segunda-feira, 27 maio , 2024
28 C
Recife

Automóveis transformados precisam de Renavam próprio

Ao passar por alterações na estrutura, veículo se transforma em um novo modelo
CDs Mecânica Online®

- Publicidade -

Reportagem | Mecânica Online® & Matsuo Comunicação

Desde o ano de 2008, todo veículo transformado no Brasil precisa de Renavam próprio.

Para garantir os documentos de seus modelos e regulamentar a produção das picapes modificadas, a Tropical Cabines possui um técnico documentalista.

A presença deste profissional em uma fábrica de transformação de veículos não é uma constante. Empresas do mesmo setor, mas com demandas menores, podem terceirizar este serviço.

- Publicidade -

Diferentemente do que faz um despachante, é este profissional que gerencia o requerimento e encaminhamento dos papéis adequados aos órgãos responsáveis.

Na Tropical − com exceção aos automóveis personalizados, que possuem acessórios extras opcionais − esse processo acontece paralelamente à produção dos veículos.

Isso proporciona comodidade para o comprador, que sai da fábrica com seu carro devidamente regulamentado.

Renavam

Para regulamentar seus 16 modelos, a Tropical Cabines teve que receber uma certificação do Ibama, a qual é mantida anualmente por meio de vistorias no processo produtivo da fábrica.

- Publicidade -

O procedimento para aquisição do Renavam tem início com o encaminhamento do desenho de cada modelo à Instituição Técnica Licenciada (ITL), departamento ligado ao Inmetro. Lá, um engenheiro mecânico autoriza as definições estruturais do carro.

Após aprovação, o documento segue para o Denatran, em Brasília. O Certificado de Capacitação Técnica (CAT), que traz o número do Renavam para o novo modelo, fica pronto em 60 dias.

“Para que todo o processo aconteça, a marca investe em torno de R$ 20 mil a cada dois anos”, explica Raul Grenzel, técnico documentalista da Tropical Cabines.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais