domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Inventor brasileiro cria motor autocinético que dispensa o uso de fontes tradicionais de energia

Um motor sustentável, que não utilize combustíveis fósseis ou de outra natureza parece um sonho possível apenas nas sagas de ficção científica.

- Publicidade -

[box type=”info” align=”aligncenter” ]O motor autocinético recebe uma carga de partida e a partir daí funciona de forma autônoma.[/box]

O médico cirurgião Demosthenes Cesar Staudinger, 88, filiado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desde menino era fascinado por motores e após mais de 60 anos de pesquisas finalmente conseguiu viabilizar o seu “motor autocinético”, que dispensa quaisquer combustíveis para rodar.

“Ainda criança, observando um pingo d’água, tive a ideia de utilizá-la em uma hélice para movimentar um motor. Mais tarde, lendo os livros de química do meu pai, tentei substituir o combustível utilizado na atualidade, a gasolina, por álcool e depois por éter.

Contudo, vi que o custo seria alto. Passei toda a vida adulta testando vários motores de diversos tipos quando, finalmente, após 66 anos de pesquisa cheguei ao protótipo do meu ‘motor autocinético’”, conta Demosthenes.

- Publicidade -

A partida do motor autocinético é impulsionada por motor auxiliar que pode ser elétrico, de corrente contínua ou alternada. O motor auxiliar, de partida, é de uso contínuo, ou seja, depois de atingida a velocidade calculada, automaticamente é desconectada a energia de partida e ele passa a usar a própria energia gerada.

“Por exemplo, o motor calculado para 100 cv, quando atingir essa velocidade, conecta o próprio gerador do motor. Este motor auxiliar, dependendo da potência que se quer atingir, consome energia que nunca excede os 3 cv. O sistema de rotação independente, ou motor auxiliar, determina e mantém a velocidade do motor principal que, por sua vez, gera a potência de acordo com a necessidade.

Segundo Demosthenes, o motor autocinético foi “projetado para substituir os motores automotivos atuais e vem atender à indústria automobilística, mas também pode vir a substituir todo e qualquer tipo de motor para gerar energia, ou seja, indústrias diversas. Poderá vir a substituir todo sistema de produção de energia tais como hidrelétricas, termoelétricas e nucleares”.

O inventor já registrou a patente do “motor autocinético” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e está em busca de investidores para dar início às fases de produção e comercialização, seja por meio de venda ou licenciamento da patente, ou formação de sociedade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança