domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Tecnologia inovadora vai permitir aviões mais leves

Novas soluções reduzem o peso do avião em até 10% e diminuem o custo de fabricação, operação e manutenção das aeronaves em até 30%

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

Reportagem | Mecânica Online® & CDI

A Alcoa anuncia o desenvolvimento de tecnologias em alumínio inovadoras para o segmento Aeroespacial.

São novas tecnologias que permitirão aos fabricantes a produção de aviões substancialmente mais leves, além de possibilitar a redução no custo de operação das aeronaves para curtas distâncias.

- Publicidade -

Estas soluções combinam novas ligas de alumínio e tecnologias estruturais avançadas, utilizando chapas, placas, forjados e produtos extrudados na estrutura da aeronave, incluindo as asas do avião e elementos de fuselagem.

As novas tecnologias proporcionam a redução de peso da aeronave em até 10% e diminuição em até 30% dos custos de manufatura, operação e reparos, se comparadas às aeronaves com uso intensivo de compósitos.

Além disso, propiciam aumento de 12% em eficiência no consumo de combustível.

Para o passageiro, oferecem o conforto equivalente às aeronaves com uso intensivo de compósitos, como maior pressão da cabine, janelas maiores e maior umidade.

O portfólio de novas soluções inclui ligas avançadas e alumínio-lítio de terceira geração, que resultam em uma densidade até 7% mais baixa nas principais aplicações estruturais, além da relevante resistência à corrosão.

- Publicidade -

As novas ligas de alumínio-lítio da Alcoa (em placas) foram selecionadas para aplicações em aeronaves comerciais de grande porte e estão sendo usadas em aviões que serão lançados no mercado.

Os novos aprimoramentos em aerodinâmica para fuselagem desenvolvidos pela Alcoa reduzem o arrasto de superfície em até 6%.

Além disso, novas tecnologias estruturais avançadas que usam produtos forjados, extrudados e laminados permitem mais alongamento de asa, gerando economia de combustível.

Oferecem ainda dez vezes mais tolerância a danos do que as ligas convencionais e permitem maior pressurização da cabine para proporcionar mais conforto aos passageiros, à altura de todas as novas estruturas de aeronave atualmente em desenvolvimento.

“Ao começarmos a trabalhar nessas novas soluções, queríamos assegurar que contribuíssem para todas as quatro fases do ciclo de vida de um avião”, afirmou Eric Roegner, presidente da Alcoa Forjados e Extrudados.

“Na fase de construção, vamos diminuir os custos de fabricação e montagem e reduzir os riscos para o fabricante por meio de cadeias de suprimento de alto volume com requisitos de investimento mais baixos por meio de infraestrutura existente. Os operadores de aeronaves querem o risco reduzido associado à entrega pontual”, afirma.

“Na etapa seguinte, quando os aviões são operados, o peso mais baixo e as tecnologias aerodinâmicas aumentarão a eficiência do combustível em até 12%, valor que chega a 27% quando se leva em conta os novos motores”, disse Roegner.

“Na terceira fase, quando as companhias aéreas utilizarão o avião, diminuiremos os custos devido à maior resistência à corrosão, que ajuda nos requisitos de intervalos de inspeção”, afirma Mick Wallis, presidente da Alcoa Rolled Products, responsável pelos produtos: chapas e placas no mercado Aeroespacial.

E na última fase, acrescenta Wallis, “no fim do uso do avião, a reciclabilidade infinita do alumínio o situa bem acima dos outros materiais na medida em que se transforma em produtos úteis repetidas vezes”.

Descobertas da pesquisa – A Alcoa realizou uma pesquisa de mercado em todo o setor – incluindo os atores mais importantes, como companhias aéreas, empresas de manutenção e de leasing – para investigar as percepções de escolha para aplicações estruturais principais, sendo que as novas soluções superaram os materiais compósitos em termos de aprovação.

O mais revelador é que, quanto mais as pessoas compreendiam os detalhes das soluções, mais aprovavam o alumínio para a próxima geração de estruturas de aeronaves em comparação com os materiais compósitos.

Aproximadamente três de cada quatro entrevistados das áreas técnica e de projeto mostraram uma percepção favorável do alumínio como principal material para novas aeronaves, versus 54% para os materiais compósitos.

Os resultados foram inversos entre os consultados das áreas administrativa e comercial.

Quando a pergunta definitiva era feita – qual a probabilidade de você recomendar as soluções da Alcoa se elas fossem capazes de proporcionar uma redução de peso de 10%, risco mais baixo e fossem 30% mais baratas em termos de fabricação, operação e manutenção? – 75% dos entrevistados disseram que recomendariam as estruturas de alumínio.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias Tecnovidade

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança