quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Rodamos na Alemanha com o Golf Variant que chega agora ao Brasil

Mecânica Online® aproveitou viagem na Alemanha e rodou com mesma versão oferecida ao mercado brasileiro que ganha destaque em eficiência energética – Um dos modelos de destaque da Volkswagen na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o Golf Variant, chega para ocupar um espaço pouco explorado por outros fabricantes, principalmente quando considerando versões Premium. A station wagon é baseada no Golf, a partir da nova Matriz Modular Transversal (MQB), que redefine níveis de tecnologia, segurança e conforto com foco na família.

- Publicidade -

No mesmo momento em que a Volkswagen lança o modelo no Brasil, o Mecânica Online®, com Tarcisio Dias, a convite da Bosch, esteve na Alemanha na Cobertura da Convenção Mundial de Imprensa da Bosch, e aproveitamos para testar nas autobahns alemães todos os recursos que o modelo oferece. Agradecemos a Volkswagen do Brasil a oportunidade de avaliar o veículo em primeira mão e trazer para você nossas impressões.

E já começamos logo afirmando: oferecida nas versões Confortline e Highline, a combinação entre o motor 1.4 TSI de 140 cv e câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic” garante economia e desempenho sem igual. Apesar do tamanho, das malas e tudo mais, a sensação é que o modelo é muito leve.

No pacote de tecnologias destaques para o sistema Start-Stop, freios com sistema “Multicollision Brake”, ACC e FLA – Front Light Assist, entre outros, que você confere em mais detalhes logo abaixo.

A versão comercializada no Brasil é produzida em Puebla, no México e tem a mesma Matriz Modular Transversal (MQB), que garante mais flexibilidade em todo processo de produção e distribuição da massa do veículo.

- Publicidade -

Oferecido nas versões Comfortline e Highline, o Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.

Ambas as versões do Golf Variant têm esse motor combinado exclusivamente à transmissão automática DSG de sete marchas, com função “Tiptronic” (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).

Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.

Com 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback, o Golf Variant mede 4.562 mm. Seu desenho traz as mesmas e impactantes linhas do modelo do qual deriva, em especial até a coluna central (“B”).

O Golf Variant mede 4.562 milímetros de comprimento – são 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback –, com 1.799 milímetros de largura (sem espelhos retrovisores) e 1.481 milímetros de altura. A distância entre-eixos é de 2.630 milímetros. Essas proporções representam um projeto impressionante: até as portas dianteiras, seguem-se as linhas precisas do hatchback. O estilo do Golf Variant se desenvolve a partir das colunas centrais “B” em direção à traseira.

- Publicidade -

A Volkswagen foi bastante atenciosa e ao chegar ao hotel já estava estacionado para nosso teste o Golf Variant. No dia seguinte partimos de Frankfurt para Munique, colocamos com facilidade duas malas grandes no porta-malas, com 32 quilos cada uma. Nem foi preciso alterar a posição dos bancos traseiros. Pela frente nada menos que 460 quilômetros de viagem, pois Sttutgart estava em nosso roteiro.

Se a primeira impressão é a que fica, os designers da Volkswagen foram muito bem sucedidos ao transferir para o Golf Variant as características de formas típicas do Golf – como o formato de arco tensionado com uma flecha –, da coluna traseira “C” para a “D”. Visualmente, isso tornou o “terceiro” vidro lateral uma parte da coluna “D”. Enquanto isso, as novas lanternas traseiras do Golf Variant com desenho exclusivo mostram sua ligação com o desenho do hatchback.

O Golf Variant é, a exemplo do hatchback, equipado de série em ambas as versões com sistema start/stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).

São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.

No Brasil as versões Comfortline e Highline – O Golf Variant é oferecido no mercado brasileiro nas versões Comfortline e Highline. Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de uso diurno. Para a versão Highline estão disponíveis, como opcionais, faróis bixenônio com LEDs para uso diurno.

Externamente as versões se diferenciam pelos frisos cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na cor prata anodizada na versão Highline e na cor preta na versão Comfortline.

Em ambas as versões o Golf Variant é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17. A versão Highline tem como opcionais as rodas de liga leve “Geneva” e “Madrid”, ambas de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17.

O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio têm revestimento de couro.

A versão Highline oferece duas opções de revestimento de couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os bancos dianteiros do Golf Variant Highline possuem desenho esportivo, com mais apoio lateral. Além disso, a cabine do Golf Variant em sua versão de topo possui iluminação ambiente.

O Golf Variant traz de série, a partir da versão Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.

O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura nos bancos do motorista e do passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.

E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro para bancos e cabine, controlador de velocidade cruzeiro (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado Climatronic com duas zonas de resfriamento, luzes ambiente, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíveis eletronicamente.

Interior – Espaço para passageiros. O Golf Variant se beneficia dos conceitos da MQB para espaço na cabine. A altura em seu interior é de 981 mm na dianteira e de 980 mm na traseira. Os passageiros do banco traseiro têm ótimo espaço para as pernas. O espaço para os cotovelos também é excelente, de 1.469 mm na dianteira e de 1.441 mm na traseira.

Em seu interior, o Golf Variant também ultrapassa as fronteiras de sua categoria em termos de qualidade de materiais, aparência e design. O amplo console central remete a veículos de classes superiores.

Sob o módulo de informação e entretenimento, montado bem ao centro do painel, estão os controles bem distribuídos do sistema de climatização. Segue-se a parte inferior do console, que se prolonga até alinhar-se com o grande apoio de braços central. Há um porta-objetos maior oculto sob o apoio de braços central, que pode ser ajustado no sentido longitudinal e em altura.

Os comandos dos vidros elétricos são colocados ergonomicamente nos apoios de braços. No lado do motorista, à frente da maçaneta da porta, fica o controle de ajuste dos espelhos elétricos. Os painéis de acabamento das portas são decorados com a interseção de duas linhas curvas que separam inteligentemente suas áreas funcionais: apoio de braço, maçaneta, porta-objetos e alto-falante.

Na versão Highline, o sistema de iluminação ambiente proporciona excelente luminosidade e uma elegante atmosfera noturna. A iluminação branca dos botões e interruptores ressalta a sensação de requinte.

Mecânica Online® – É aqui o destaque em nossa avaliação do Golf Variant. Sua motorização 1.4l TSI BlueMotion Technology é excelente. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.

Esse motor desenvolve potência de 140 cv a partir de 4.500 rpm, estendendo-se até 6.000 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge já a apenas 1.500 rpm, mantendo-se pleno a até 3.500 rpm – a extensa faixa de ocorrência do torque máximo e da potência demonstra a elasticidade e a eficiência do motor.

Os números de desempenho mostram o lado esportivo do Golf Variant: são apenas 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, unicamente com gasolina. Seu peso em ordem de marcha é de 1.357 kg.

O Golf Variant tem também excelente diâmetro de giro de apenas 10,9 metros (sua direção tem assistência elétrica), o que facilita na realização de manobras em locais de espaço reduzido e em estacionamentos.

Durante nossa estada na Alemanha, com um tanque de combustível foi possível ir de Frankfurt a Munique e voltar. Estradas de alta qualidade combinando com tecnologia permitiram um desempenho excelente do motor e autonomia final do veículo. Tudo isso considerando o modelo carregado.

Sistemas de assistência – proteção automática – Novos sistemas de assistência incluem freios com sistema “Multicollision Brake” ¬– o Grupo Volkswagen é o único fabricante de automóveis do mundo a implementar tal sistema como item de série em um carro dessa categoria: um sistema proativo de proteção aos ocupantes e o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS).

Está, ainda, à disposição o controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), com Front Assist e função de City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência Urbana), Detector de Fadiga e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0, incluindo o Optical Parking System (display 360º), assim como as funções automáticas de iluminação do FLA – Front Light Assist.

Há outras novas tecnologias, como seleção do perfil de direção com quatro modos (‘Normal’, ‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Individual’), nova tela de controle do sistema de climatização, também pioneira no segmento, e uma nova geração de sistemas de informação e entretenimento.

Freios com sistema “Multicollision Brake”. Um item inovador no Golf Variant é o sistema de freios com sistema “Multicollision Brake”, que evita a ocorrência de colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial. O recurso foi premiado como mais importante inovação de segurança do maior automóvel clube da Alemanha (ADAC).

Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com sistema “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.

O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado. Em suma, esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS). Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo. O bloqueio do diferencial é ajustado especificamente para cada modelo Volkswagen. No Golf Variant, suas funções foram ampliadas para todas as situações de condução.

O sistema melhora a agilidade do veículo e reduz a necessidade de se aplicar acentuado ângulo de esterço no volante para que entre em ação a frenagem nas rodas internas à curva em ambos os eixos. Isso significa que a força de frenagem aplicada colabora para que se mantenha um ângulo de esterço próximo ao de um veículo trafegando normalmente.

O recurso também colabora para reduzir sensivelmente o subesterço (saída de frente), melhorando a tração. Em adição a isso, o bloqueio do diferencial atua sobre qualquer condição de piso, resultando em dirigibilidade mais precisa.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). A proteção proativa dos ocupantes do carro é um exemplo típico de uma tecnologia transferida da categoria luxo para a classe dos veículos médios. A Volkswagen implementou o sistema se proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg. O sistema também passou a ser oferecido no Novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de sistema de proteção.

Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.

ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, como o Golf Variant, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente.

O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).

A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis de condução oferecido no Golf Variant. Esse recurso foi

Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A nova função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.

City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.

Detector de fadiga. Esse sistema, introduzido primeiramente no atual Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.

Independentemente do monitoramento, sempre que o sistema é ativado recomenda ao motorista um intervalo para descansar após quatro horas contínuas de direção.

FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf Variant ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.

Park Assist 2.0. A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrasom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio.

O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.

Seleção do perfil de condução – O Golf Variant oferece como opcional sistema de seleção do perfil de condução. São quatro modos de condução disponíveis: Normal, Sport, Eco e Individual. No perfil de direção Eco, os gerenciamentos do motor, ar-condicionado e outros sistemas auxiliares são controlados para alcançar o máximo de eficiência no consumo de combustível.

Sistemas de infotainment – sensor de proximidade – A Volkswagen oferece para o Golf Variant nova geração de sistemas de infotainment e rádio/navegação, com telas sensíveis ao toque. Há três versões, com telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 polegadas e 8 polegadas.

Todas as telas possuem sensores de proximidade: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada.

O modo display mostra uma tela reduzida apenas ao essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.

Sistema de infotainment ‘Composition Media’ (tela de 5,8 polegadas). Sua tela colorida é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. Também há quatro botões à esquerda e à direita da tela. Eles também dão acesso, dependendo do equipamento do veículo – aos menus ‘Phone’ e ‘Voice’ (controle por meio da voz).

Rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros e um CD Player (compatível com MP3), o “Composition Media” é equipado com preparação para telefone (Bluetooth) e interface compatível com iPod / iPhone. Ao mesmo tempo, as interfaces de conexão estão localizadas em um compartimento separado no console central, próximo da alavanca de câmbio.

Função de navegação ‘Discover Media’ (tela de 5,8 polegadas). O sistema “Composition Media” possui módulo de navegação (Discover Media) anexado. Os itens e funções são idênticos exceto pelo sistema de navegação, que é integrado a dados de mapas brasileiros e à segunda entrada para cartão SD. O computador de navegação fica no porta-luvas, junto com o CD Player e a entrada para cartão SD. Atualizações dos mapas de navegação estão incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.

Sistema de infotainment ‘Discover Pro’ (tela de 8 polegadas). Sua tela colorida de 8 polegadas (opcional) é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos.

O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, controle por voz, sistema Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3). Além disso, esse sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para USB. Outro diferencial do Novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.

Sete airbags. O Golf Variant, assim como todos os modelos da família Golf vendidos no Brasil, traz de fábrica sete airbags (dois frontais, dois laterais e dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista). Há também freios ABS com BAS e EBD, controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Equipamentos de série – O Golf Variant traz de série, a partir da versão Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico, sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), faróis de neblina com função de luz de conversão e assistente de partida em rampa (Hill Assist).

O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.

E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro para bancos e cabine, controlador de cruzeiro, sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado de duas zonas de resfriamento, luzes ambiente, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíves eletronicamente.

Pacotes de equipamentos – Comfortline. Como opcionais, o Golf Variant Comfortline oferece dois pacotes: Elegance e Exclusive. O primeiro é composto por volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo e shift paddles, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade com função “Coming & Leaving home” e rodas “Dijon” de 17 polegadas.

O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com sistema de navegação, tela de 5,8 polegadas, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone. Além disso, o sistema conta com o Map Care, que permite a atualização dos mapas do navegador por três anos sem custo adicional.

Highline. A versão Highline tem três pacotes de equipamentos como opcionais: Elegance, Exclusive e Premium. O primeiro traz sistema de infotainment “Discover Media”, sistema Kessy de abertura das portas com sensor de proximidade e partida do motor por botão, seleção de perfil de condução e rodas “Geneva” de 17 polegadas.

O pacote Exclusive adiciona faróis bixenônio em LEDs para luz de condução diurna, sistema FLA e o pacote com ACC, Front Assist e City Emergency Brake.

No pacote Premium estão incluídos o sistema de infotainment “Discover Pro”, com tela de 8 polegadas, o Park Assist 2.0 com câmera traseira, ajustes elétricos para o banco do motorista, sistema Pro Active e detetor de fadiga.

O teto solar elétrico panorâmico também é um item opcional para o Golf Variant Comfortline, conferindo mais exclusividade ao modelo.

O Golf Variant oferece nove opções de cores: três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja), quatro metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night, Azul Silk e cinza Platinum) e uma perolizada, Preto Mystic.

Preços e pacotes – A versão de entrada Comfortline tem preço inicial de R$ 87.490 e traz de série, além dos itens já citados, ar-condicionado, volante revestido em couro, conjunto elétrico (vidros, travas e espelhos), faróis de neblina com função auxiliar em curvas, sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro), sistema multimídia com CD/MP3-Player e Bluetooth, com rodas são de liga leve de 16 polegadas.

Por mais R$ 4.500 é possível acrescentar o pacote “Elegance” traz volante multifuncional com aletas para troca de marcha, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade com função “Coming&Leaving home” e rodas de 17 polegadas. A “Exclusive” adiciona ao pacote “Elegance” mais R$ 8.890 e acrescenta sistema de navegação com tela de 5,8 polegadas, comando de voz, sensor de aproximação, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone. Além disso, o sistema conta com o “MapCare”, que atualiza os mapas do navegador gratuitamente por três anos.

Já a versão topo de linha Highline parte de R$ 94.990 e traz de série os itens da Comfortline mais volante multifuncional com aletas para troca de marchas, iluminação ambiente, espelhos retrovisores rebatíveis eletronicamente, ar-condicionado de duas zonas de climatização, revestimento em couro para bancos e cabine (em duas tonalidades, clara e escura), controlador automático de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e luminosidade.

Essa versão conta com três pacotes de opcionais. Os equipamentos empolgam – o preço, não. Na “Elegance”, por mais R$ 5.820 o cliente leva sistema multimídia “Discover Media”, sistema “Kessy” de abertura das portas com sensor de proximidade, sistema de partida por botão, seleção de perfil de condução (Normal, Sport, Eco e Individual) e rodasde 17 polegadas. Na calculadora, some outros R$ 15.700 no pacote “Exclusive”, que adiciona faróis bixenônio com LEDs para condução diurna, assistente de luz para farol alto e o sistema ACC (Controlador adaptativo de distância e velocidade), com “Front Assist” e freios de emergência (que identificam a iminência de uma batida e freia o carro automaticamente).

No pacote “Premium”, inclua astronômicos R$ 26.670 pelo sistema multimídia “Discover Pro”, com tela de 8 polegadas, e o sistema “Park Assist 2.0” com câmera traseira. Esse conjunto traz também ajustes elétricos para o banco do motorista, sistema “Pro Active” e detector de fadiga. Lembrando que o teto solar elétrico panorâmico também é opcional para as duas versões. Ah, por outros R$ 5.300.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais