sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

“Linha Family” permitirá que ciclomotores transportem até quatro pessoas

Três, quatro pessoas numa moto – além de proibida, a prática implica em riscos ao condutor e aos passageiros. Apesar disso, a prática é comum Brasil afora.

- Publicidade -

Em outras cidades, os mototaxistas também gostariam de poder carregar mais passageiros ou ter condições de acomodar bagagem.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Inventor criou dispositivo construtivo para ampliar capacidade de motos e congêneres.[/box]

Atento a essas questões, o engenheiro civil Gilmar Henriques de Souza, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu uma disposição construtiva que amplia a capacidade de transporte de veículos ciclomotores.

A “linha Family” idealizada por Gilmar visa atingir veículos como motocicletas, motonetas, scooters com motorização superior a 50 cilindradas. “Poderíamos carregar mais pessoas em segurança a um custo acessível ao consumidor de menor renda”, avalia Gilmar.

- Publicidade -

Os ciclomotores da “linha Family” terão chassi mais longo, sobre o qual se instala um banco com três ou quatro assentos, corrente de transmissão da engrenagem motora do câmbio, interligada ao motor e à engrenagem movida que é integrada à roda traseira do veículo. O projeto ainda conta com molas e amortecedores dianteiros e traseiros com capacidade adequada para suportar peso equivalente a até quatro pessoas, com bagageiro de cargo.

Gilmar já patenteou o projeto da “linha Family” e busca investidores para sua comercialização, seja por meio da venda da patente ou de licenciamento.

Saiba mais sobre a “linha Family”: Gilmar Henriques concedeu uma entrevista para o programa da ANI, clique aqui para conferir.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança