesquisa Automotiva da Fenaseg, a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização e segue as normas internacionais do RCAR, um conselho internacional dedicado à pesquisa de reparação e segurança.
Indicativo de seguro menor – O resultado do trabalho feito pelo CESVI será apresentado aos representantes das principais companhias de seguro veiculares do País, que consideram esses índices no estabelecimento de tarifas de prêmio e franquia muito mais precisas, já que serão baseadas em informações técnicas confiáveis.
A liderança do Prisma também reforça o título de “Melhor Carro Nacional 2006” conferido pela entidade Top Car TV, após eleição feita pelos editores de 19 programas de televisão – cobrindo todo o País – especializados em indústria automobilística.
Estes jornalistas já visitaram o CESVI e verificaram de perto o trabalho técnico realizado na elaboração dos rankings.
Para os futuros compradores do Chevrolet Prisma, o excelente índice de reparabilidade do veículo, pelo baixo número de peças afetadas nos testes e pelo custo das mesmas (peças metálicas externas e componentes mecânicos), representa a certeza de menor custo de seguro e franquia.
Em suma, trata-se de um indicativo importante para o consumidor, pois significa uma considerável diminuição do custo de reparação do veículo.
Ford EcoSport é destaque entre utilitários – O Ford EcoSport é o utilitário compacto que tem a melhor classificação com relação ao custo e facilidade de reparo no País, segundo o ranking CAR Group, mantido pelo Cesvi Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária.
O veículo está no grupo 21, dentro da escala que vai de 10 a 60 – quanto menor o número, melhor é o seu índice de reparabilidade.
O Fiesta Sedan, o Focus Hatch e o Fusion são outros modelos da marca classificados entre os melhores nos seus respectivos segmentos, dentro do grupo 19.
Critérios do Car Group – Ranking – O Car Group (CESVI Automotive Rating) foi criado como um ranking para apontar, por categoria de veículo no Brasil, os modelos que têm mais condições de proporcionar um reparo fácil e barato para as oficinas.
Com estas informações difundidas o consumidor pode comparar, na hora da compra, dois modelos de veículos que lhe interessam.
A tendência é que os modelos com melhor classificação no ranking também tenham valores de seguro mais vantajosos, já que o custo de reparo é utilizado como base para a tarifação de preços pelas seguradoras.
Os dados do Car Group também são úteis na escolha de veículos usados, para que o custo de eventuais reparos não seja um grande prejuízo para o bolso do consumidor, já que a maioria dos carros com mais de cinco anos de uso não possuem seguro.
Para determinar o resultado, o CESVI utiliza-se de conceituados engenheiros e de sua conhecida tecnologia, além de uma pista de testes em São Paulo.
O Prisma e os demais modelos submeteram-se a dois crash-tests, um impacto dianteiro e um traseiro, a uma velocidade de 15 quilômetros por hora, contra uma barreira fixa de 32 toneladas. O teste simula uma colisão com o veículo a uma velocidade de 30 km/h.
Após estes impactos são considerados nos veículos o custo da reparação dianteira e traseira, tempo de substituição das peças e a cesta básica das peças.
Pelo método utilizado chega-se ao IRC (Índice de Reparabilidade CESVI) do Chevrolet Prisma, que serve como orientador das companhias seguradoras quanto ao custo de reparo, índice importante de valores de prêmio e franquia de seguros.
O Cesvi desenvolveu o CAR Group (Cesvi Automotive Rating) para oferecer aos consumidores, às seguradoras e às montadoras informações técnicas sobre o custo e facilidade de reparo dos veículos comercializados no País.
Com essa avaliação, é possível comparar os modelos que têm mais condições de proporcionar um reparo fácil e barato nas oficinas.
Além disso, a tendência é que os modelos com melhor classificação no ranking também tenham valores de seguro mais vantajosos, já que o custo do reparo é utilizado como base para a formação de preços das seguradoras.
O nome do ranking vem do fato de que os veículos são classificados em grupos. Cada grupo representa uma faixa de valores relacionados ao seu custo ponderado de reparo. Desde 1996, o Cesvi pesquisa soluções para a reparação automotiva e prevenção de acidentes de trânsito.
É membro do Research Council for Automobile Repair (RCAR), conselho internacional de 27 centros de pesquisa dedicados a reparação e segurança viária, e também atua como núcleo de pesquisa automotiva da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), realizando estudos e informações técnicas para as seguradoras.
As tabelas completas do ranking Car Group estão disponíveis no site www.cesvibrasil.com.br