sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Conectividade não é mais exclusividade de carros luxo

Itens de conectividade estão presentes em praticamente todas as categorias de veículos à venda na Webmotors. Mas nem sempre foi assim.

- Publicidade -

Há cinco anos, as ofertas com tecnologias como GPS integrado, sensor de estacionamento ou computador de bordo eram restritos aos modelos mais caros.

Atualmente, dados estatísticos do Índice Webmotors apontam que os sistemas de conectividade automotiva deixaram de ser exclusividade dos carros de luxo. De acordo com o estudo, houve aumento de 526% de automóveis à venda equipados com estes itens.

- Publicidade -

A oferta de GPS integrado foi a que mais cresceu no período entre todos os modelos e marcas. De 2011 até maio deste ano, a representatividade do sistema em anúncios aumentou mais de 1800% e, atualmente, está presente em cerca de 10% de todos os veículos divulgados na Webmotors.

Com a popularização, GPS de série já é disponibilizado pelas principais montadoras com opções acessíveis para as categorias de entrada.

Permitindo domínio constante do veículo, o controle automático de velocidade cresceu 154% em número de anúncios.

- Publicidade -

Segurança e comodidade são as principais questões que reforçam a demanda pelo dispositivo, que tem o potencial de evitar acidentes. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 70% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana.

Antes sonho de consumo de brasileiros, o computador de bordo multimídia também está mais acessível. Nos últimos cinco anos, o número de veículos equipados com o sistema aumentou 202% dentre os anúncios do portal. O item conta com funcionalidades importantes, que analisam o desempenho do veículo e proporcionam conforto ao motorista.

“O aumento da oferta e da procura de veículos equipados com sistemas de conectividade mostram uma resposta das montadoras a um consumidor cada vez mais exigente. Nós estamos atentos a este movimento a fim de acompanhar tanto a evolução do mercado quanto o comportamento de nossos clientes. A conectividade não é apenas um diferencial tecnológico, mas também um item de segurança importante”, afirma Rafael Constantinou, gerente de Marketing e Produtos da Webmotors.

Confira abaixo a tabela de evolução dos itens de conectividade:

Opcional Variação entre 2011 e 2016
GPS 1824%
Sensor de Estacionamento 359%
Bluetooth 312%
Usb 304%
Computador de bordo 202%
Controle de Velocidade 154%

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança