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Segurança veicular, meio ambiente e trânsito são o foco de trabalho da AEA para o biênio 2011/2012

Nova gestão posiciona a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva como referência em engenharia e inaugura novo modo de gestão, com ênfase na produção de conteúdo técnico-científico em suas comissões e no estreitamento de laços junto a governo, indústria, instituições de ensino e sociedade

Reportagem | Mecânica Online®

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Com assessoria de imprensa da Textofinal de Comunicação Integrada

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Segurança veicular, meio ambiente e trânsito/transporte. Essas são as bandeiras que irão nortear os trabalhos da gestão 2011/2012 da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, a mais representativa organização do setor da mobilidade no País.

O anúncio das metas, projetos e planos de trabalho da AEA para o próximo biênio foi feito por Franco Ciranni, presidente da entidade, em entrevista coletiva no mês de junho, no Pullman São Paulo Ibirapuera Hotel, em São Paulo (SP). O evento contou também com apresença dos diretores da AEA.

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“A AEA enxerga os próximos anos como um período crucial para o setor automotivo, com fortes implicações não apenas para a cadeia produtiva do setor, mas para a economia brasileira e a sociedade em geral. A associação cumprirá seu papel histórico, de estar à frente das discussões mais relevantes do setor, oferecendo conhecimento científico de qualidade, que poderá ser base para regulamentações que se mostrarem necessárias”, afirma Ciranni.

Para alcançar esse objetivo, a associação está realizando um forte trabalho de aproximação de seus principais stakeholders, incluindo todas as esferas de governo, indústria, entidades internacionais – para intercâmbio de informações –, instituições de ensino e sociedade.

Do estreitamento dos laços com esses públicos, a AEA irá identificar quais são os assuntos que poderão se tornar tema de pesquisas junto às suas comissões técnicas.

“Temos aproximadamente 300 profissionais voluntários envolvidos nas comissões, formulando normas e pareceres sobre temas fundamentais para a engenharia. O resultado desses trabalhos será vistos em documentos técnicos e em cursos e eventos que promovemos, formando uma verdadeira cadeia de geração de conhecimento”, destaca o presidente da associação.

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Foi iniciativa da nova gestão reformular as comissões, no intuito de tornar esse ciclo mais produtivo. São ao todo 22 – incluindo grupos de trabalho –, sendo que sete delas abordam temas até então não explorados pela AEA.

Serão várias horas de trabalho anuais, que resultarão em estudos, cursos e treinamentos de alta consistência.

“Vamos efetuar mudanças concretas, porque, na efervescência desse mercado, a AEA tem de assumir o papel de referência de engenharia no setor automotivo”, declara Ciranni.

Mecânica Online® – Bandeiras – A identificação dos principais temas de trabalho da AEA foi o ponto de partida para delinear o funcionamento das comissões.

“Procuramos definir aspectos que, nos próximos anos, estarão na ordem do dia. O desenvolvimento do trânsito e transporte já é primordial para a vida nas cidades e a economia nacional. Da mesma forma, os assuntos relativos à segurança veicular e meio ambiente mostram sua importância não só apenas do ponto de vista legislativo, mas também pelo próprio contexto social. Todos os trabalhos desenvolvidos pela AEA vão convergir para esses pontos”, diz Ciranni.

A multiplicidade de assuntos dentro de cada bandeira endossa as palavras do presidente.

Em segurança veicular, por exemplo, já estão sendo preparados estudos sobre o uso do cinto de três pontos no assento do meio, em carros que comportam três ocupantes no banco traseiro; a política nacional de resíduos sólidos, que abre um caminho para a reciclagem no setor da mobilidade; e cadeirinhas para o transporte de crianças.

Mecânica Online® – Para um país cada vez mais preocupado com questões ambientais, a AEA, dentro da bandeira Meio Ambiente (Emissões e Reciclagem), já tem seus esforços voltados para a legislação off-road de emissões, sistema de medições de ruídos para veículos e biodiesel, envolvendo o estudo de temas com o aumento da fração desse combustível na mistura com o Diesel e o Diesel de cana, entre outros exemplos.

Além disso,foram criadas comissões específicas para os temas Eficiência Energética e Híbridos e Elétricos.

A real necessidade de desenvolvimento do transporte urbano e interestadual, bem como a urgência para soluções para o trânsito das cidades motivou a adoção da bandeira Trânsito/Transporte – uma iniciativa da nova gestão.

Nesse quesito, a AEA é parceira no Projeto Viajeo, da Ertico – ITS Europe, programa internacional de desenvolvimento de novas tecnologias para o processo organizacional do trânsito nas grandes metrópoles no mundo.

Para isso, a AEA tem participado de reuniões de entidades co-irmãs que estudam as questões do transporte de massa.

Nova AEA – O trabalho da nova gestão da AEA começou antes mesmo de 1º de janeiro deste ano, data em que presidente, vice e novos diretores foram empossados.

Entre novembro e dezembro de 2010, foram disparados teasers de relançamento da entidade para públicos estratégicos.

Desde então, a associação tem trabalhado na elaboração do planejamento estratégico.

“Com nossas ações iniciais, alcançamos mais de 150 mil profissionais, gerando aumento de 30% no número de associados e incremento de 85% no faturamento do primeiro semestre da AEA. Nossa ideia foi realizar um trabalho organizacional completo, de forma a ter um processo de trabalho coeso e assertivo, que possa ser aproveitado pelas próximas gestões da AEA”, finaliza Ciranni.
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