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Hyundai lança HB20 1.0 com motorização turbo que produz 105 cavalos de potência

A Hyundai Motor Brasil é um exemplo de empresa que entendeu o desejo do consumidor. Com apenas um modelo, mas nas versões hatch, sedã e aventureira, consegue grande presença de mercado e agrada em cheio seus consumidores.

Agora a marca dá mais um passo e apresenta o novo HB20 1.0 Turbo, ampliando a oferta de motores na família HB20, que atualmente conta com as versões naturalmente aspiradas de 80 cv (1.0) e 128 cv (1.6).

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Trazendo 105 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque de 15,0 kgf.m disponível já a 1.550 rpm, o novo motor combina alto desempenho e eficiência energética, e proporciona aos consumidores do segmento de veículos compactos a experiência de dirigir um carro turbo aliada à capacidade de transportar cinco ocupantes e suas bagagens confortavelmente.

Com o início das vendas previsto para o próximo dia 26 de abril, o HB20 1.0 Turbo é 31% mais potente e tem 47% mais torque quando comparado ao HB20 1.0 aspirado.

Em performance, isso se traduz em velocidade máxima de 182 km/h para o hatch, uma significativa diferença de 13%; aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, 23% mais rápida; e retomadas de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h mais curtas, em 24% e 30% do tempo, respectivamente. Para o sedã, a velocidade máxima passa a 183 km/h e os dados de aceleração e retomada são similares aos do hatch.

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Mecânica Online – Primeiro turbo com tecnologia flex de combustível da Hyundai no mundo, o propulsor está disponível tanto para hatch como sedã, nas configurações Comfort Plus e Comfort Style. Seguindo o conceito de downsizing, ele garante desempenho equivalente a motores de deslocamento maior – 1.4, 1.5 e, em alguns casos, até mesmo 1.6 – com consumo de combustível mais eficaz.

Assim como na versão 1.0 aspirada, o motor Hyundai Kappa 1.0 Turbo tem 3 cilindros em linha, 12 válvulas e bloco e cabeçote em alumínio. O comando de válvulas é duplo no cabeçote e variável na admissão – DOHC e CVVT –, sendo controlado por corrente e o virabrequim está desalinhado em relação aos cilindros, reduzindo o atrito dos pistões em movimento e o consumo de combustível.

Mas as semelhanças param por aí. O novo propulsor traz turbocompressor de geometria fixa, com baixa inércia e turbina de apenas 34 mm de diâmetro.

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Feita de liga de níquel, essa turbina garante ótimo desempenho mesmo em altas temperaturas, com rotação máxima de 280.000 rpm. Seu regime normal de trabalho é de até 230.000 rpm e 1,9 bar, ou seja, 0,9 bar de pressão adicional acima da pressão atmosférica ao nível do mar.

A válvula de alívio da turbina, também chamada de válvula de controle de pressão, e a válvula de alívio do compressor são variáveis e controladas eletronicamente, o que garante um funcionamento suave ao motor, que sobe de rotação de maneira constante.

A primeira despeja os gases do escapamento não utilizados no turbo diretamente no catalisador e funciona totalmente aberta em situações de baixa carga para reduzir consumo de combustível e emissão de poluentes. A segunda controla a pressão do ar comprimido, direcionando o excesso de pressão para o filtro de ar.

Além disso, a turbina está fixada diretamente no cabeçote do motor, diminuindo consideravelmente o tempo de enchimento do turbocompressor (turbo lag) e fazendo com que os gases cheguem rapidamente ao catalisador, localizado logo após a saída da turbina.

Na prática, isso significa a redução da emissão de poluentes, pois o catalisador atinge sua temperatura ideal de funcionamento mais rápido. O arrefecimento da turbina é feito por uma nova galeria de óleo exclusiva.

O motor 1.0 turbo do HB20 usa um intercooler tipo ar-ar de alta eficiência. Sua função é ampliar a eficiência energética da combustão, reduzindo a temperatura e, consequentemente, aumentando a densidade do ar que é admitido no motor.

Por exemplo, o ar ambiente, normalmente em torno de 25ºC, pode atingir temperaturas acima de 100ºC quando comprimido no turbo, mas resfria-se a até 30ºC ao passar pelo intercooler.

Por estar exposto diretamente ao fluxo de ar atmosférico, posicionado do lado direito do radiador principal, o intercooler possui um bônus de performance ligado a velocidade do carro: quanto mais rápido o carro se locomove, mais eficiente é a operação do intercooler. Sua manutenção também fica mais simples e bar

Um novo filtro de ar, maior, foi adotado em função do aumento da massa de ar admitida no motor. O sistema de alimentação de combustível também é mais potente: a pressão de alimentação passa de 3,5 para 3,8 bar e os bicos injetores são de maior vazão, adotando agora 10 furos.

O óleo do motor muda de especificação e passa a ser ACEA A5, próprio para aplicações em temperaturas elevadas. O volume de óleo aumenta em relação ao 1.0 aspirado, de 2,9l para 3,5l, e o motor utiliza uma nova bomba de óleo de dois estágios, reduzindo o consumo de combustível.

Um novo cabeçote, agora com taxa de compressão de 9,5:1 (contra 12,5:1 no aspirado, redução de 24%), permite aproveitar melhor o ar que chega comprimido. Ele possui galerias de arrefecimento e lubrificação maiores para melhorar o controle térmico do motor. As cabeças dos pistões são refrigeradas por esguichos de óleo vindos da região inferior.

Também é novo o coletor de admissão com formato otimizado para criar um fluxo de gases mais linear e reduzir perdas de energia, aumentando a turbulência dentro dos cilindros e, desta forma, melhorando a queima do combustível. Velas de ignição são mais longas e há uma nova bomba de vácuo mecânica para acionar o servofreio, ativada diretamente pelo comando de válvulas.

O motor turbo adota novos coxins, maiores e mais resistentes, para lidar com o torque quase 50% maior. As bielas e as bronzinas também são novas e reforçadas, assim como as capas dos mancais do comando de válvulas.

Câmbio de 6 marchas –Para a versão turbo, a transmissão manual passa a ser de seis velocidades e não mais cinco. As primeiras marchas são mais longas e o diferencial também foi alongado em 10% em relação ao motor 1.0 aspirado.

A embreagem é mais robusta para lidar com o torque maior, tendo agora 215 mm de diâmetro contra os 180 mm anteriores.

As novas relações de marcha são:

Marcha Relação
3,833
2,143
1,370
0,971
0,774
0,639
3,700
Diferencial 4,563

As marchas mais longas aproveitam o alto torque disponível em baixa rotação e a sexta marcha entra como sobremarcha (overdrive), para economia de combustível, redução de emissões de poluentes e aumento do conforto acústico nas altas velocidades.

Ao viajar a 100 km/h em sexta marcha, por exemplo, o motor gira a 2.650 rpm; rotação que estaria na casa das 3.200 rpm quando limitada à quinta marcha.

Com essas mudanças, a velocidade a 1.000 rpm do motor turbo é 9% a 13% maior do que a versão aspirada, dependendo da marcha.

Confira os dados de desempenho do HB20 e HB20S equipados com o novo motor 1.0 Turbo:

 

HB20

HB20S

Etanol

Gasolina Etanol

Gasolina

Velocidade máxima (km/h)

182

178 183 179

Aceleração de 0 a 100 km/h (s)

11,2

12,1 11,2

12,1

Retomadas

De 60 a 100 km/h

9,8

10,7 9,8

10,7

De 80 a 120 km/h 15,0 16,5 15,0

16,5

Sem alterações estéticas, o novo HB20 1.0 Turbo é identificado pelo emblema “Turbo” na tampa do porta-malas.

Consumo de combustível –O HB20 e o HB20S 1.0 Turbo têm nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e possuem também o selo CONPET de eficiência energética. Confira abaixo os dados de consumo do novo motor.

Consumo de combustível do Motor Kappa 1.0 Turbo

  HB20 HB20S
Km/l Cidade Estrada Cidade Estrada
Gasolina 11,6 14,3 11,9 15,2
Etanol 8,2 10,1 8,4 10,5

Conheça os detalhes das versões Comfort Plus e Comfort Style:

  • HB20 1.0 Turbo (hatch)
HB20 1.0 Turbo Comfort Plus HB20 1.0 Turbo Comfort Style
Preço: R$ 47.445,00 Preço: R$ 51.595,00
§  Ar condicionado manual

§  Direção hidráulica

§  Airbag duplo frontal

§  Freios ABS com EBD

§  Fixação ISOFIX

§  Vidros elétricos nas 4 portas com função one-touch (descida) para o motorista

§  Travas elétricas

§  Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção

§  blueAudio® com comandos no volante

§  Painel Supervision Cluster

§  Computador de bordo com 7 funções, incluindo recurso de aviso de manutenção

§  Banco do motorista com regulagem de altura

§  Chave tipo canivete com telecomando

§  Travamento automático das portas (15 km/h)

§  Alarme

§  Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria

§  Calotas aro 15” e pneus 185/60 R15

§  Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros

Pacote Comfort Plus, mais:

§  Volante com regulagem de altura e profundidade

§  Porta-óculos

§  Alças de segurança

§  Rodas de liga leve de 15”

§  4 vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete

§  Lanternas Clear Type

§  Faróis de neblina com projetores

Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00

Sem custo extra para a cor Prata Sand

  • HB20S 1.0 Turbo (sedã)
HB20S 1.0 Turbo Comfort Plus HB20S 1.0 Turbo Comfort Style
Preço: R$ 51.475,00 Preço: R$ 55.225,00
§  Ar condicionado manual

§  Direção hidráulica

§  Airbag duplo frontal

§  Freios ABS com EBD

§  Fixação ISOFIX

§  Vidros elétricos nas 4 portas com função one-touch (descida) para o motorista

§  Travas elétricas

§  Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção

§  blueAudio® com comandos no volante

§  Painel Supervision Cluster

§  Computador de bordo com 7 funções, incluindo recurso de aviso de manutenção

§  Banco do motorista com regulagem de altura

§  Chave tipo canivete com telecomando

§  Travamento automático das portas (15 km/h)

§  Alarme

§  Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria

§  Calotas aro 15” e pneus 185/60 R15

§  Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros

Pacote Comfort Plus, mais:

§  Volante com regulagem de altura e profundidade

§  Porta-óculos

§  Alças de segurança

§  Rodas de liga leve de 15”

§  4 vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete

§  Lanternas Clear Type

§  Faróis de neblina com projetores

   
Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00

Sem custo extra para a cor Prata Sand

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